Ir ao conteúdo

Capacitor de Monitor LCD

daviddatal

Posts recomendados

Postado

Oi,

Eu abri um monitor LCD de pc e encontrei 3 capacitores estufados, de 680 uF 25 V.

Posso substituí-los por uma capacitor de 1000 uF 25 V?

Oi, tenho um monitor com problemas, o local na placa onde está o CI STU404D está com aparência de queimado.

está aqui uma descrição dele:

http://www.samhop.com.tw/pdf/STU404D.pdf

Minha pergunta é: como posso testá-lo para saber se ele está bom?

Tem que ser no circuito ligado ou desligado? Ou fora do circuito?

Postado

Quando o monitor ainda estava funcionando, ele ligava e apagava, eu tinha que apertar o botão de ligar várias vezes até ele estabilizar.

Depois ele não ligou mais, e o led do botão ligar não acendia.

Troquei os 3 capacitores de 680 uF por 3 de 1000 uF, o led do botão ligar acendeu, mas a tela continua apagada.

Nesse caso onde estaria o problema?

Eu troquei 3 capacitores que estavam estufados, agora o led do botão ligar acende, porém a tela continua apagada. Será que o problema é mesmo nesse CI?

Postado

Tem um CI STU404D que em volta dele está com aparência de queimado na placa. Seria ele o problema? Este CI é um regulador de tensão? De quantos volts? Como posso testá-lo para saber se ele está bom?

Postado
Tem um CI STU404D que em volta dele está com aparência de queimado na placa. Seria ele o problema? Este CI é um regulador de tensão? De quantos volts? Como posso testá-lo para saber se ele está bom?

Não. Este componente não é um CI regulador de tensão. Este componente é um duplo MOSFET. Um de canal N e outro de canal P. Os drenos dos dois são interligados e correspondem a parte metálica grande que também serve de dissipação de calor. São 5 pinos onde um deles não é ligado e é curto. Como são 5 pinos, esse terminal curto serve de referência. A esquerda dele estão o Source e GATE de um dos MOSFETs. A direita desse pino curto estão o outro Source e GATE do outro MOSFET.

Veja a imagem abaixo. Fiz um PrintScreen do datasheet desse componente.

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img839.imageshack.us/img839/863/stu404d.jpg' alt='stu404d.jpg'>

Onde peguei essa informação? A partir do número do modelo que você forneceu: STU404D. Digitei no Google e baixei o pdf do datasheet desse componente.

Agora é com a turma que entende de MOSFET's.

Postado
Não. Este componente não é um CI regulador de tensão. Este componente é um duplo MOSFET. Um de canal N e outro de canal P. Os drenos dos dois são interligados e correspondem a parte metálica grande que também serve de dissipação de calor. São 5 pinos onde um deles não é ligado e é curto. Como são 5 pinos, esse terminal curto serve de referência. A esquerda dele estão o Source e GATE de um dos MOSFETs. A direita desse pino curto estão o outro Source e GATE do outro MOSFET.

Veja a imagem abaixo. Fiz um PrintScreen do datasheet desse componente.

p><p>Agora é com a turma que entende de

Jambão, troquei todos os capacitores da placa do monitor (inclusive os que não aparentavam estar estufados), resultado:

Deu certo!

Com relação ao STU404D, suspeitei que ele estivesse ruim, porque em volta dele estava com aparência de queimado na placa.

Bom, pelo menos nesse momento o monitor está funcionando perfeitamente, se o problema ocorrer de novo, vou trocar os CIs da placa.

Obrigado a todos.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!