Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de transformador com lâmpada


tpeletro

Posts recomendados

  • 2 meses depois...

Então deve ser por isso que no meu teste aqui, ligando a lâmpada em série com os fios externos do primário (220V) a lâmpada não acendeu.

Só funcionou quando liguei usando o fio central e um das pontas do primário.

Deve ser porque nesse caso, e necessário uma lâmpada de potência maior, eu usei uma de 40W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você está testando um transformador com uma lâmpada, ligando-o em série e se acontecer isso de ele não acender a lâmpada, ao testares o primário, pode estar caracterizando duas coisas:

- Por alguma razão não existe continuidade nesse primário, está aberto por exemplo, com defeito;

- Pode ser que a impedância desse primário esteja alta demais para fornecer a corrente necessária para acender a lâmpada em série com ele. Para evitar ter de trocar a lâmpada por uma de menor potência podes dar um curto nos fios do secundário desse transformador e reparar se isso faz com que a lâmpada, que está e série com o primário acenda.. Se isso acontecer haverá continuidade de primário...

Não bote o secundário em curto ao alimentar o transformador com o primário direto na rede elétrica. O teste só serve para quando se testa com lâmpada série...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste só que com uma lâmpada de 15W, o resultado foi positivo, a lâmpada acendeu bem fraquinha nos fios das extremidades do primário. E usando o fio do meio ela acendeu um pouco mais forte, enquanto que direto na rede o brilho foi máximo.

A de 40W não acendeu usando os fios das pontas porque exige uma corrente mínima maior para funcionar.

A potencia da lampada depende da potencia do trafo.

No caso de um trafo de 12V 1A, tem potência de 12W.

Ligado em 220 no primário, a corrente deste será:

P = V x I

12 = 220 x I

I = 54,5 mA

Uma lâmpada de 40W em 220V, terá corrente de 40/220 = 181 mA.

Isso significa que aquele trafo junto com essa Lâmpada não possibilitará que a mesma acenda, pois sua corrente está muito abaixo da necessária para que a lâmpada funcione.

Já a lâmpada de 15W que eu testei, terá corrente de 15/220 = 68,18 mA.

Agora sim, de 54,5 mA para 68,18 mA são 13,68 mA apenas, dessa forma a lâmpada de 15W consegue ainda mostrar algum brilho.

E qual seria a lâmpada que brilhasse no máximo, ligada em série com esse trafo de 12V 1A?

Penso que seria uma lâmpada de 12W, ou seja, da mesma potência do transformador.

Claro que os exemplos mostrados são baseados em um transformador ideal.

Me corrijam se eu estiver errado. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse seu cálculo está errado.. Só poderá ser considerado, em parte, quando o secundário efetivamente tomar energia do primário, ou seja, fornecendo corrente de saída. Por isso de minha sugestão de dares um curto no secundário, momentâneo, fazendo o mesmo fornecer corrente e desse modo testando a continuidade do primário, do secundário usando do acoplamento magnético entre ambos..

O trafo não se queimará pela limitação inerente ao processo. Com a lâmpada em série, tanto maior for a corrente no trafo, mais a lâmpada acenderá e menor será a tensão residual sobre ele, protegendo o mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!