Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Iluminação interna no gabinete!


ufoguitar

Posts recomendados

Olá galera tudo tranquilo ? Estou começando a montar um pc novo pra mim! Este mes se tudo der certo compro o restante das peças! Mes passado comprei o gabinete que é o Cougar Challenger:

challenger-01b.jpg

challenger-07b.jpg

Minha ideia é a seguinte:

Gostaria de fazer uma iluminação interna com 2 cores, azul e vermelho! Porém tenho uma dúvida que vocês podem me ajudar com a experiência de vocês!

Pensei em colocar uma fita de led vermelho por baixo da placa mãe de forma que o vermelho "vazasse" por debaixo da placa mãe, e a iluminação depois da placa mãe em azul semelhante a que um amigo aqui do forum montou para o case dele:

P1011010_zps05bf6a3c.jpg

Outra duvida é, como ligo essas fitas de led, uso o conector molex ? onde compro fitas com 30cm 45cm ? algo que vocês podem indicar ? qualquer ajuda opnião é bem vinda!

Lembrando que os fans serão 2 frontais de 12cm, um superior de 20cm, 1 traseiro de 12cm, um lateral de 12cm e um inferior de 14 ou 12cm, os fans frontais superior e lateral terão leds vermelhos tambem!

Aguardo a ajuda de vocês, muito obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fitas de led você vai encontrar em lojas de produtos eletrônicos. Outro dia paguei vintão em 1 metro.

Essas fitas geralmete funcionam com 12 V. Aqui eu soldei um fio em cada terminal da fita, aí é só ligar o negativo no fio preto da fonte, e o positivo no amarelo.

Imagem

Nessa fita os terminais estão sinalizados, mas nem sempre o estarão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por todas as respostas de vocês, acho que a que o hunter me mostrou se enquadra mais no que eu to precisando!

Só resta uma duvida agora, se puderem quero saber a opnião de vocês e também se vocês acham que é possivel colocar uma dessas fitas por baixo da placa mãe na cor vermelha, de modo com que vazasse o vermellho por baixo da placa e depois uma azul pra iluminar o interior todo, e ae ? é possivel esse lance da placa mãe ? corre o risco de esquentar algo com esses Leds ? acham que ficaria legal! mais uma vez agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso falar como isso acontece (sou o dono do predator, rsrs)! Bem vou falar direto:

Ligação da fita led: a fita tem dois polozinho dourados, pequenos a cada 10 cm, neles, você pode cortar a fita (você pode pegar por exemplo uma fita de 1 metro, como eu fiz, e partir ela no tamanho que deseja, no meu caso foi duas de 45cm e uma de 10cm. Bem, depois de cortar, irás soldar (terás de ter um ferro de solda e solda para soldar, e fios, no caso dois, para solda-los nele). Técnicas de solda se você procurar, acha facilmente, mas só vai melhorando com a prática, como qualquer outra coisa. Bem, depois de soldar os fios nos polos da fita, terá que ligar os fios na fonte (que é 12v), é fácil, basta pegar um cabo molex e enfiar os fios nos dois das pontas, o amarelo e o preto, amarelo positivo. Você, claro, poderá melhorar colocando um conector, etc, mas isso não vem ao caso.

Fita led abaixo da placa mãe: Sim, pelo menos a minha dá tranquilamente, agora, por mais bonito e original que seja, acho que seria um desperdício colocar por volta de uns 50cm (no mínimo para ter uma boa luminosidade) de fita led para ter só um feixe de luz. Mas cada projeto tem o seu "tham", então posso dizer que é legal, se tiver disposto a pagar por isso, lhe afirmo que no meu deu, fica em média uma a dois milímetros de folga (pouco mas dá). Mas como qualquer casemod que mexa com hardware bruto, é perigoso, por exemplo, a solda ficar ruim e encostar na placa mãe, dando assim um curto e perdendo a placa mãe ou outras coisas. Poderá também esquentar muito o led (difícil mas acontece).

Fita led no case: Não tenho o que dizer, achei os leds muito superiores ao cathode, o azul é mais vivo (é diferente ao da foto, não sei o pc a mudança mas é mais azul, mais fechado), esquenta menos e tem uma durabilidade muito superior! Fora também consumo e praticidade na colocação.

Ficar legal: Amigo, essa é minah humilde opinião, mas eu acho que se você tem uma ideia, não se deixe influenciar pelos outros, se quer, faça, porque talvez os "outros" achem até mais legal! Eu gostei bastante da ideia, acho que é interessante porém acho eu também que você tem que pesquisar sobre solda, corte, pintura, pois acho que teria ideia grandes com esse case(que tem uma margem de casemod muito bom).

Bem, foi grande mas acho que esclareceu bastante. Já viu mas não sei se acompanha, está ai meu tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/aerocool-x-predator/1104033?p=5840892#post5840892

Qualquer dúvida, contato, email, facebook é só mandar uma mp (mensagem privada) para mim que eu terei o prazer em lhe dar algumas ideias ou dicas para você crescer no casemod! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso falar como isso acontece (sou o dono do predator, rsrs)! Bem vou falar direto:

Ligação da fita led: a fita tem dois polozinho dourados, pequenos a cada 10 cm, neles, você pode cortar a fita (você pode pegar por exemplo uma fita de 1 metro, como eu fiz, e partir ela no tamanho que deseja, no meu caso foi duas de 45cm e uma de 10cm. Bem, depois de cortar, irás soldar (terás de ter um ferro de solda e solda para soldar, e fios, no caso dois, para solda-los nele). Técnicas de solda se você procurar, acha facilmente, mas só vai melhorando com a prática, como qualquer outra coisa. Bem, depois de soldar os fios nos polos da fita, terá que ligar os fios na fonte (que é 12v), é fácil, basta pegar um cabo molex e enfiar os fios nos dois das pontas, o amarelo e o preto, amarelo positivo. Você, claro, poderá melhorar colocando um conector, etc, mas isso não vem ao caso.

Fita led abaixo da placa mãe: Sim, pelo menos a minha dá tranquilamente, agora, por mais bonito e original que seja, acho que seria um desperdício colocar por volta de uns 50cm (no mínimo para ter uma boa luminosidade) de fita led para ter só um feixe de luz. Mas cada projeto tem o seu "tham", então posso dizer que é legal, se tiver disposto a pagar por isso, lhe afirmo que no meu deu, fica em média uma a dois milímetros de folga (pouco mas dá). Mas como qualquer casemod que mexa com hardware bruto, é perigoso, por exemplo, a solda ficar ruim e encostar na placa mãe, dando assim um curto e perdendo a placa mãe ou outras coisas. Poderá também esquentar muito o led (difícil mas acontece).

Fita led no case: Não tenho o que dizer, achei os leds muito superiores ao cathode, o azul é mais vivo (é diferente ao da foto, não sei o pc a mudança mas é mais azul, mais fechado), esquenta menos e tem uma durabilidade muito superior! Fora também consumo e praticidade na colocação.

Ficar legal: Amigo, essa é minah humilde opinião, mas eu acho que se você tem uma ideia, não se deixe influenciar pelos outros, se quer, faça, porque talvez os "outros" achem até mais legal! Eu gostei bastante da ideia, acho que é interessante porém acho eu também que você tem que pesquisar sobre solda, corte, pintura, pois acho que teria ideia grandes com esse case(que tem uma margem de casemod muito bom).

Bem, foi grande mas acho que esclareceu bastante. Já viu mas não sei se acompanha, está ai meu tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/aerocool-x-predator/1104033?p=5840892#post5840892

Qualquer dúvida, contato, email, facebook é só mandar uma mp (mensagem privada) para mim que eu terei o prazer em lhe dar algumas ideias ou dicas para você crescer no casemod! :D

Po cara muito obrigado! Bom eu acho que vou tentar aqui, assim que montar meu pc e sobrar uma graninha eu vou testar e se ficar legal eu vou postar as fotos ai pra vocês!

Sobre colocar a ponta dos cabos no molex acho que eu nao iria fazer gambiarra nao, prefiro usar conector, eu tenho uma fonte com defeito que posso usar o conector dai só ligar os fios, (creio eu) sobre a solda to ligado como soldar sim, meu pai também pode me dar um auxilio!

Mas creio que é isso obrigado pela ajuda, eu tambem achei a fita com um bilho mais vivo que o cold cathode, porém surgem algumas duvidas, será que a fita não aumenta a temperatura interna do gabinete ? não esquenta algum componente interno perto dela ? No mais é isso.

pra finalizar, obrigado por se disponibilizar a tirar minhas duvidas de todos os meios, sobre o seu topico estou acompanhando e está ficando ****! queria entender de eletronica mais pra absorver algumas idéias que você teve!

E sobre o fato do meu gabinete ter uma margem legal para casemod, caso você tenha idéias sobre o que fazer nele, pode dar, estou aberto a idéias simples que eu possa aplicar! Ja pensei em colocar aqueles adesivas de envelopamento! tenho só que tomar cuidado pra não ficar muito carnavalesco aushauhs!

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po cara muito obrigado! Bom eu acho que vou tentar aqui, assim que montar meu pc e sobrar uma graninha eu vou testar e se ficar legal eu vou postar as fotos ai pra vocês!

Sobre colocar a ponta dos cabos no molex acho que eu nao iria fazer gambiarra nao, prefiro usar conector, eu tenho uma fonte com defeito que posso usar o conector dai só ligar os fios, (creio eu) sobre a solda to ligado como soldar sim, meu pai também pode me dar um auxilio!

Mas creio que é isso obrigado pela ajuda, eu tambem achei a fita com um bilho mais vivo que o cold cathode, porém surgem algumas duvidas, será que a fita não aumenta a temperatura interna do gabinete ? não esquenta algum componente interno perto dela ? No mais é isso.

pra finalizar, obrigado por se disponibilizar a tirar minhas duvidas de todos os meios, sobre o seu topico estou acompanhando e está ficando ****! queria entender de eletronica mais pra absorver algumas idéias que você teve!

E sobre o fato do meu gabinete ter uma margem legal para casemod, caso você tenha idéias sobre o que fazer nele, pode dar, estou aberto a idéias simples que eu possa aplicar! Ja pensei em colocar aqueles adesivas de envelopamento! tenho só que tomar cuidado pra não ficar muito carnavalesco aushauhs!

Muito obrigado!

Bem, obrigado, eu digo que o led consome menos e é bem mais frio que o cathode! Eu tenho um uv da akasa, não esquenta muito mas em relação ao led, é bem mais! Sobre os possíveis "curtos" se encostar na fita led, é possível sim, mas se você comprar da fita que é revestida de silicone, é muito difícil acontecer um curto, só se a peça estiver fazendo pressão na fita e tiver quente (ao ponto de queimar o revestimento) ou tiver a lateral muito cortante, digo que ambos sejam bastante improváveis!

É sempre muito importante não deixar coisa demais, casemod vai chegar em um ponto em que vai de bonito para avacalhado! Já aconteceu comigo! Rsrs!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, olha muito obrigado por todas as respostas! Estou satisfeito e com informação suficiente para implementar a iluminação do meu gabinete, caso os admins queiram podem fechar o topico, caso contrario estou aberto a sugestões do que fazer neste gabinete ou para mais opiniões, toda ajuda é bem vinda, obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!