Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem discar ou roteador discar numa conexão ADLS velox? O que seria melhor?


OpaioX

Posts recomendados

  • Membro VIP

Essa dúvida já apareceu por aqui antes; a boa prática adotada pelos profissionais é a de deixar o modem em modo "bridge" e configurar o que for preciso no roteador, inclusive a autenticação PPPoE com o provedor de acesso. Ao modem fica a função que ele melhor sabe desempenhar: modular e demodular o sinal de internet.

Esta boa prática reflete em termos de desempenho e estabilidade, na maioria dos casos também na segurança (não necessariamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, agora o que é preciso fazer para meu router discar? Na verdade, a configuração no router Intelbras WRN 240 eu acho que sei fazer (em WAN colocar conexão PPPoE + senha e nome de user etc.) eu não sei é desfazer as configurações no modem/roteador da OI Technicolor TD5130 para que ele fique apenas como modem.

Eu tentei, mas no máximo até agora que consegui foi desabilitar o Wireless , após coloca-lo no modo Bridge Mode (RFC-1483 Bridged). Assim, o modem ainda está como roteador, pois se eu conecto outros cabos de redes na suas saídas, todos os computadores utilizam a internet ao mesmo tempo. E o sinal wireless, eu já conseguo enviar pelo Intelbras, para isso, o coloquei como AP Router e em WAN IP dinâmico.

Na prática, aqui internet está funcioando normal tanto por cabo quanto por wireless, mas dessa forma:

  • TD5130 consegue entregar internet via cabo de rede tanto para computadores quanto para o roteador Intelbras.

  • Intelbras também manda sinal por cabo + wireless.

Tecnicamente há algum problema nisso? Apesar do modem da OI enviar sinal WI-FI, eu prefiro o roteador Intelbras, pois o sinal da OI tá muito fraco, caindo sempre e deixando velocidade muito limitada quando o note ou outro aparelho não se econtra no mesmo cômodo do modem. E também por ser muito suspeita a OI com está tal de WIFI FON que nos permeti retirar este trojan da nossa rede interna (desabilitar facilmente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como você mesmo disse, se passou para o modo bridge então no modo bridge ele esta. Ocorre que com a Oi -- diferente da Telefônica por exemplo -- você consegue conectar múltiplos hosts autenticando PPPoE simultaneamente (conexões simultâneas).

Entretanto como você confirma que o roteador após o modem esta conectando a internet no modo "IP Dinâmico" então a autenticação PPPoE esta ocorrendo no Technicolor ainda. Veja no setup de configuração em WAN provavelmente se aparece a conexão/pseudo-interface PPPoE e delete-a.

Poste para nós um print de tela desta parte do setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, quem disca ainda é o modem. Seria esta imagem que você queria?

ppomodem.jpg

Estive pensando, será que bastar tira ro nome de usuario e senha do modem, e fazer isto no roteador que funciona? Mas isto seria em qual modo de operação?

Editei: vendo com calma eu não coloquei o modem no modo bridge. Desculpa, erro meu. Se eu tivesse feito, a opção de discar teria sumido, a partir daí, sendo o responsável o roteador para fazer tal operação?

Eu não sei o que eu fiz, pois jurava que tinha feito tal alteração, bom agora fiquei confuso, me espera até sábado para testar com calma isso aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!