Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDS, pequenas quedas e impactos,tem proteção?


infoman87

Posts recomendados

Ele não bateu de quina mas sim com a placa logica virada para baixo

o suporte seagate disse q o meu HD e os HDs feitos de 15 anos atras até hj tem o park e autopark só não tem uma rampa q vejo em alguns hds e mantem as agulhas fora dos discos

só quero saber se estando em park e autopark protege os discos de serem tocados pelas agulhas ou mesmo assim pode ocorrer o toque, existe uns hds momentus seagate e eles tem um sensor q recolhe as cabeças automaticamente antes do impacto e na hora da queda e protege os discos mas os HDs de Desktop não tem esse sensor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém respondeu essas minha dúvidas, as cabeças estando nessa area de parking evita q as cabeças danifiquem os discos em caso de quedas e impactos pequenos ou mesmo assim pode dar problema? meu HD sendo novo e estando no saco antiestatico ele está em parking ou só entra na primeira vez q liga-lo?

me expliquem melhor sobre parking por favor só sei q o meu modelo não tem a ramp park (uma rampa q dá mais segurança pois coloca as cabeças fora dos discos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente, durante o funcionamento normal do HD, com os discos girando a alta velocidade, forma-se um bolsão de ar entre o disco e a cabeça de leitura, essa camada de ar mantem a cabeça "voando" sobre o disco.

O Parking automatico existe em todos os HDs, basicamente é um mecanismo magnetico/mecanico que puxa rapidamente as cabeças de leitura para uma região segura - ou para uma Park Ramp - evitando que ela colida contra o disco em caso de desligamento não planejado... um HD Parado/Desligado tem uma resistencia maior a impactos, em parte devido a tal mecanismo. ele foi criado para minimizar o risco de danos aos DADOS, ja que mantem as cabeças em uma região "segura" do disco (Parking Zone), mas nenhum eletrônico foi projetado para quedas...

Quanto a preocupação sobre a cabeça de leitura bater no disco, ela esta a algumas dezenas de micrometros do HD, logo acho pouco provavel que ela se danifique em bater contra um disco parado... mesmo com o disco girando, quantas pessoas ja não "bateram " um note na mesa, ou ate chutaram acidentalmente - ou não - um gabinete e o maximo que tiveram, foi um ou mais Badblocks - setores danificados...

voce disse que o HD caiu com a placa logica virada para baixo... Eu me preocuparia mais com a integridade da placa logica, os conectores Sata, por exemplo, quebram com certa facilidade, alem do risco de rachaduras na placa, que levou uma "marretada" do HD... veja a placa minunciosamente, procurando por danos, caso não ache nada, ligue o HD no PC de um conhecido e teste-o, só asim para garantir que NO SEU CASO, não ocorreu nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo infoman87,

Recebestes várias postagens dizendo a voce o que provavelmente aconteceu e como funciona basicamente o HD. Porém, não queres aceitar o fato de que somente testando o HD saberá se sofreu um dano ou não. Eu acredito que não. Todo HD tem o braço preso quando desligado. É o seu caso, não importa o modo construtivo do sistema de estacionamento. Somente o fabricante poderia lhe dizer como é feito esse sistema no seu HD. Realmente não acredito que haja mais alguma informação relevante nesse caso. Por favor, para dirimir sua dúvida e a nossa: TESTE seu HD. Não há outra forma saber, nem mesmo com um raio-X. Quanto aqueles dados técnicos sobre a força G, não há nada de relevante e util para descobrir como ficou por o HD por dentro. Apenas teste-o. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa se encomodei não era minha intenção

só quero ter opiniões de quem entende do assunto e algum motivo para eu não pensar q danifiquei o disco rigido a toa pois como já disse não tenho como testa-lo

não entendi o q você quis dizer sobre braço preso e se isso ajuda a evitar o contato das cabeças com a area de dados e sensivel dos discos (pratos) só quero saber se em parking a cabeça pode encostar nos discos q não danifica pois é isso q acontece quando ocorre um impacto as cabeças se chocam com os discos e creio q o parking do meu modelo de HD é no centro dos discos

mas uma vez obrigado pela ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se as cabeças parkeadas ficam travadas impede que elas movimente para os lados mas o choque não movimenta elas para o lado e sim para baixo tocando alguma superficie por isso queria saber se a superficie dessa area de parking pode receber o toque das cabeças ou vai danificar tirando o material magnetico dos discos?

existem hds q tem uma especie de rampa fora dos discos para estacionar as cabeças mas entrei em contato com a seagate e eles disseram q o meu modelo seagate barracuda st3750525AS não tem essa rampa, se tivesse me preocuparia menos e também não colocaram no meu HD a tecnologia G-Force Protection q tem um sensor q avisa na hora da queda para as cabeças irem para um local seguro

agradeço mais uma vez pela ajuda de todos

Só para reforçar o que já foi dito antes, mas que mesmo assim você parece não levar em consideração, de nada adiantaria, no seu caso, o HD ter ou não essa tecnologia de detecção de queda, pois a mesma só funciona com o dispositivo LIGADO, é uma tecnologia feita para, e aplicada em notebooks justamente porque esses são muito mais suscetíveis a quedas/movimentos bruscos enquanto ligados, o que pode ser prejudicial ao HD.

no mais, sua dúvida a respeito da saúde desse HD só poderá ser sanada testando o mesmo. Infelizmente não há como afirmar de forma concreta, baseado no seu relato, se o disco foi ou não danificado.

de forma resumida, como dito antes, discos rígidos são equipamentos mecânicos frágeis mesmo nos dias de hoje e não suportam muitos choques, porém existem atenuantes a essa fragilidade que foram agregados ao longo do tempo, como citado, o que os fazem suportar melhor pequenos impactos e acelerações especialmente quando desligados, o que parece ser seu caso.

com relação ao braço preso citado pelo colega, seria a posição de "park" do HD quando desligado, o HD recolhe as cabeças de leitura e as deixa estacionadas, "presas", em uma posição segura e que duvido muito seja no centro do disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por tudo o q li o unico atenuante a quedas e choques nos HDs é a função park e auto park

Um atendente da seagate disse q o meu modelo seagate barracuda st3750525AS faz o park no centro do disco como nessa imagem: http://www.builttoordercomputers.com/wp-content/uploads/2011/04/Hard-Disk-Drive-1.jpg, não vejo outro lugar para o park pois o atendente disse também q o meu modelo não tem a rampa de estacionamento infelizmente pois acho a forma mais segura porque alem das cabeças os braços também ficam fora dos discos

quantos tipos de park existem?

obrigado a todos pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No final, se derrubou o HD ou deu uma pequena pancada e este está funcionando perfeito, então não afetou nada pela sorte.

Seja qual for o HD o correto é evitar pancadas, pode descalibrar o braço leitor ou danificar, no caso já era.

OBS: Se as dúvidas foram esclarecidas, pode fechar o tópico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

______________________________________

As dúvidas sendo respondidas, avise no tópico ou

click em Denunciar e avise: Resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!