Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDS, pequenas quedas e impactos,tem proteção?


infoman87

Posts recomendados

Gostaria da ajuda de alguem que entenda a fundo sobre HDs, Os HDS modernos como o meu seagate barracuda ST3750525AS (750GB) tem alguma proteção ou algo que evite danos no HD e nos pratos (discos) em caso de pequenos impactos e pequenas quedas de poucos centimetros?

o meu HD seagate barracuda ST3750525AS (750GB) sofreu uma pequena queda na mesa de poucos centimetros e ele ainda estava no saco antiestatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo HD tem uma area chamada "Parking Area" - area de estacionamento, em tradução literal, basicamente é uma area no disco onde ele "estaciona" as cabeças de leitura/escrita enquanto o mesmo esta desligado, a ou não esta sendo usado; essa area fica no inicio ou na borda do disco. logo ele pode sobreviver a pequenas quedas sem danos... o mesmo não se aplica caso ele esteja ligado, ja que as cabeças estarão "voando" a poucos milimetros do disco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já conhecia sobre parking area mas contactei a seagate perguntando se o modelo seagate barracuda ST3750525AS (750GB) tinha alguma proteção ou algo que evitasse qualquer problema no HD em caso de queda com ele desligado e evitasse q as cabeças encostassem nos discos em quedas pequenas de 3 ou 4 centimetros em mesas como aconteceu comigo e eles disseram q não tinha nada q protegesse e qualquer queda menor q seja poderia danificar o HD, ai eu fiquei com medo e decidi perguntar a alguem q entendesse de projetos dos HDs e como esse é um dos melhores foruns postei aqui

mas e ai? no meu caso o HD estava ainda no saco antiestatico e caiu a pouca altura, essa parking area salvou meu HD ou não? não tenho como testa-lo agora pois ainda estou comprando peças para o PC

no meu HD também tem escrito Shock in excess 300 Gs mas não sei o q quer dizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, atente para o que postou:

contactei a seagate perguntando se o modelo seagate barracuda ST3750525AS (750GB) tinha alguma proteção ou algo que evitasse qualquer problema no HD em caso de queda com ele desligado e evitasse q as cabeças encostassem nos discos em quedas pequenas de 3 ou 4 centimetros em mesas como aconteceu comigo e eles disseram q não tinha nada q protegesse e qualquer queda menor q seja poderia danificar o HD, ai eu fiquei com medo e decidi perguntar a alguem q entendesse de projetos dos HDs e como esse é um dos melhores foruns postei aqui

Quem entende mais de HD? Quem os fabrica ou alguém de algum fórum qualquer?

Se o fabricante diz que não tem proteção, em quem vais acreditar? Mas já que insististes, lhe afirmo com segurança. É pura sorte. Dependendo da queda, perdeu. Não existe proteção contra queda ou batidas. Ao longo da vida útil de um notebook por exemplo, ao abrir a tampa e não segurar a parte debaixo, que em geral sobe junto com a tampa e depois bate de volta, isso causa bad clusters com o tempo. Quanto mais deixar cair. Se não houve danos, fostes premiado com a sorte ou a batida não foi grande coisa. Para saber, só testando. Não existe milagre nesse ramo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu não entendo é o seguinte, a seagate tem uma tecnologia usada nos HDs momentus de notebook e se chama G-Force Protection "Quando a tecnologia G-Force Protection detecta que seu disco rígido caiu, instantaneamente oscila as cabeças da unidade para uma zona segura, longe do disco de armazenamento. Assim, seus dados cruciais ficam seguros e recuperáveis no momento do impacto, mesmo que o laptop não sobreviva."

Mas porque eles não colocaram essa tecnologia nos HDS de Desktop como o meu seagate barracuda ST3750525AS (750GB)? assim protegeria meu HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um PC não é portátil e a tecnologia só funciona se o equipamento estiver ligado. Pelo que entendi, estavas desembalando ou manuseando ainda na embalagem original. Nesse caso, como a tecnologia poderia detectar o movimento se não estava ligada? Entendes porque não podes cobrar do fabricante a segurança que eles oferecem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a tecnologia G-Force Protection da Seagate só funciona se o equipamento estiver ligado é porque ele desligado está seguro na mesma zona segura q a tecnologia iria colocar as cabeças e o braço?

alguem sabe explicar o q significa Shock in excess 300 Gs? na label do meu HD tem isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a tecnologia G-Force Protection da Seagate só funciona se o equipamento estiver ligado é porque ele desligado está seguro na mesma zona segura q a tecnologia iria colocar as cabeças e o braço?

Em termos: É algo semelhante aos antigos toca-discos, em que se apoiava o braço num suporte e tinha uma trava em alguns modelos que evitavam a queda durante o transporte. Não sei como o braço fica preso no HD, mas se batida for forte, pode sim trazer danos, em alguns casos, irreversíveis.

alguem sabe explicar o q significa Shock in excess 300 Gs? na label do meu HD tem isso

Significa que suporta a pressão de 300 G (força de atração da gravidade) em relação ao giro ou a velocidade da queda do equipamento. É um valor alto. Se voce assiste fórmula 1, em alguns momentos, mostram a força G exercida na cabeça do piloto. É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda de todos, pelo q entendi parece mesmo q o HD não tem nenhuma proteção contra pequenas quedas e mesmo desligado devo ter danificado o meu nem parking area deve salvar, é uma pena pois os HDs ja existem a muitos anos e ainda não tem essa proteção

Mas sabendo dessa informação dos 300 Gs não dá para calcular até que altura da queda em uma mesa o HD resiste sem danos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F = G*M*m/d²

onde F é a força de atração gravitacional (em Newtons), G é a constante de gravitação universal (G=6,672 59 x 10^-11 N.m².kg^-²), M e m são as massas dos corpos em questão (kg) e d é a distância entre eles (metros).

Para encontrar a aceleração da "gravidade" basta não incluir no cálculo a massa do corpo de prova, utilizando somente a do objeto desejado.

http://www.tutomania.com.br/artigo/peso-massa-e-gravidade-como-calcular-essas-grandezas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois dessa teoria toda o que eu tenho a dizer é que na minha opinião não aconteceu nada.

A cabeça estava "parkeada"( parada em sua posição de segurança, pois estava desligada).

O impacto foi abaixo da especificação, pois foi de 0,622Kgx9.8m/s2xaltura da queda, de alguns centímetros como afirmado. Então a menos de um azar enorme ( dependendo do ângulo da queda pode haver concentração da onda de choque, nas arestas por exemplo) o HD vai funcionar normalmente. Se quiser aliviar sua "neura", instale-o em algum PC para testar, se for reconhecido pela BIOS, beleza, nada a se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quando a cabeça está parkeada, ela está encostada no disco ou ainda esta suspensa? pois se for assim o impacto q causa o contato das cabeças com os pratos não danificou por estar parkeada

eu ainda não entendi essa conta dos 300 Gs com o peso do HD em 0,622Kg e a queda foi sobre uma bancada de madeira eu queria saber quantos centimetros é 300 Gs

a pequena queda foi com a parte da placa logica virada para baixo mas foi tão curta q não me preocupei com a placa e sim com os discos e agulha

se eu tivesse como testar não estaria incomodando vocês aqui no forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, não tem como saber sem testar. Esqueça essa conta da gravidade sobre o peso do equipamento. Isso é teoria. Um professor de matemática pode ajudar a calcular corretamente, mas de nada adianta isso. Outra coisa, o leitor nunca encosta no disco. Agulha é um termo errado de se dizer. É bem provavel que nada aconteceu. Certeza mesmo, só ligando. Use o computador ao qual estás aqui postando. Não há como garantir com base nesse 300 G dito pelo fabricante. É um teste de laboratório com poucas chances de se reproduzir na vida real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não entendi essa conta dos 300 Gs

sobre a parking zone ela realmente dá uma proteção aos discos em pequenos impactos? uma coisa eu sei, o meu modelo não tem o parking rampa (foi isso q o fabricante disse), uma rampa q estaciona as agulhas ao lado dos discos

não tenho como testar o hd novo pois meu pc placa-mãe e etc são muito antigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cabeça "parkeada" leva a uma posição "travada", condição normal para transporte, como um colega mais acima comparou com as antigas cabeças de toca-discos. A cabeça de leitura nunca chega a tocar a superfície dos pratos.

Construtivamente o HD é uma pilha de "pratos", como o seu é grande, tem vários pratos empilhados e a cabeça na verdade são várias, acompanhando a geometria.

O HD não é tão sensível assim, quem tem Laptop sabe que pode movimentar o equipamento sem se preocupar com que a cabeça vai aterrizar sobre os pratos, até meu desktop volta e meia leva alguns chutes( fica embaixo de minha escrivaninha) .

O único senão seria o choque com uma superfície muito dura como granito ou metal, pelas características mecanicas ( menos elasticidade e capacidade de absorver a energia do choque, ha, ha, mais detalhes técnicos). Como voce descreveu que o choque foi com madeira e uma queda pequena eu aposto na sobrevivencia de seu HD.

PS:os 300G são balela, nem se preocupe, pesquisei os artigos em inglês e todos dizem a mesma coisa, são quedas muito grandes, mas garantem apenas a carcaça que é o que menos importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cabeça "parkeada" leva a uma posição "travada", condição normal para transporte, como um colega mais acima comparou com as antigas cabeças de toca-discos. A cabeça de leitura nunca chega a tocar a superfície dos pratos.

Construtivamente o HD é uma pilha de "pratos", como o seu é grande, tem vários pratos empilhados e a cabeça na verdade são várias, acompanhando a geometria.

O HD não é tão sensível assim, quem tem Laptop sabe que pode movimentar o equipamento sem se preocupar com que a cabeça vai aterrizar sobre os pratos, até meu desktop volta e meia leva alguns chutes( fica embaixo de minha escrivaninha) .

O único senão seria o choque com uma superfície muito dura como granito ou metal, pelas características mecanicas ( menos elasticidade e capacidade de absorver a energia do choque, ha, ha, mais detalhes técnicos). Como voce descreveu que o choque foi com madeira e uma queda pequena eu aposto na sobrevivencia de seu HD.

PS:os 300G são balela, nem se preocupe, pesquisei os artigos em inglês e todos dizem a mesma coisa, são quedas muito grandes, mas garantem apenas a carcaça que é o que menos importa.

Se as cabeças parkeadas ficam travadas impede que elas movimente para os lados mas o choque não movimenta elas para o lado e sim para baixo tocando alguma superficie por isso queria saber se a superficie dessa area de parking pode receber o toque das cabeças ou vai danificar tirando o material magnetico dos discos?

existem hds q tem uma especie de rampa fora dos discos para estacionar as cabeças mas entrei em contato com a seagate e eles disseram q o meu modelo seagate barracuda st3750525AS não tem essa rampa, se tivesse me preocuparia menos e também não colocaram no meu HD a tecnologia G-Force Protection q tem um sensor q avisa na hora da queda para as cabeças irem para um local seguro

agradeço mais uma vez pela ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O parking é automático quando o PC é desligado. O autoparking ( estou chutando ) deve ser o stand-by do HD e que funciona enquanto o PC está ligado, até porque depois de algum tempo inativo o HD deve diminuir a rotação para diminuir o consumo de energia. Mas voce não consegue nenhum desktop emprestado para ligar o HD e tirar sua dúvida ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o parking salva o HD em caso de impactos e quedas ou ele só serve para quedas de energia? o parking evita q as cabeças encostem nos discos?

o meu seagate barracuda ST3750525AS não tem esse sensor e também não tem uma rampa de estacionamento como tem uns hds

o meu seagate barracuda ST3750525AS ainda é novo e está no saco antiestatico, deixei ele cair a altura de alguns centimetros mas não tenho como testar agora para ver se esta funcionando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei que voce está nessa ansiedade de ver se o HD funciona ainda ou não.

Como já disse, é muito provável que nada aconteceu, a menos que essa pequena queda tenha sido de quina ( bateu um dos cantos do HD), isso porque se acontecesse isso haveria uma concentração da força peso e isso provocaria mais vibrações internas.

voce disse que o suporte do fabricante disse que seu HD não tinha o dispositivo de parking ?

Falaram isso para não dar margem a especulações sobre um possível ressarcimento ou troca. Aguarde ou teste de alguma forma, é o que pode ser feito no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não bateu de quina mas sim com a placa logica virada para baixo

o suporte seagate disse q o meu HD e os HDs feitos de 15 anos atras até hj tem o park e autopark só não tem uma rampa q vejo em alguns hds e mantem as agulhas fora dos discos

só quero saber se estando em park e autopark protege os discos de serem tocados pelas agulhas ou mesmo assim pode ocorrer o toque, existe uns hds momentus seagate e eles tem um sensor q recolhe as cabeças automaticamente antes do impacto e na hora da queda e protege os discos mas os HDs de Desktop não tem esse sensor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!