Ir ao conteúdo

Desligando e Ligando

xcoringa

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal do Clube do Hardware.

Se postei isso no lugar errado, me desculpa. Mas não achei nenhuma categoria relacionado a erros de inicialização.

Bom, eis o meu problema.

O pc da minha namorada, ta acontecendo o seguinte:

Tipo assim, ela aperta pra ligar, todos os coolers começam a girar, depois todos param de girar e desliga (isso numa fração de 1 a 2 segundos). 2 segundos depois ele liga de novo e fica nesse ciclo vicioso .

A bios nem da tempo de postar.

Depois de uns 30 minutos assim nesse ciclo ele liga e consigo mexer o dia todo.

Fiz o teste com o Memtest, nenhum erro.

Testei outras memórias, continua desligando.

Testei a fonte com jumper no verde e no preto e em outro computador, ta normal.

Testei a placa de vídeo, ta normal.

Testei o processador no prime95 por 4 horas, ta normal, temperatura normal.

HD's estão normais, tentei ligar sem os HD's e nem deu o erro na bios para inserir HD com s.o, e continua desligando e ligando

Lembrando que não tenho acesso direto a máquina, moramos em cidades diferentes, só posso dizer o que fazer pelo telefone.

Alguma sugestão do que pode ser?

Eu to achando que pode ser bios corrompida ou algo relacionado a bios.

Postado

Fala Coringa!

Eu to achando que pode ser bios corrompida ou algo relacionado a bios

Pode ser indício disto mesmo, Coringa. Entretanto, também é sintoma de algum capacitador eletrolítico estufado da placamãe. Como você não tem acesso à placa devido a distância, peça à sua namorada, ou para a pessoa que está realizando os testes no PC observar se há algum capacitor estufado desta forma:

images?q=tbn:ANd9GcT3y0RpdsRANgH3vfBqNFpf5yiShU_504Jgxu6TCn7Q8H4DOj44Fw

dsl-500b_fonte_capacitores_det2_75.jpg

images?q=tbn:ANd9GcSOcs25Hz3pzFD727-b6PBQ5bvd4DpNl_4qKSY-lv9GvU4ry1SI6g

Caso a inspeção na placa acusar algum capacitor estufado, dá pra substituí-la por outra de mesmo valor, bastando ter alguma intimidade com um ferro de solda.

Abraço!

Postado

Nenhum capacitor estufado. Pedi pra ela dar uma olhada, mandei as fotos pra ela analisar se está estufado ou com vazamento. Ela tirou varias fotos em alta definição pra mim ver também. Esta tudo ok.

Acho que só nos resta a bios corrompida, como é uma h55m-le 1156 , acredito que seja melhor trocar a Mobo e sucessivamente o cpu também ja que é difícil achar mobo 1156 nos dias de hoje...

Bom se souber de mais algo que posso testar, por favor digam ai :/

• Membro VIP
Postado
Nenhum capacitor estufado. Pedi pra ela dar uma olhada, mandei as fotos pra ela analisar se está estufado ou com vazamento. Ela tirou varias fotos em alta definição pra mim ver também. Esta tudo ok.

Acho que só nos resta a bios corrompida, como é uma h55m-le 1156 , acredito que seja melhor trocar a Mobo e sucessivamente o cpu também ja que é difícil achar mobo 1156 nos dias de hoje...

Bom se souber de mais algo que posso testar, por favor digam ai :/

xcoringa

Nem é tão difícil assim:

http://www.boadica.com.br/pesquisa/cpu_plmae/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=26&XG=11

http://lista.mercadolivre.com.br/Placa-m%C3%A3e-1156

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

é, mas olhe os preços.

se for assim vira mais pegar um cpu + mobo 1155 ou am3

Enfim, depois de 3 horas o pc dela ligou, entrei no team viewer dela e abri o core temp.

Sem fazer NADA, as temperaturas estavam a 60ºC

Ela abriu um game, pulou para ABSURDOS 105ºC

E quando tava no prime95 , batia nos 90ºC , é alto, mas não é 105ºC

o engraçado, é que a máquina não desligou, continuou perfeitamente estável com uma boa taxa de fps.

Agora, ou a temperatura ta errada (Algum problema no sensor) e é isso que ta fazendo o pc desligar e ligar... Até porque na hora que liga ele ja está a 60ºC.

Pedi pra quando o pc ligar, ela entrar na bios e tirar uma foto.

Aqui estão os valores.

Tensões:

Vcore = 1.216v

+3.30v = 3.328v

+5.00v = 4.992v

+12.00v = 11.668v

Temperatura da Mobo (Verificada na bios): 33ºC

Temperatura do Cpu (verificado na bios, com o pc acabado de ligar): 60ºC

Versão da Bios: 1.80

Nenhum overclock.

Pode ser o sistema de proteção que ta desligando e ligando, mas o que chamou minha atenção é que a 105ºC nada foi feito...

:/

Postado

Retornando...

Ela abriu um game, pulou para ABSURDOS 105ºC

Rapaz...105ºC? Coringa, o problema é que não está presencialmente ao lado do PC para uma aferida mais cuidadosa para saber se o CPU cooler está funcionando como deveria e devidamente revisado: Pasta térmica aplicada corretamente, dissipador limpo e firmemente inserida na placamãe. Até pelo fato da temperatura em idle está em 60ºC, já é um indício de deficiência na refrigeração da CPU.

Pode ser o sistema de proteção que ta desligando e ligando, mas o que chamou minha atenção é que a 105ºC nada foi feito...

O sistema de "shutdown" do micro em relação à temperatura está desabilitada na bios. Pode ser que algum sensor de outro componente acuse uma temperatura alta demais da qual desativa o PC inteiro, salvando o sistema do pior.

Tensões:

Vcore = 1.216v

+3.30v = 3.328v

+5.00v = 4.992v

+12.00v = 11.668v

Sobre as tensões postadas, não há muito a dizer, pois os programas de monitoramento não são nada precisos em relação a tensão elétrica da fonte. Só mesmo com um multímetro pra aferir corretamente os valores diretamente pelo terminal da fonte.

Fechando o raciocínio, é muito provável que seja o CPU cooler, ou mal-encaixado, ou necessitando de manutenção.

Abraço!

Postado

O que me deixa louco é que nas 2 primeiras semanas funcionou normalmente sem problema algum. Depois do nada que começou isso.

Enfim, mais tarde vou guia-la na remoção do dissipador. Dar uma encaixada melhor nele e ver como ta a pasta térmica. Caso já esteja endurecida esfarelando, vou pedir pra ela trocar e vamos ver no que da.

Na melhor das hipóteses, já descartamos um problema com refrigeração.

Digamos que ela troque a pasta, encaixe direitinho, as temperaturas diminuam para valores seguros e o problema persista.

O que pode ser ?

Poxa é duro não estar la pra ver.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!