Ir ao conteúdo

Entendendo código de capacitor cerâmico

marcelo.br

Posts recomendados

Postado

Olá,

é o seguinte, eu tenho aqui num aparelho um capacitor cerâmico escrito da seguinte forma:

223

Z5

'223' eu sei que é 22000pF/22nF/0,022uF

Agora, o que é realmente esse 'Z5'?

Pesquisei um pouco e vi que é a faixa de temperatura dele. Procede?

A tensão dele eu não sei, mas pela alimentação do circuito ao qual esse capacit está inserido deve ser entre 16 a 25v.

Tentei achar esse capacitor para comprar em lojas online, só achei o valor 223, mas não especifica o código Z5.

Caso eu não ache, será que eu poderia comprar esse 223 sem saber a faixa de temperatura, desde que eu saiba sua máxima tensão?

Aguardo respostas!

• Coordenador
Postado

Dependendo da aplicação, não precisa se preocupar com esse parâmetro não! Coloque um de mesma capacitância e tensão.

Postado
Dependendo da aplicação, não precisa se preocupar com esse parâmetro não! Coloque um de mesma capacitância e tensão.

Então mesmo que no capacitor esteja escrito Z5 embaixo do 223, se eu conseguir outro escrito apenas 223 contanto que eu saida sua tensão e a do circuito onde ele vai estar, já está ótimo?

• Coordenador
Postado
Então mesmo que no capacitor esteja escrito Z5 embaixo do 223, se eu conseguir outro escrito apenas 223 contanto que eu saiba sua tensão e a do circuito onde ele vai estar, já está ótimo?
Sim, é isso mesmo!...
Postado

Esse seu capacitor de 223 Z5 é de 22nF tolerancia de -20% +80% e se não me engano 560V.

Se o capacitor for de 22n e tensão maior que a do circuito pode por.. Mas se o capacitor vir marcado apenas 223 como você vai saber a tensão dele? pelo vendedor? Normalmente vendedores só vendem componentes, a maioria n entende nada de eletronica..

Se o componente for original e de marca conhecida não vai vir apenas 223, você vai ter que saber interpretar o código de tensão...

Já confiei em vendedores e me deram muitas vezes componentes errados..

De qualquer jeito vai ter que saber interpreta o codigo da tensão no capacitor! mesmo sabendo a tensão do circuito pra você comprar o capacitor você vai ter que ler a tensão dele...

Se o capacitor for de marca conhecida e original dificilmente ele virá apenas escrito 223...

Se você pedir pro vendedor um X tensão e ele te da um capacitor escrito apenas 223, ai vai ser difícil saber exatamente a tensão dele... Nunca confiei em vendedores de componentes porque a maioria nao sabe nada de eletronica, já me deram varios componentes errados...

Esse seu capacitor é 22n tolerancia de -20% +80% e se não me engano 560V...

Se o seu circuito pede tensão baixa ai pode comprar qualquer um que seja 22n e tolerancia menor ou igual a do original... capacitores ceramicos normalmente tem tensões de isolação altas..

Postado

ok mroberto98!

"Me explique como você interpretou isso:

Esse seu capacitor é 22n tolerancia de -20% +80% e se não me engano 560V"

Como você chegou nesses valores? O que é realmente aqueles 'Z5'?

E mais, onde tem desses capacitores originais? Em qual loja online eu posso comprar, que seja um vendedor confiável?

Sobre a tensão do circuito, tenho certeza que não passa de 50v, talvez até de 25v.

Se for 25v por ex, posso colocar um de 50v sem problemas?

Agora vamos supor que a tensão de um circuito seja maior que a de um capacitor.

Usando valores fictícios: no circuito passa 25v e o capacitor cerâmico é de 16v. Ele vai torrar na hora, não é?

Postado

Falaram ai que esses Z5 e o coeficiente de temperatura... Se for msn então o que e a tensão? Sendo que so tem isso e mais os 223 marcado...

O Z significa tolerancia e o 5 a tensão...

mas também pode significar outra coisa... Mas como so tem isso, deve ir pelas coisas mais importantes que e: a capacitancia, tensão e tolerancia...

Nao sei onde você vai comprar isso mas todos que eu compro nunca venho apenas 223 escrito.. Sempre vem com a tensão e tolerancia...

se por uma tensão maior que a do capscitor ele vai estourar ou ter uma fuga... Mas nao precisa se preocupar, a tensão de um capacitor ceramico e muito maior que isso...

Postado
Falaram ai que esses Z5 e o coeficiente de temperatura... Se for msn então o que e a tensão? Sendo que so tem isso e mais os 223 marcado...

Pois é, foi o que eu disse lá no inicio do tópico, aí depois você mencionou que é a tolerancia e tensão. Agora é que eu não entendo, pesquisando eu achei uma coisa por isso te perguntei de novo só para confirmar realmente o que é esse Z5.

Vou tirar uma foto mostrando o que está escrito no capacitor. Ele é até grande, tem 7mm de diâmetro. Com esse tamanho já dá para prever sua tensão?

Postado
Se seguirem as normas: EIA Standard for ceramic dielectric capacitors RS-198C

é o indicado antes neste pdf.

www.cde.com/catalogs/ceramperf.pdf

------

resumindo

Z – -20% +80%

5 - RATED VOLTAGE (DC)

A– 250V; 2 – 200V; 1 – 100V; 5 – 50V; 3 – 25

U – Type Z5U - General Purpose

Como só tem Z5 no capacitor, então ele é de 50v, tolerância -20% +80%?

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, eu tenho outro capacitor aqui, acho que é cerâmico, tem o mesmo formato de disco, mas é azul.

O que está escrito nele é:

LR

221K

1KV

O que é esse RL?

E o que é esse K depois do 221?

Postado

Deve ser mais um símbolo abreviado das normas e espero não estar enganado.

LR===(Y5R)

±10%(-25? to +85C)

ou

+ 15 ~ -30%(+85?to+12C)

------

221 220 pF --- k=10%

----------

1KV tensão de func. 1000V

Postado
Deve ser mais um símbolo abreviado das normas e espero não estar enganado.

LR===(Y5R)

±10%(-25? to +85C)

ou

+ 15 ~ -30%(+85?to+12C)

------

221 220 pF --- k=10%

----------

1KV tensão de func. 1000V

Valeu Basta!

Quanto ao 1kv tá tranquilo, é 1000v mesmo.

Agora o k é 10% de tolerância, é isso?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!