Ir ao conteúdo

Duas fontes AT ou ATX num PC (Redundância)

Do Morro

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal do Clube do Hardware.

Sou novo neste fórum e venho com uma dúvida.

Tive recentemente uma ideia de desenvolver um pequeno servidor com uma placa mãe antiga que tenho em casa e gostaria de ligar duas fontes AT nela de modo que se uma parar por algum motivo a outra continua fornecendo energia para a motherboard e o serviço da máquina não é interrompido. Idêntico a servidores com fontes redundantes.

Alguém poderia, por favor, me ajudar com a elaboração deste projeto?

Se por acaso for mais fácil fazer isso com uma fonte ATX também serve.

Grato pela atenção.

Paulo

• Membro VIP
Postado

Pensar em adotar uma fonte decente, de alta eficiência, com um bom filtro de linha/proteção contra surtos de linha nem pensar???

Isso seria pelo menos umas dez vezes melhor que sua gambiarra dai, de colocar duas AT..

Postado

Olá, amigo... Obrigado pela resposta.

Inicialmente é só um protótipo. Estou utilizando somente equipamento velho pra efetuar os testes. Depois de tudo pronto posso partir pra um modelo mais sofisticado.

Acho que até mesmo como curiosidade para algumas pessoas isso pode ser interessante.

Abraço!

• 3 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

O problema é que não se pode garantir que a fonte de "reserva" vai durar mais do que a fonte principal! pois ambas são "ching-Ling.", e estão sempre ligadas...

Se adotares fontes de boa qualidade, Como dito pelo colega Faller, você pode manter dois equipamentos, em configuração de espelhamento, e sua rede "nunca sairá do ar".... assim é feito por muitas empresas...

Postado

O que você quer fazer não é redundância : para haver redundância, precisaria que as fontes não partilhassem nada em comum, e isso não é o caso.

As saidas cc não podem ser ligadas em // pois os eletroliticos e diodos de retificação das duas fontes ficam interligadas. Si um diodo ou um eletrolitico de uma das duas fontes entra em curto, isso deruba o sistema.

Assim, no lugar de melhorar a confiabilidade, você dobrou o risco de falha !

Precisaria portanto de diodos de desacoplamento em cada saida cc das fontes, o que cria um outro problema: as tensões cc ficarão baixas demais devido a queda de tensão do diodo.

Mesmo problema com a rede de alimentação das fontes: cada fonte deveria ser alimentada por uma rede independente e separada.

A falsa redundância como você quer fazer não traz nenhuma vantagem, pelo contrario, piora a confiabilidade.

Como foi falado, primeiro, você tem que proteger a fonte contra sobretensões e transientes de rede. Para mim, a solução a mais segura é o transformador CVT ferroresonante (ou No Break on line, saida senoidal com chave estatica).

Alem disso, a fonte tem uma peça mecanica que pode desgastar: o ventilador.

Sem ventilação forçada, a fonte pifa com certeza !

Troque aquele ventilador fajuto que a gente encontra geralmente nessas fontes por um ventilador roletado de boa qualidade e faça de maneira preventiva uma limpeza interna da fonte com ar comprimido a cada 2 ou 3 meses (e aproveite para verificar o bom estado do ventilador).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!