Ir ao conteúdo

PC reinicia após carregar Windows

GustavoMN

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Recentemente, adquiri uma placa-mãe, um processador e uma fonte nova. Os outros componentes decidi aproveitar de um outro PC que havia dado problema, mas que, à principio, não foram a causa de tal. Pois bem, montei o computador e tudo ligou direito. Formatei o HD antigo para poder utilizá-lo na nova placa-mãe e instalei o Windows 7 x64 Professional. A instalação ocorreu sem problemas. Uma vez instalado, coloquei o cd da placa-mãe ara instalar os drivers. Após tal instalação, reiniciei o PC como é pedido.

Entretanto, aí começaram os problemas. Logo de cara, o PC, após passar da tela de "iniciando o windows", ficou com a tela preta (não chegando à tela de login) e, depois de um tempo, reiniciou. Fui em restaurar a instalação e o PC iniciou normalmente, com alguns drivers não instalados. Reinstalei-os e reiniciei. O PC ligou normalmente. Pensei que tivesse sido um problema momentâneo, porém, após executar as instalações automáticas do Windows, o problema se repetiu. Depois de muitas vezes reiniciar e restaurar, decidi formatar novamente o HD e reinstalar o Windows, acreditando que o problema fosse uma má instalação. Reinstalei e, novamente, o problema se repetiu. Formatei novamente e tentei instalar o Ubuntu no lugar do Windows, para ver se o problema era no cd de instalação que estava utilizando. No entanto, no caso do Ubuntu, ele nem chegou à tela de instalação. O cd rodou, com um fundo de tela característico do Ubuntu, mas ficou congelada e, eventualmente, escrevendo na tela "EDD: ERROR xxxx READING SECTOR yyyy", onde xxxx e yyyy são o código e o setor apontado, respectivamente.

A partir daí, comecei a suspeitar que fosse um problema de hardware. Em todo caso, reinstalei o Windows mais algumas vezes, em cada uma instalando separadamente os drivers do placa-mãe para ver se havia algum problema. Curiosamente, ele começa a falhar na inicialização meio que aleatoriamente, ou seja, não é depois de instalar nenhum driver especificamente.

De qualquer maneira, com ele instalado, rodei uns programas de teste de HD, disponibilizados pelo fabricante, e um programa que lê o log gerado pelo SMART. Nenhum deles apontou quaisquer erros no HD. Deixei rodando o Memtest por quase 11 horas no pc e não foi detectado nenhhum problema na memória.

Agora, o Windows está instalado no meu pc, mas continua com essa instabilidade. Ao desligar o pc e ligá-lo novamente, ocorre esse erro de inicialização. Eu só consigo entrar de fato no Windows após rodar o chkdsk no pc (o reparo de inicialização do Windows não resolve o problema. O PC fica reiniciando após a tela "iniciando o Windows"). Vale ressaltar que, algumas vezes, nem no modo de segurança (onde coloco pra rodar o chkdsk) eu consigo entrar (ele trava na tela de login).

Enfim, desculpem pela mensagem longa, mas preferi detalhar ao máximo tudo que pude observar e as atitudes que já tomei. Temo que seja algum problema de hardware, tendo em vista que já formatei diversas vezes o HD, inclusive tentando instalar outro SO (Ubuntu), sem sucesso, além do Windows iniciar corretamente somente após a execução de um chkdsk.

Segue a configuração do meu pc:

Placa-mãe: Gigabyte GA Z7-DS3H

Processador: Intel Core i7 3770

Memória: 1 DDR3 4GB 1333Mhz Markvision

HD: 500GB Seagate Barracuda 7200 rpm

Fonte: Corsair CX500 500W

Estou usando no momento video onboard.

Enfim, o que vocês acham que poderia ser? Será que meu driver de CD/DVD não está lendo corretamente os cds? Acho estranho, porque, aparentemente, quando coloco qualquer cd, ele lê corretamente. Será que MOBO está com problema? Será que os cds de instalação estão ruins?

Obrigado pela paciência e atenção.

Postado

Olá Ricadorv! Tudo bem?

Pois bem, hoje fui ligar o computador e, para a minha surpresa, o windows iniciou sem travar. Inclusive, instalou algumas atualizações automáticas que havia baixado da última vez que coloquei para desligar. Entretanto, estava sem internet para baixar os programas recomendados por você. Porém, o problema não está resolvido. Quando coloquei o computador para desligar, ele não desliga. Na realidade, o Windows é encerrado, o monitor desliga, porém a torre continua ligada, de forma que tenho que pressionar e segurar o botão de power para desligá-lo. Só que mesmo segurando esse botão, o computador reiniciava automaticamente, em vez de desligar. Somente depois de várias tentativas é que ele desligou.

Em uma dessas tentativas, ocorreu uma tela azul, cujo título do erro era "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL", cujo código é 0x0000000A. Essa tela ocorreu somente uma vez. Mais tarde, quando tentei ligar o computador novamente, o Windows novamente carregou sem problemas, continuava sem internet e o problema de desligar continuou. Então, novamente em uma dessas tentativas, ocorreu novamente uma tela azul. No entanto, esta apresenta outro contéudo: "raspptp.sys" (código do erro é 0x000000D3). Essa dizia que era algum driver que estava tentando fazer algum trecho de memória não paginável em paginável (alguma coisa desse tipo). O que você acha que pode ser? Não pude procurar muito ainda por esses erros, mas parece, do pouco que procurei, que o erro do IRQL pode ser algo referente à memória. Estou suspeitando também que o fato de eu estar sem internet tem algo relacionado à esse problema (uma das luzes do modem não acende - a DSL - muito embora ela não pareça ter alguma conexão direta com o pc).

Ah, quanto ao Ubuntu, gravei um novo CD nesse meu computador (quando ele ainda estava com internet) e rodei em outro para testar. No outro computador, consegui acessá-lo. Quando coloquei no meu, no entanto, ele até chega a carregar uma tela perguntando se desejo experimentar o Ubuntu (liveCD), instalá-lo ou checar erros no disco, mas, quando coloquei para experimentar o Ubuntu, o pc fica com tela preta e reinicia (como estava antes com o Windows). Só um acréscimo: a tela que aparece na seleção de opções do CD do Ubuntu não é uma tela característica do próprio Ubuntu (como achei que deveria ser e como foi nesse outro pc em que testei o CD).

Postado

Se o Ubuntu não funciona então tem algum problema no hardware. Pode ser a memória, processador, placa-mãe, fonte. Revise todas a montagem e conexões e veja se não existe algum curto com o gabinete. Consiga outro módulo de memória para teste, outra fonte e assim por diante.

• 2 semanas depois...
Postado

Levei o PC para a uma assistência técnica e o técnico me disse que o problema era memória. Troquei, então, o pente de memória e agora o computador está funcionando normalmente.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!