Ir ao conteúdo

Windows 8 com comportamento estranho

denisgomes

Posts recomendados

Postado

Olá. Queria saber se alguém do fórum pode me ajudar.

Tenho um notebook Qbex, um tanto antigo mas com configuração razoável (Intel dual core, 2 GB de RAM, HD SATA de 320 GB). Estava com o Windows 7 e muito ocasionalmente dava tela azul (não cheguei a anotar a mensagem) mas do resto dava pra usar sem problemas.

Então no fim de semana passado resolvi formatar e instalar o Windows 8. Tudo correu bem, achou todo o hardware (som, vídeo, wi-fi, etc) e comecei a usar. E aí começou um comportamento estranho.

Ao usar o notebook, o HD de vez em quando fica rodando constantemente, como se estivesse lendo ou gravando alguma coisa grande, e o computador fica ligeiramente lento. Mas depois de alguns minutos isso para, e aí dá pra usar normalmente. Depois de mais um tempinho, volta tudo de novo. E assim vai.

Abri o Visualizador de Eventos e vi vários eventos relacionados ao DISK, mensagens como "erro de E/S, repetindo leitura" e coisas do tipo, mas nenhuma mensagem que parecesse realmente séria. Passei o CHKDSK /F, ele diz que corrigiu algumas coisas mas não acusou setores defeituosos. Achei estranho isso porque o notebook não havia sido desligado bruscamente nem nada ocorreu que pudesse causar corrupção de dados.

Pesquisei na internet sobre esse problema mas não achei nada definitivo, apenas que poderia ser uma configuração na BIOS do notebook (opção essa que eu não encontrei).

Acredito que existe mesmo a possibilidade de ser um HD defeituoso, mas queria ter certeza antes de gastar 200 reais pra trocar uma peça que talvez não estivesse com defeito. Afinal, apesar de tudo isso, não vi nenhum problema com arquivos corrompidos ou algo do tipo quando estava usando o Windows 7, apesar das telas azuis (que não mais acontecem no Windows 8).

Alguém tem uma ideia do que possa ser?

• 3 semanas depois...
Postado

Vou fazer o teste do HDTunePro como sugerido pelo Ricardov. Enquanto isso descobri outra coisa no meu outro PC: o Windows 8 também estava acessando constantemente o disco rígido e deixando lento o trabalho, mas o problema parece ter sido outro: o Indexador de Arquivos e/ou o Compartilhamento de Mídia. Que m...

• Membro VIP
Postado

Presumo que as partições sejam NTFS. Se pode ser outro sistema de arquivos, estou por fora.

Você por acaso monta essa partição C: (NTFS) para escrita com ntfs-3g?

Pergunto por que observei que aqui, usando Windows Vista Home Basic e Ubuntu em dual boot, a partição C: começou a corromper muito frequentemente, quando era montada e escrita no Ubuntu. O sistema ficava muito lento, defeituoso mesmo, até que fosse corrigido numa varredura agendada para o próximo boot.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!