Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Riscos de Uso do Trafo em 220 sendo 110


Rafael 2013

Posts recomendados

ATENÇÃO REEDITADO ERRO NO TITULO

( FIOS DO PRIMARIO 220 LIGADO A TOMADA 110)

Ola Aos Usuarios como no Titulo nao achei nada parecido caso haja põe o link ai grato

Vamo la; estou com um trafo/transformador 18+18v 2A mas meu circuito permite usar até 18v + e - , como estou querendo usar os capacitores para filtro para eliminar os riples (acho que é assim que descreve)

então mudei o fio do meu transformador para operar em 220v só que ligado a uma tomada 110v, e obtive ba saida a tensão de10v mas tenho algumas duvidas sobre o seguinte

Qual seria os riscos

e o principal sendo de 2Amperes vou ter redução tamebm das corrente?

grato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configurastes o transformador para trabalhar em 220 mas vais ligá-lo em 110. Nenhum risco. Ele não vai queimar se for isso que está pensando. Ele só não vai trabalhar como o esperado. Ou seja, tu não vais ter 18 + 18 e sim a metade. Tu baixastes a tensão na entrada mudando a configuração e é óbvio que a saída também irá mudar. Só isso.

Como tu viu, a saída reduziu-se para cerca de 10 volts. Quanto ao fornecimento de corrente, é melhor tratá-lo como se ele ainda fornecesse no máximo 2 amperes. Digo isso porque apesar de a tensão reduzir-se e para manter a relação de potência, a corrente dobraria mas acontece que os fios usados nos enrolamentos não foram calculados para uma corrente maior de fornecimento. Portanto, trate-o ainda como se ele fornecese 2 amperes.

Outra coisa... Quando se diz que um transformador é de 2 amperes, significa que o máximo de fornecimento de corrente dele é 2 amperes. Quem vai "comer" essa corrente é o circuito que será alimentado com o transformador. E não o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu mais uma informação para meu livro aqui

Brigadão Gambao :D

ops perdoe-me o erro na digitação

> obrigado jambao

o circuito esta funcionando legal

estava usando para alimentar um amp tda 2030 mas os 18v era limite e estava dando riple sem os capacitores da fonte

graças a reduzida de volts coloquei 2 que tinha aqui 10,000uf 25v e 6,800uf 25

montei até um pré

valeu vou usar o mesmo metodo para um outro trafo que me deu dor de cabeça por causa da tensão alta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usaste ponte de diodos e a tensão do trafo em aberto é de exatos 10 VCA?

Aposto que na saída com os capacitores e ainda sem carga alguma a saída apresenta algo em torno de 12.7 VCC. Né?

Isso mesmo :D esta dando 10v AC na saida depois da ponte de diodos e capacitores no circuito esta marcando media de

Positivo+GND + - 13,7v

Negativo+GND + - 12,7

correto!!! montei um pre amp com alguns componentes alterados mas esta belezinha agora so falta tirar da protoboard, pois mantenho ela la para tocar guitarra

graças a uma fonte que tirei de uma caixinha para pc 110v saida 10v 300ma conectei a um coler direto para resfriar op dissipador que coloquei no tda

o bichin que esquenta depois do coler parece uma geladeira haha

jaja ponho fotos na protoborad para alguma sugestão

valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...