Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wi-Fi subindo 6 andares?


mineeeiro

Posts recomendados

Caros,

Moro em um prédio de 6 andares, desses bem antigos, onde cada andar tem fácil 3m de pé direito, o que dá aí uns 20m de distância.

Moro no sexto e divido a internet com minha vizinha do primeiro andar. Até hoje utilizamos um cabo passando por fora do prédio e chegando na minha casa, enquanto na casa dela o wi-fi funciona tranquilamente. O wi-fi, chega bem fraco na minha casa, se eu colocar o laptop no chão num cantinho bem específico. Mas é mais lento que internet discada, logo...

Isso é incômodo, eu tenho internet só pra um computador, o cabo sempre dá problema... decidi tentar fazer o wi-fi chegar!

No primeiro andar temos um roteador TP Link TL WR541G. Pensei em simplesmente em colocar o repetidor da Multilaser RE 031 (http://www.multilaser.com.br/produtos.php?id=6024) na minha casa, que é pequena (só 12m²). Isso funciona? Existe produto melhor pra essa aplicação? Vale mais a pena fazer uma antena caseira? Não sei o que fazer mas continuo pesquisando.

Não sei se ajuda, mas tenho um D-Link DI524 parado lá em casa também. Será que eu consigo transforma-lo em AP?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usando repetidor wireless a performance também vai cair, a queda é de 50% por repetidor.

O cabo é a melhor opção custo x banda. Como estão no mesmo prédio talvez dê para tentar usar o PLC, mas a tecnologia geralmente diz que ela funciona nas tomadas sobre o mesmo relógio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução que me vem á cabeça é tentar uma antena externa com um cabo extensor ( mas isso só funcionará se os dois apartamentos tiverem a visada do mesmo lado), aí tem que procurar uma antena que possa ficar no tempo. Nesse caso não haverão soluções simples, pois as ondas de rádio do roteador sempre sofrerão da interferencia das lajes ( que tem muito ferro armado) e da própria limitação de alcance do aparelho ( baixa potencia) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi observado, o problema é o sinal do roteador que vem do 1o andar, e que chega muito fraco ao seu andar. voce deveria tentar a amplificação do sinal desse primeiro roteador ( trocando a antena ou mesmo o roteador por um de maior potencia) para depois tentar a repetição do sinal dentro de seu apartamento. Chegar o sinal fraco entre andares é comum, o problema é a qualidade do sinal, com perda muito grande de pacotes( dê uma olhada em uma apostila de TCP/IP) dentro da rede local entre os dois roteadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se um cabo chega aí, porque não pegas um Acess Point ou um Roteador com wireless?

Exato, é o mais lógico. A solucao do PLC é uma boa opcao, já que amplia o alcance da rede. Com cabo LAN temos 100 metros, com Wi fi, alguns metros a 300 metros dependendo do equipamento e da área (campo aberto ou fechado), e com PLC de acordo com os treinamentos que fiz na Tp-Link temos 300 metros de cobertura, dentro do mesmo relógio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem precisa der um N de 300 Mbps, um de 150 Mbps é mais do que suficiente.

Eu quando faco servico uso 3 linhas da Tp-Link

TL-WA701ND, TL-WA801ND e TL-WA901ND. Todos N, porta FastEthernet, 1,2 e 3 antenas respectivamente, 150 Mbps no primeiro e 300 Mbps nos dois últimos.

1 WA701ND como repetidor wireless e 5 TL-WA901ND como AP dentro de um hotel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, obrigado a todos que estão ajudando!

Como já foi observado, o problema é o sinal do roteador que vem do 1o andar, e que chega muito fraco ao seu andar. voce deveria tentar a amplificação do sinal desse primeiro roteador ( trocando a antena ou mesmo o roteador por um de maior potencia)

Sim, já percebi isso sim. Porém esse roteador que temos (TP Link TL WR541G) não tem a opção de trocar a antena, infelizmente. Para isso temos usado o cabo de rede, que chega aqui com um sinal bom, mas me limita muito.

O cabo que você tem aí recebe um sinal forte né? não daria pra você por um roteador normal nesse cabo que tens aí?

Sim, o sinal é bom pelo cabo, apesar do risco dele quebrar um fio ou alguma obra danifica-lo. Já cheguei a pluga-lo ao roteador DI-524 que eu tenho aqui. Funcionou mais ou menos por 3 dias, depois ele parou de enviar sinal wireless pra mim. Além disso, não conseguia configura-lo (afinal ele não nasceu pra isso), toda vez que eu inseria o ip no navegador eu era direcionado pra configuração do TP Link ou do modem da Net (Motorola). Fiquei 3 dias compartilhando na minha internet pros vizinhos sem nenhuma senha nem nada...:(

Se um cabo chega aí, porque não pegas um Acess Point ou um Roteador com wireless?

Foi o que eu fiz no último fim-de-semana, comprei o tal Multilaser RE031. Foi barato (R$39) e parecia que iria funcionar.

Estou tentando configura-lo, mas parece impossível. Liguei ele a tomada, pluguei o cabo de rede e ele começou a enviar sinal wireless. Dois minutos depois ele pára de enviar sinal wireless. E é sempre assim, já desliguei algumas vezes, resetei e tudo o que eu consegui imaginar e o procedimento é o mesmo: dois minutos de sinal wireless e nada mais.

Vou procurar o fabricante/ loja pra saber que defeito é esse e o que eles podem fazer.

Modem>cabo>Roteador>Cabo 20metros>Roteador 2

compre roteadores decentes, de no minimo Padrão N de 300Mb de velocidade...

Pois é, o barato sai caro...

Só tenho muitas dúvidas quanto a configuração desses vários roteadores...:confused:

Não posso ser chamado de usuário PRO de redes, mas vou conseguindo me virar do jeito que dá...

Será que apenas um AP da conta do recado?

Meu apartamento é pequeno, 3m x 4m incluindo o banheiro. De área útil mesmo deve ter 2m x 4m, sem nenhuma parede. Digamos que é uma mini-kitnet...

O plano então seria:

1º andar: NET> Roteador Motorola> Roteador TP Link WR541G> Cabo LAN

6º andar: > Cabo LAN> Access Point> Wireless no meu AP

To certo? Deixei alguma parte pra trás?

Alguém tem alguma sugestão de algum bom Access Point pra que eu consiga fazer com que isso aqui funcione?

Se tiver algum tópico explicando a configuração dele também seria ótimo para evitar de encher vocês com perguntas bobas...

Mais uma vez, obrigado a todos pela ajuda e desculpem pelas perguntas idiotas. Vou aprendendo aos poucos!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!