Ir ao conteúdo

PC não liga

Posts recomendados

Postado

Boa tarde estou com o seguinte problema,

Quando deixou meu PC desligado por muito tempo ele demora para ligar, assim quando eu ligo o cooler gira um pouco e para e o led referente ao HD não acender,apenas fica aceso a luz do power, depois que passar uns minutos é que ele liga normalmente,também quando chega a girar o cooler não soa nenhum bip, agora de manha foi ver ser era fonte deixando ligado o conetor de 4 pinos e desconectando o de 20 pinos da fonte dei um curto com fio verde e preto foi ai que ele deu sinal de vida ligando o led referente ao HD e girando o cooler,depois liguei novamente o conector de 20 pinos com a placa e ligou normalmente.O PC não dar reinciadas,ele apenas demora para ligar quando fica muito tempo desligado

O que sera que pode ser?

Postado

Tenha certeza de que o seu pc liga pelo curto nos dois pinos power, se isto acontecer, verifique o botão power se não está com problemas....se não ligar com o curto dos referidos pinos, com certeza é problema de placa mãe, sendo problemas na placa mãe, verifique se não há capacitor estufado, só até ai, depois agente vê mais.

Postado
Tenha certeza de que o seu pc liga pelo curto nos dois pinos power, se isto acontecer, verifique o botão power se não está com problemas....se não ligar com o curto dos referidos pinos, com certeza é problema de placa mãe, sendo problemas na placa mãe, verifique se não há capacitor estufado, só até ai, depois agente vê mais.

Acredito que não ja o botao power,pois como falei o cooler gira um pouoc e depois para,porém a luz do power fica acesa,eu seguro por alguns segundos ai desliga o led do power, fiquei tentando isso, foi ai que resolvir testar a fonte,porém com o conector de 4 pinos conectado na placa, peguei o conector de 20 pinos dei um curto usando clipe de papel com fio verde e preto,foi ai que a luz do HD acendeu e o cooler ficou girando,porém foi depois de um tempo que tentei isso,nao sei se pode ser vida util ou da placa-mãe ou da fonte,ate porque dos componentes mais antigos é a fonte desde 2009,é uma fonte generica de 200 Watts, sobre verificar se há capacitores tufados, ja verifiquei e todos estão normais

Postado

Bom dia, desliguei o pc pelo windows,porém deixei o estabilizador ligado,ou seja,deixei o pc energizado e ligou normal,poderia ser a placa mãe então?

Postado
Bom dia, desliguei o pc pelo windows,porém deixei o estabilizador ligado,ou seja,deixei o pc energizado e ligou normal,poderia ser a placa mãe então?

Não. Existe um componente dentro da fonte chamado termistor, cuja função é impedir que o sistema queime por sobrecarga quando você liga. Quanto menor a temperatura, menor a resistência elétrica dos componentes, então se você ligar a sua fonte logo pela manhã, quando ela está fria, há um risco dessa condutividade toda gerar uma corrente que o sistema não suporte e queime-se em si mesmo. Para isso o termistor está ali, ele é um componente eletrônico que quanto menor a temperatura dele, maior a sua resistência, justamente para impedir essa sobrecarga inicial.

Se o termistor dá problema, ele mantém a resistência alta, impedindo o sistema de ligar, requerindo este tempo de "aquecimento" prolongado para a fonte poder "arrancar".

Pode trocar a fonte sem medo, ela deve ser uma daquelas genéricas certo? Aproveite para garantir um equipamento de alta qualidade com fontes da Corsair, Antec, OCZ, XFX etc.

abraço!

Postado
Não. Existe um componente dentro da fonte chamado termistor, cuja função é impedir que o sistema queime por sobrecarga quando você liga. Quanto menor a temperatura, menor a resistência elétrica dos componentes, então se você ligar a sua fonte logo pela manhã, quando ela está fria, há um risco dessa condutividade toda gerar uma corrente que o sistema não suporte e queime-se em si mesmo. Para isso o termistor está ali, ele é um componente eletrônico que quanto menor a temperatura dele, maior a sua resistência, justamente para impedir essa sobrecarga inicial.

Se o termistor dá problema, ele mantém a resistência alta, impedindo o sistema de ligar, requerindo este tempo de "aquecimento" prolongado para a fonte poder "arrancar".

Pode trocar a fonte sem medo, ela deve ser uma daquelas genéricas certo? Aproveite para garantir um equipamento de alta qualidade com fontes da Corsair, Antec, OCZ, XFX etc.

abraço!

Obrigado pela informação,é dessas genericas sim,de 200 watts ja tenho ela desde 2009,como nunca fiz um upgrade que exigia tanta potencia do meu PC.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!