Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de Tensão 12 V - 5 V


aender

Posts recomendados

Bom dia Pessoal. Necessito de um regulador de tensão entrada 12V Saída 5 V, com um detalhe , necessito usar no circuito, um transístor diferente do 7805 .Qual transistor poderei usar para criar esse regulador de tensão ? Se não for pedir demais poderiam me ajudar nesse circuito ? Com o 7805 tá tranquilo , mas com outro transistor talvez seja diferente o esquema.

Obs : A entrada pode ser diferente de 12 V desde que a saída seja 5v.

Desde já agradeço pela colaboração.Abraço.

<Edit>

Bom, eu encontrei o Regulador LM317, tenho ele disponível no momento, mas ainda não sei montar o circuito completo para fazer 12v - 5v.

Estou pesquisando aqui, para tentar montar , se alguém tiver alguma sugestão para o circuito eu agradeço.valeu.

</edit>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No datasheet do LM317 existem diversos circuitos de aplicação: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/nationalsemiconductor/DS009063.PDF

Se pesquisar aqui no fórum vai encontrar circuitos com o LM317. Lembrando que não são transistores, mas sim circuitos integrados reguladores de tensão, com um circuito interno sofisticado e proteção contra sobrecarga, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo,

O 7805 não é apenas um transistor, ele é um circuito integrado regulador de tensão com proteções indispensaveis: proteção contra curto-circuitos e contra sobre-aquecimento.

Ele foi uma benção para quem faz projetos eletrônicos pois simplificou os projetos de fontes lineares, providenciando tambem uma segurança e confiabilidade muitas vezes melhores daquelas obtidas com projetos de componentes avulsos.

Talvez não serei a unica pessoa se perguntando porque você despreza tantas vantagens oferecidas pelo 7805.

Projeto para escola talvez?

Se fôr simplesmente escolha sua, aconselho mudar de opção e voltar a usar o 7805, você não ira se arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No datasheet do circuito tem várias sugestões de fontes: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/nationalsemiconductor/DS009063.PDF

Se pesquisar no fórum vai encontrar circuitos com LM317. Lembrando que não são transistores, mas sim circuitos integrados reguladores de tensão e q

No datasheet do LM317 existem diversos circuitos de aplicação: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/nationalsemiconductor/DS009063.PDF

Se pesquisar aqui no fórum vai encontrar circuitos com o LM317. Lembrando que não são transistores, mas sim circuitos integrados reguladores de tensão, com um circuito interno sofisticado e proteçãoe contra sobrecarga, etc.

Valeu pela dica amigo, vou dar uma olhada no Datasheet !!! Realmente o LM317 não é um transistor, foi um engano meu. Abraço e obrigado pela ajuda.

Bom dia amigo,

O 7805 não é apenas um transistor, ele é um circuito integrado regulador de tensão com proteções indispensaveis: proteção contra curto-circuitos e contra sobre-aquecimento.

Ele foi uma benção para quem faz projetos eletrônicos pois simplificou os projetos de fontes lineares, providenciando tambem uma segurança e confiabilidade muitas vezes melhores daquelas obtidas com projetos de componentes avulsos.

Talvez não serei a unica pessoa se perguntando porque você despreza tantas vantagens oferecidas pelo 7805.

Projeto para escola talvez?

Se fôr simplesmente escolha sua, aconselho mudar de opção e voltar a usar o 7805, você não ira se arrepender.

Muito obrigado amigo !!! Então, na verdade não é questão de achar o 7805 ruim, eu inclusive já montei o circuito com ele no Proteus para testar e supriu perfeitamente as minhas expectativas. O negócio é que estou montando esse projeto em um laboratório aqui da Facu, estou com um pouco de pressa e não tenho o 7805 disponível no momento, tenho apenas o LM317. Bom, nada que uma caminhada até uma loja de eletrônica do centro não resolva, mas por questão de comodidade eu estava tentando achar algumas alternativas além do 7805 rsrsr; de qualquer forma, se ficar melhor com o 7805, vou deixar a preguiça de lado e ir ao centro comprar então :D . Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho nada contra o LM317 pois ele tem as mesmas proteções que o 7805.

Somente, a saida dele é ajustavel enquanto o LM7805 é fixo.

Eu nem pensei que seja possivel não ter 7805 e 7812 numa gaveta ou em algum lugar num laboratorio de eletrônica...^_^

Tenho em casa toda a serie dos mais usados: reguladores positivos fixos, 7805, 7812, 7815, 7824

e negativos fixos 7905, 7912, 7915, 7924

Não podem faltar...:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho nada contra o LM317 pois ele tem as mesmas proteções que o 7805.

Somente, a saida dele é ajustavel enquanto o LM7805 é fixo.

Eu nem pensei que seja possivel não ter 7805 e 7812 numa gaveta ou em algum lugar num laboratorio de eletrônica...^_^

Tenho em casa toda a serie dos mais usados: reguladores positivos fixos, 7805, 7812, 7815, 7824

e negativos fixos 7905, 7912, 7915, 7924

Não podem faltar...:lol:

Pois é rapaz , o laboratório tá meio defasado, está faltando um monte de componentes. Governo é complicado né :angry: .O pior é que montei agora no Proteus o circuito com o LM317 ,funcionou de boa , mas agora o que está faltando são os resistores que necessito usar no circuito, eles não estão disponíveis no laboratório , é brincadeira né (_( ,Acho que não vai ter como fujir da caminhada até o centro , vou fazer uma listinha de componentes e comprar mesmo . Obrigado Brother.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um LM317 mais dois resistores também resolvem seu problema ai..

Se colocares

R1 = 120 ohms, R2 terá de ser de 360 ohms

R1 = 150 ohms, R2 terá de ser de 450 ohms

R1 = 180 ohms, R2 terá de ser de 540 ohms

R1 = 220 ohms, R2 terá de ser de 660 ohms

R1 = 270 ohms, R2 terá de ser de 810 ohms

R1 = 330 ohms, R2 terá de ser de 990 ohms

Para usar valores comerciaios talvez o mais aproximado se dê com 330 e 1K

A tensão prevista ai com esses valores exatos seria de 5,038 Volts..

O esquemático usado é aquele tradicional do datasheet com um resistor (R1) da saída até o pinoi adj e outro resistor (R2) desse pino adj até o terra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um LM317 mais dois resistores também resolvem seu problema ai..

Se colocares

R1 = 120 ohms, R2 terá de ser de 360 ohms

R1 = 150 ohms, R2 terá de ser de 450 ohms

R1 = 180 ohms, R2 terá de ser de 540 ohms

R1 = 220 ohms, R2 terá de ser de 660 ohms

R1 = 270 ohms, R2 terá de ser de 810 ohms

R1 = 330 ohms, R2 terá de ser de 990 ohms

Para usar valores comerciaios talvez o mais aproximado se dê com 330 e 1K

A tensão prevista ai com esses valores exatos seria de 5,038 Volts..

O esquemático usado é aquele tradicional do datasheet com um resistor (R1) da saída até o pinoi adj e outro resistor (R2) desse pino adj até o terra

Beleza Brother , valeu !!! Bom, agora é torcer para encontrar pelo menos um par desses Resistores aqui no Lab :D, senão, vou ter que ir até o centro depois do almoço e comprar mesmo. valeu , grande abraço amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não caso de não achar os valores certos, poderia asociar resistencias que você tem em serie ou paralelo para dar o valor que você precisa.

Tomara que você tem estanho para soldar tudo isso pois parece que este laboratorio de eletrônica esta mal mesmo...:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!