Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia gente,

Estou começando um curso preparatório para certificação MCSA Windows Server 2012, essa segunda feira. então, estava pensando como eu posso praticar em casa o conteúdo dado. Pensei em uma rede virtual com o proprio Hyper-V que faz parte do conteúdo programático. Nao sou nenhum expert em redes porém sou bastante curioso.

Alguém com mais experiencia teria alguma dica para que eu possa iniciar tipo um "Laboratorio Virtual" para aplicar os servicos visto em aula?

Algum bom livro sobre o assunto focado na Certificacao? (tenho Redes de Computadores - Andrew S. Tanenbaum)

Desde ja agradeco por qq ajuda vinda de vocês.

Cheers! :)

Edit: Verifiquei esse link http://forum.clubedohardware.com.br/livros-redes-windows/1112876 do forum sobre o assunto, mas acredito que possa ter algo a mais para complementar.

• 2 semanas depois...
Postado

Ninguem??

gostaria de uma dica do que eu posso fazer para ajustar meu notebook com windows server 2012 com wifi ligado no roteador (oi) e que as maquinas virtuais criadas no hyper-v acessem a internet atraves de um Virtual Switch External. quando eu crio esse virtual switch ele nao fica com conexao com internet. Criei um Servidor de DNS na maquina fisica, no caso o note, mas nao consigo acessar atraves das maquinas virtuais. queria criar um mini laboratorio virtual pra praticar os serviços do WS2012

Alguem pode ajudar?

Postado

Estou começando um curso preparatório para certificação MCSA Windows Server 2012, essa segunda feira.

Pensei em uma rede virtual com o proprio Hyper-V que faz parte do conteúdo programático.

Algum bom livro sobre o assunto focado na Certificacao?

Olá Markusa,

Você nem começou seu curso e já estás querendo antecipar uma rede virtual?

Creio ser mais interessante começar estudar o que seu mestre está lhe ensinando e depois aplicar os ensinamentos.

Um degrau de cada vez.

Postado

Primeiramente, meu amigo e melhor ir por parte.

você está tendo curso de administrações em servidores.

Questões ligadas a rede. Recomendo que comece a utilizar um VmWare Workstation, que permite criar redes virtuais sem complicação e sem necessidade de Router, uma vez que é lab de teste.

Segunda coisa.. caso insista em usar router virtual, tem que lembrar que a função básica de um roteador é passar um pacote IP de uma rede para outra diferente, e isso tem que ser configurado.

você não consegue acessar a máquina da estação virtual. O IP da estação e da VM estão no mesmo range? Item obrigatório.

Se não está e o GT é o router, configure para que ele possa transpor pacotes entre as redes...

Se puder ajudar com qualquer outra dúvida, poste.

Postado
Olá Markusa,

Você nem começou seu curso e já estás querendo antecipar uma rede virtual?

Creio ser mais interessante começar estudar o que seu mestre está lhe ensinando e depois aplicar os ensinamentos.

Um degrau de cada vez.

hehehe. então deixa eu ser mais claro.

O curso de MCSA WS2012 é novidade pra mim, nunca fui a fundos em servers. porém trabalho com maquinas clientes configurando para ingresso em redes.

Em casa, eu brinco muito com VMWare 8/9 criando algumas redes para teste de programas dentre outros.

O curso se baseia em teoria e no final de cada modulo vem os exercicios. Todos esses em maquinas virtuais em hyper-v. sou bastante curioso nesse assunto e sempre tento antecipar os problemas que virao pela frente, no caso, uma configuração para um laboratorio virtual para treino.

Nao sou nenhum expert, tanto que tenho dúvidas basicas pra quem domina redes. abaixo descrevo minhas duvidas.

rogi_cps

Primeiramente, meu amigo e melhor ir por parte.

Jack Estripador

você está tendo curso de administrações em servidores.

Isso, porém tenho uma basica ideia em redes de computadores. Ideia de o que é um hub, switch, router, mascara de sub-rede, ip, dominio, gateway. Como calcular enderecamento de sub-redes (id de redes, id de hosts) etc...

Questões ligadas a rede. Recomendo que comece a utilizar um VmWare Workstation, que permite criar redes virtuais sem complicação e sem necessidade de Router, uma vez que é lab de teste.

Ja conheco Vmware 8/9 e utilizo em casa para testes de software Hackintosh

Segunda coisa.. caso insista em usar router virtual, tem que lembrar que a função básica de um roteador é passar um pacote IP de uma rede para outra diferente, e isso tem que ser configurado.

Correto

você não consegue acessar a máquina da estação virtual. O IP da estação e da VM estão no mesmo range? Item obrigatório.

Bom, no hyper-v, criei um virtual switch externo para acesso a Internet configurado com ip dinamico acessado via roteador da OI. Depois criei um virtual switch Interno para funcionar como Switch da minha rede interna. Configurei

IP 172.16.0.10 (irá ser meu servidor de DNS)

Mascara padrão classe B de 255.255.0.0

Gateway (futuro firewall) 172.16.0.1

Dns 1 - 172.16.0.10

Dsn 2 - 172.16.0.11

Adicionei via powershell o command para liberar os pacotes icmpv4 para liberar o ping da maquina. (netsh advfirewall firewall add rule name=LiberarIcmpv4Ping protocol=icmpv4:8,any dir=in action=allow)

porém, quando tenho pingar da minha maquina fisica eu nao obtenho retorno do 172.16.0.10

Porque?

Se não está e o GT é o router, configure para que ele possa transpor pacotes entre as redes...

Se puder ajudar com qualquer outra dúvida, poste.

Valeu galera,

Obg pelo retorno.:)

Postado

Tenta o comando dessa forma:

netsh advfirewall firewall add rule name=”all icmp v4” protocol=icmpv4: any, any dir=in action=allow

e verifica se o firewall da sua estação está ativo. caso esteja.. pode estar bloqueando a repsosta do pacote.

Lembrando que as duas pontas tem que falar da mesma forma. Se um pergunta o outro tem que respoder, ou seja, se o firewall da estação estiver efetuando block de icmp, mesmo no router, não vai receber resposta de ping, pois o outro firewall dropa os pacotes.

Qualquer coisa.. posta aí..

• 4 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...