Ir ao conteúdo

IPs

David Bertoncelo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, tudo bom?Eu gostaria de esclarecer uma dúvida... Não encontrei na busca o que queria..

É o seguinte: Aqui em casa, eu tenho 2 desktops e 1 Notebook. Os 3 estão em rede, se comunicando certinho, e cada um com um IP diferente(192.168.0.x).

Porém, eu reparei algo: Ao entrar em um site que mostra o IP, vi que meu ip era 200.x.x.x. Então fui nos outros 2 computadores, e vi que o IP dos 3 era o mesmo. Logo concluí que o IP que mostrava o mesmo(que começa com 200.x.x.x) em todos deveria ter a ver com o roteador, e os IPs que eram diferentes, sao IPs da rede interna (LAN).Estou certo?

Bem, em um dos computadores, eu fiz como servidor de Internet com o wampserver e hospedei um site . Então peguei o notebook e conectei a uma rede wi-fi que não é daqui de casa, e tentei acessar o site(ip da máquina servidora, que começava com 200.x.x.x), e não consegui encontrar na internet. Digitei o ip do google e entrou normalmente, mas digitando o IP da minha máquina, não dava certo. Não sei o porque.

Minha dúvida é: Se eu estiver em um computador de outro local(do trabalho por exemplo), e me comunicar com o meu computador de casa, vai estar trabalhando com qual IP? 200.x.x.x ou com o 192.168.x.x. E se eu mandar um arquivo para esse IP, qual dos 3 computadores vai receber? Visto que eles tem o mesmo IP?:huh:

Espero ter sido claro..

Muito Obrigado Pessoal..

Postado

Bem vamo por partes , quando você contrata um serviço de internet , você recebe um IP (Fixo ou dinamico , compartilhado ou dedicado) , esse é o IP que os sites da internet vão te mostrar no caso o seu 200.x.x.x .Já quando você instala um roteador , ele vai gerar IPs para os aparelhos daquela rede , ou seja cada um vai ter IP dentro da rede do roteador no caso seu 192.168.0.x.

Se você entrar em sites que mostram o IP , com qualquer aparelho conectado a sua rede , ele vai mostrar o seu IP para acesso a internet , ou seja o 200.x.x.x , agora se você quiser saber o IP desse PC por exemplo dentro da rede , então você pode olhar no painel do roteador ou por comandos no prompt cmd como ipconfig.

Já sobre a parte de hospedar site e o acesso a ele não faço ideia porque nunca fiz isso , porém se você está conectado em outra rede , como a do seu trabalho , você vai ter tanto um IP da LAN como um IP de internet diferentes do da sua casa , pois é uma rede diferente , quer dizer , as vezes se o roteador for o mesmo o IP da LAN pode ser igual , mas iria ser sorte , o que não muda em nada o jeito de você se conectar.

Postado

Ash Cation, muito obrigado. Então era mesmo o que eu estava pensando.

Mas, se, por exemplo.. (como posso explicar...). Digamos que o meu IP seja rastreado(não está, porque eu não fiz nada errado..kkk), mas, qual do computadores vai rastrear se o IP dos 3 é o mesmo para a internet? Se eu, de uma rede de outro lugar, der um ping no meu ip, com qual dos 3 pcs vai se comunicar, se os 3 tem o mesmo IP?

É meio confuso, desculpem. Mas eu tenho essa dúvida a algum tempo..

Obrigado!

Postado

Tem uns detalhes. A faixa de IP 192.168 não é roteável na internet, só pode ser usada na rede interna (local) . E a rede local também tem endereços MAC que são únicos para cada interface de rede e são utilizados na comunicação local. O ping para seu IP público, em uma configuração usual, será respondido pelo roteador. Caso você tivesse um servidor Web p. ex. teria que ser feito um mapeamento de porta no roteador informando que uma conexão http de entrada deve ser encaminhada para o IP X da rede local. Para ver a tabela arp do seu PC, que relaciona o endereço MAC vs IP digite no prompt de comando arp -a.

Postado
Tem uns detalhes. A faixa de IP 192.168 não é roteável na internet, só pode ser usada na rede interna (local) . E a rede local também tem endereços MAC que são únicos para cada interface de rede e são utilizados na comunicação local. O ping para seu IP público, em uma configuração usual, será respondido pelo roteador. Caso você tivesse um servidor Web p. ex. teria que ser feito um mapeamento de porta no roteador informando que uma conexão http de entrada deve ser encaminhada para o IP X da rede local. Para ver a tabela arp do seu PC, que relaciona o endereço MAC vs IP digite no prompt de comando arp -a.

Excelente resposta, deu uma luz enorme já. Mas, como eu faço o mapeamento das portas para redirecionar os serviços http para uma maquina?

Já encontrei onde fazer as configurações, no roteador, se chama Port Forwarding... Porém, parece que não deu certo. Meu modelo é D-LINK DIR-600

Postado

Tem mais detalhes. Para ter o servidor você precisa de IP fixo. As conexões de internet usuais tem IP dinâmico. Com IP dinâmico não é possível fazer isso diretamente, é necessário usar um serviço de dns dinâmico tal como dyndns. Contratado o IP Fixo o mapeamento da porta é feito no roteador, tem que ler a ajuda/manual. Mas note que abrir um servidor tem implicações sérias de segurança, tenha muito cuidado com isso, pois a faixa de IP não roteável protege a rede.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!