Ir ao conteúdo

LigaÇÃo paralela de leds

allan2013

Posts recomendados

Postado

Gostaria que alguém me ajudasse nesta questão: tenho varias placas com 10 leds em paralelo, gostaria de fazer uma luminária ligada em 220V, qual o numero de placas paralelas com 10 leds cada uma que eu possa usar para que eu tenha um número mais reduzido possível de componentes. Para mim, quanto mais paralelas forem e menos componentes tiverem melhor, pois não há muito espaço para confusão de componentes.

Grato!

Allan.

Postado

Obrigado por ter se interessado por esta montagem, tenho pretenção de montar com 60 pentes de 10 leds, minha preocupação é com a intensidade deles, preciso que brilhem o máximo possivel dentro da conformidade para que tenham vida longa. Fiz um anexo anterior com a foto, mas não sei lidar bem com este forum ainda e não sei como está, e se está visível.

Grato.

Allan.

post-1042070-13884965589085_thumb.jpg

Postado

Esses conjuntos em paralelos também podem formar séries de dez, vinte ou trinta leds, se eu formar pequenos conjuntos com tensão específica posso somá-las em paralelos até formar 220V, outro problema também é converter este 220V alternado e fazer com que os leds tenham brilho intenso sem provocar queima e baixa vida útil.

• Membro VIP
Postado

Veja se você entende, por analogia vai..

Imagine uma ninhada de cachorros e que seu veterinário tenha dito para que você dê 100 Gramas de ração para cada um deles uma vez por dia..

Existe duas maneiras, pelo menos, de se dar essa dose de ração..

1) - Botar 10 x 100 gramas de ração, 1 kilo portanto, em um comedor e dar para os 10 filhotes todos juntos comendo..

Essa é a analogia de sua luminária dai..

Dificilmente terás a certeza de que cada filhote vai comer exatos 100 gramas já que comem ou compartilham dela todos ao mesmo tempo.. No extremo, 1 só filhote pode até mesmo comer toda ela, todo o kilograma, levando os outros a desnutrição, com o tempo..

Quando os leds estiveres assim ligados, em paralelo, direto, bem poderá uns deles tomar a maior parte da corrente da alimentação, Certamente haverá um desbalanceamento. Uns vão acender mais forte outros mais fraco.. Aqueles que acenderem mais forte poderão até mesmo reduzir tanto sua vida útil que logo se queimarão...

Led's são igual aos cachorrinhos.. Tem de receber uma corrente determinada, característica e apropriada aos mesmos, controlada, sabida, garantida..

2) - Se pode alimentar cada cachorro com sem comedor individual, garantir que nenhum outro cachorro dele coma e dar a ração de modo controlado..

Assim são os leds..

Esse tipo de ligação em paralelo só vale mesmo e é usada para aplicações de muito baixo nível, sem nenhuma responsabilidade de alta longevidade, brinquedos, luminárias baratas, principalmente "made in china" feitas por camponeses, ou crianças, que ganham 50 cents de dolar por dia de trabalho.

Se queres fazer uma luminária decente use fitas decentes. Olhe ai por exemplo:

http://images.quebarato.com.br/T440x/fita+led+adesiva+fita+de+led+fita+led+strips+tuning+iluminacao+from+manufacture+ourinhos+sp+brasil__82AAEB_7.jpg

Repare os resistores que a fita carrega para perfazer uma fonte de corrente e garantir a adequada corrente para cada led..

Ou faça uma distribuição que consiga honrar a corrente em cada led e garantir adequada alimentação. Led não se alimenta controlando a tensão sobre ele aplicada e sim a corrente através dele..

Do modo como estão ai ligados os seus leds eles se cpmportam como 10 filhotes disputando o alimento. Não há nenhuma garantia de equidistribuição e de longevidade disso dai..

Pior, se alguns leds começam a se queimar os outros acabam por "comer a comida que não seria deles" ficando obesos e acelerando seu fim de vida. Efeito avalanche, cada led queimado acelera ao fim da vida de outros ..

• 3 semanas depois...
Postado
E até é bem fácil modificar essas placas para que os led fiquem em série.

Por exemplo para 10 em série.

.

É possível montar uma série de 60 leds para ligar direto em 220v? e os demais componentes como ficam, quantos e que valores? a tensão reversa irá estragá-los ou diminuir a intensidade? como conseguir montar de forma correta e conseguir o brilho máximo? Ajudem por favor.

Grato.

• Membro VIP
Postado
É possível montar uma série de 60 leds para ligar direto em 220v? e os demais componentes como ficam, quantos e que valores? a tensão reversa irá estragá-los ou diminuir a intensidade? como conseguir montar de forma correta e conseguir o brilho máximo? Ajudem por favor.

Grato.

Dê uma olhada nesse tipo de arranjo dai e veja como o autor resolveu problemas de tensão reversa (com um led em antiparalelo com o outro) e como resolveu a limitação da corrente na série de led's (valendo-se da reatância capacitiva do capacitor)..

https://www.dropbox.com/s/27y1popg0yu5q0d/Led%20em%20110%20VAC%20-%20FCMR9MKFDLVVGZP.jpg?m

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!