Ir ao conteúdo

Dúvidas de leigo: (Antena e eletricidade)

Caldasso

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Fala gurus da eletrônica e derivados.

Tenho algumas dúvidas de novato... e queria transformar de dúvida pra sabedoria. :)

Segue:

Sobre antena:

Tenho uma TV Philco, que pega sinal digital. Moro em apto, e não quero e nem vou instalar uma antena externa. Então, comprei aquelas antenas indoor, baratinhas e vagabundas em um camelô da vida.

Ela, em determinadas posições, pega bem. Mas tem que ficar ajustando ela pra cada canal. E nem sempre fica bom o suficiente.

A pergunta é: Eu comprando uma destas antenas indoors, de marca, como philips, aquário, etc, eu vou ter menos problemas?

Existem antenas indoors "amplificadas"... resolve?

Sobre eletricidade:

Meu apto é 110v... só que como me mudei de outra cidade a 1 ano, tenho algumas coisas que só rola em 220v... como geladeira, máquina de lavar, cafeteira, microondas e mais alguns eletrodomésticos pequenos.

Para não ter que me desfazer, comprei 3 transformadores. Estou usando da seguinte forma:

1 transformador de 700W apenas para a máquina de lavar (só ligo ele quando a uso)

1 transformador de 500W para a geladeira (full-time ligado)

1 transformador de 1000W que deixo para ligar as coisas da cozinha (microondas, cafeteira, forno elétrico, torradeira, etc)

Este último transformador, eu liguei ele em uma régua (uma que diz ter proteção). Ou seja, se quero usar as coisas ligada a ele, apenas ligo o botão da régua, uso o eletrodoméstico e depois desligo a chave da régua.

Porém, ao usar o microondas... algumas vezes, após passar 1 ou 2 minutos, a "proteção" da régua desarma. Aí tenho que esperar uns minutos e ligar de novo. Este tempo de desarme da régua, varia. Algumas vezes ele já ficou ligado 10 minutos, e outra vez desarmou com 45 segundos.

Isso seria problema no microondas? Ou é a régua que não "suporta" ele?

Quando eu uso cafeteira, torradeira, forno elétrico, nunca "desarmou". Independente do tempo...

Outra coisa: Sobre gasto de energia. Eu usando o transformador na geladeira, como venho usando, isso aumenta minha conta de energia? Porque?

E outra: Se eu deixar um transformador ligado direto, porém, sem nada ligado na outra ponta, consome energia?

Então é isso pessoal. Agradeço quem puder me ajudar com estas dúvidas. Ficou meio longo o tópico, mas... fazer o que né... ninguém mando eu não estudar elétrica como deveria... :X

Abraços e obrigado.

• Membro VIP
Postado

Em equipamentos como a geladeira,por exemplo, sempre ligados, costuma-se fazer alteração na ligação do autotransformador de modo a ele ligar tão somente quando acionado pelo termostato do refrigerador. Isso envolve algum conhecimento da elétrica do refrigerador e a troca da lâmpada interna que passa a ser 110 Volts. Isso evita o autotransformador \sempre ligado, que se manté morno o que significa alguma perda de energia..

A sua régua deasarmar implica em que a demanda de seu microondas está passando do limite da proteção da mesma. Não tem muito o que fazer não..

Sim, como já disse, ao usar o autotransformador sempre ligado alguma energia se perde, por isso ele se mantém aquecido, ou morno, vai depender da qualidade do mesmo.. Mesmo sem o motor do refrigerador ligado.. Autotransformadores simplesmente plugados na tomada, mesmo sem nenhuma demanda sobre eles, sim consomem alguma energia. Especificar quanto não dá, varia de transformador para transformador..

A questão da antena interna é muito mais direcionalidade do que sensibilidade. Antena amplificada não vai ajudar muito, pelo fato de ser amplificada

Dentro de casa, num sinal fraco, as reflexões desse sinal são muitas e acaba bagunçando o sinal.. A antena externa ganha pelo fato de ter maior número de elementos e com isso ganhar direcionalidade..

• Membro VIP
Postado

Faller

Obrigado pelas respostas.

Mas te pergunto. (ou para qualquer outro que queira responder). Existe algum equipamento (de preferência, de baixo custo ~100,00), que eu possa ligar no lugar da régua, para fazer esse chaveamento on/off para ligar ou desligar o transformador que uso o microondas sempre que eu quero? Por exemplo, uma "régua" mais parruda?

Claro, eu sei que se eu colocar um interruptor de tomada já da. Mas eu quero moleza... ahahahha

Abraços

• Membro VIP
Postado
Faller

Mas te pergunto. (ou para qualquer outro que queira responder). Existe algum equipamento (de preferência, de baixo custo ~100,00), que eu possa ligar no lugar da régua, para fazer esse chaveamento on/off para ligar ou desligar o transformador que uso o microondas sempre que eu quero? Por exemplo, uma "régua" mais parruda?

Claro, eu sei que se eu colocar um interruptor de tomada já da. Mas eu quero moleza... ahahahha

Abraços

Sim existe..

Tá muito estranho isso dai... Sua régua está ligada no 220 Volts correto??? Na saída do transformador, correto??

Esse tipo de régua costuma ter proteções para 10 Amperes e desse modo somente após uma demanda de 2200 Watts vai entrar em prdoteção. Microondas não pede tudo isso...

Qual é tua régua e como ela está ligada??

Postado
Faller

Abraços

Sim, compre uma reguá de rack:

regua-ac-rack.jpg

Segue minha experiência com antena externa:

http://forum.clubedohardware.com.br/antena-externa-tv/1127028

• Membro VIP
Postado

Faller... Não tenho aqui exatamente o modelo agora (não estou em casa). Mas comprei no mercado. Ela tem uma "chave" luminosa, com OFF e Reset / On. Essa chave que "desarma" quando acontece algo.

Eu acho estranho também. E sempre noto, que quando o microondas desarma a régua, alguns segundos antes, ele da um barulho diferente. Tipo, como se aumentasse o barulho dele... Aí a régua desarma (ela chega a esquentar). Eu re-ligo depois de uns minutos, e consigo usar por mais 1 ou 2 minutos. Até desarmar novamente.

Eu tenho suspeitas que pode ter defeito no microondas. Será?

A ligação é:

tomada (110v) -> régua - Transformador -> eletrodomésticos

Abraço Faller, e obrigado pela ajuda.

@Albert:

Essas réguas de rack, tem botão on/off?

E obrigado pela indicação do post sobre antenas.

• Membro VIP
Postado

Bastassim

Como falei, não estou em casa... Não tenho ideia... o modelo, se não me engano, é Consul Ideale... Algo assim. É pequeno.

Postado

Ok mas pense assim.

Nada tem rendimento100%.

Vamos dizer que o microondas é de 900W. E fazer contas simples.

900W /110= 8,8A

Se considerar que o rendimento do autotransformador

Rend auto ===» 8,8/ 0.9 = 9A

Se , como o meu , o fp do microondas for de 0,7.

FP= 0,7 ===» 9 /0,7 = 13A ( essas extensões são normalmnte para10 A e funcionam por efeito térmico)

Como me parece evidente a protecção ao fim de x tempo desarma.

• Membro VIP
Postado

Pode ser isso sim Bastassim.

Aí te faço a pergunta que fiz ali em cima:

O que me sugere, que seja simples (não precise alterar nada, nem instalar, etc) para colocar no lugar da régua que me permita utilizar da forma que venho utilizando hoje?

Abraço

• Membro VIP
Postado

outra coisa.. Alguns microondas, da linha dos com dourador, gostam de entrar em curto, principalmente o beep switch da porta, quando o dourador está ligado.

Os brastemp que conheci por exemplo, ao acionar o dourador, e abrir sem apertar o cancela estourava o fusível de proteção e fazia desarmar uma chave de 20A.

Postado

O que me sugere, que seja simples (não precise alterar nada, nem instalar, etc) para colocar no lugar da régua que me permita utilizar da forma que venho utilizando hoje?

Abraço

Primeiro ver a potência do microondas para se ter uma ideia mais correcta.

Depois comprar algo idêntico ao que tem mas que permita maior corrente,talvez 16A seja correcto.

• Membro VIP
Postado

Por que raios tens de ligar régua ai, nos 110 Volts??? Porque não o transformador direto na tomada 110??

E essa sua régua, tem chave liga desliga/reset, por que raios desejas outra chave liga desliga??

Em 110 Volts a régua sim pode estar perto de seu ponto de desligamento só com o microondas mesmo, como já te disseram..

Postado

Abraço

Já agora verificou se esse microondas pode trabalhar a 220?

Alguns modelos permitem.Veja o manual de instruções.

• Membro VIP
Postado

Faller:

Eu preciso de uma chave liga / desliga justamente para não deixar o transformador ligado direto. A tomada é de difícil acesso (fica atrás da geladeira). Logo, seria incomodo colocar e tirar o trafo toda vez da tomada. Então usei a régua como "on/off" pro transformador. Entende?

E eu não quero outra chave... quero uma que não desarme. :)

Bastassim: Vou ver.. mas tenho quase absoluta certeza que ele é somente 220v...

Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!