Ir ao conteúdo

Porque meu computador está aquecendo tanto?

Posts recomendados

Postado

Olá gurizada do Fórum.

Bom, estou com um grave problema, tenho um computador (desktop) muito novo, deve ter no mínimo menos de oito meses. No começo ele funcionava normal, não chegava nem a aumentar a temperatura, hoje, quando vou jogar jogos não tão pesados, como por exemplo, World of Warcraft ele chega a 85cº para mais. O estranho é que meu gabinete não chega nem a ficar quente, fica até gelado. Tenho um cooler na lateral esquerda dele, ele está limpíssimo e meu cooler do processador, da Intel, também está impecável, já abri o computador, já deixei o ventilador grudado nele, de nada adianta, meu cooler vai no máximo até 1700 RPM e poucos, raramente chega a 2000 RMP. Quando estou rodando algum jogo, fico no máximo uns 30 minutos jogando até que ele apaga completamente, e tenho que reiniciar, e mesmo assim, o problema continua.

Este é o meu primeiro post aqui no fórum, se algo estiver errado, desculpem-me. Obrigado pela atenção.

Configurações do computador:

Placa de Vídeo GTX 550 Ti 1gb

Processador Intel Core i5 2.90 GHz

Fonte de 500W

4gb de RAM

HD de 1TB

Windows 7 Ultimate 64bits

Postado

Olá,

tente revisar o cooler do processador. Por mais que esteja limpo, provavelmente a pasta térmica está ressecada. Se você trocou, é possível que o cooler esteja mal encaixado, reinstale ele. Verifique se o dissipador está esquentando, se o cooler do processador está rodando.

Se nada der certo, recomendo que você desabilite a leitura de temperatura, porque provavelmente é bug da bios na parte de leitura térmica. Há muitos casos, só pesquisar aqui no fórum. É ir onde ele faz a leitura na bios, selecionar a temperatura do processador e desabilitar, assim ele não vai reiniciar o pc.

Até.

Postado

Siga o procedimento do gustavo kreischer, senão resolver vai ter que trocar o cooler mas lembrando pc de loja com o cooler stock da intel dificilmente vai segurar jogos mesmo ainda mais se for video onboard da 2ª ou 3ª geração que tem placa de video embutida causando mais ainda aumento da temperatura...(experiência própria)... aqui antes da troca do cooler era media de entre 45º em idle e jogando chegava ate 86º depois de troca do cooler em modo extremo não passo de 59º

Você não parece ser extremista então senão resolver tente comprar este modelo que e barato e bom:

COOLER MASTER BLIZZARD T2 tem outros modelos que poderia te recomendar mas esse para usuarios padrão ta ótimo... assim joga em qual servidor do WoW ? vai que a gente se tromba numas raides lá ...(se for ally vou fazer bullying hein!?!?:D)...

Postado
Olá,

tente revisar o cooler do processador. Por mais que esteja limpo, provavelmente a pasta térmica está ressecada. Se você trocou, é possível que o cooler esteja mal encaixado, reinstale ele. Verifique se o dissipador está esquentando, se o cooler do processador está rodando.

Se nada der certo, recomendo que você desabilite a leitura de temperatura, porque provavelmente é bug da bios na parte de leitura térmica. Há muitos casos, só pesquisar aqui no fórum. É ir onde ele faz a leitura na bios, selecionar a temperatura do processador e desabilitar, assim ele não vai reiniciar o pc.

Até.

Obrigado pela resposta :)

Mas vamos supor que seja bug na BIOS na parte de leitura térmica, se eu desabilitar a opção para meu computador não reiniciar, não vão queimar os componentes ?

• Membro VIP
Postado

GabrielTaffarel

Seu processador é dotado da tecnologia Thermal Monitoring Technologies da

Intel, ela faz com que o processador perceba o aumento de temperatura e

gerencie o funcionamento evitando danos.

adcarvalho

Postado

Cara talvez seja preciso tirar o cooler do processador e ver a quantidade de pasta térmica, você deve saber que a pasta térmica ajuda a manter o processador frio! agora não considerando que seja aí o problema a vezes a própria fonte pode está entrando em curto e fica nesse processo de reiniciar direto até que um dia não ligue mais. talvéz possa ajudar você valeu.

Postado

Normal,um computador se ficar ligado muito esquenta mesmo,mas se você quiser qe ele pare de esqentar tire-o da tomada e depois você vee,elee fica noral,o meu pc tambem acontece isso.

Postado
GabrielTaffarel

Seu processador é dotado da tecnologia Thermal Monitoring Technologies da

Intel, ela faz com que o processador perceba o aumento de temperatura e

gerencie o funcionamento evitando danos.

adcarvalho

Como eu sigo o procedimento para desativar a opção na BIOS ?

O que eu achei que tem haver com o Processador se chama "Ajustes do Desempenho".

Dentro desta opção tinha, "Valor 1 para limite de energia (WATT)" e do lado o número 95, consegui aumentá-lo apenas até 500. Seria isso ?

Tinham outras opções também como, "Switch 2 para limite de Energia", "Longa Duração Mantida", etc.

Postado
Olá gurizada do Fórum.

Bom, estou com um grave problema, tenho um computador (desktop) muito novo, deve ter no mínimo menos de oito meses. No começo ele funcionava normal, não chegava nem a aumentar a temperatura, hoje, quando vou jogar jogos não tão pesados, como por exemplo, World of Warcraft ele chega a 85cº para mais. O estranho é que meu gabinete não chega nem a ficar quente, fica até gelado. Tenho um cooler na lateral esquerda dele, ele está limpíssimo e meu cooler do processador, da Intel, também está impecável, já abri o computador, já deixei o ventilador grudado nele, de nada adianta, meu cooler vai no máximo até 1700 RPM e poucos, raramente chega a 2000 RMP. Quando estou rodando algum jogo, fico no máximo uns 30 minutos jogando até que ele apaga completamente, e tenho que reiniciar, e mesmo assim, o problema continua.

Este é o meu primeiro post aqui no fórum, se algo estiver errado, desculpem-me. Obrigado pela atenção.

Configurações do computador:

Placa de Vídeo GTX 550 Ti 1gb

Processador Intel Core i5 2.90 GHz

Fonte de 500W

4gb de RAM

HD de 1TB

Windows 7 Ultimate 64bits

Peço licença ao autor e aos colegas para entrar na discução.

Vendo as declarações notei que falta uma informação. Marca e modelo da Fonte. Desligamentos nem sempre ocorrem por superaquecimento, e como disse adcarvalho ressaltou, seu processador possui Thermal Monitoring Technologies, que reduz o clock de acordo com o aumento da temperatura.

Poste por gentileza a marca e modelo da fonte, para possamos de imediato eliminar essa possibilidade.

Aproveitando a oportunidade, poste também qual a família do seu processador, para que possamos identificar a temperatura máxima de operação.

Grande abraço

Normal,um computador se ficar ligado muito esquenta mesmo,mas se você quiser qe ele pare de esqentar tire-o da tomada e depois você vee,elee fica noral,o meu pc tambem acontece isso.

Aquecimento é normal sim, mas existem diversas estratégias que o usuário pode utilizar para reduzi-lo, podendo assim usar o potêncial máximo da configuração com segurança, conservando a saúde e vida útil do hardware por mais tempo.

Se você usa dessa tática (desligar o pc) para deixa-lo esfriar e voltar a usa-lo, esta precisando estudar um pouco sobre o assunto.

http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Nao-Deixe-seu-PC-Torrar-no-Verao/96

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-e-o-Melhor-Local-para-Instalar-Uma-Ventoinha-no-Gabinete/2458

Abraço e boa Leitura

Como eu sigo o procedimento para desativar a opção na BIOS ?

O que eu achei que tem haver com o Processador se chama "Ajustes do Desempenho".

Dentro desta opção tinha, "Valor 1 para limite de energia (WATT)" e do lado o número 95, consegui aumentá-lo apenas até 500. Seria isso ?

Tinham outras opções também como, "Switch 2 para limite de Energia", "Longa Duração Mantida", etc.

Gabriel, a não ser que você tenha um conhecimento mais aprofundado na área, não recomendaria alterar valores no menu da Bios.

Particularmente eu não tenho conhecimento para lhe afirmar se essa tecnologia da Intel pode ser desativada na Bios, (sempre trabalhei com Adm), se não me engano, o que você pode desativar é o recurso de shutdown, em que o Pc não mais desligará após certa temperatura, lembrando que isso é extremamente perigoso ao seu hardware, pois é o dispositivo que o proteje contra a queima.

Existem outras maneiras de resolver o seu caso, sem precisar colocar seu hardware em risco. Fique tranquilo, estamos dispostos a ajuda-lo a encontra uma saída.

Grande abraço

Postado

Muito obrigado pela ajuda e pelos tópicos adicionais para meu auxílio.

Bom, eu baixei o programa SpeedFan para monitorar a velocidade das ventoinhas, nele mostrou que onde mais está aumentando a temperatura é na GPU, processador da placa de vídeo. Não vejo o porque, o resto dos meus componentes estão todos entre 27cº e 36º. Poderia me ajudar ?

Postado
Muito obrigado pela ajuda e pelos tópicos adicionais para meu auxílio.

Bom, eu baixei o programa SpeedFan para monitorar a velocidade das ventoinhas, nele mostrou que onde mais está aumentando a temperatura é na GPU, processador da placa de vídeo. Não vejo o porque, o resto dos meus componentes estão todos entre 27cº e 36º. Poderia me ajudar ?

Essas temperaturas foram medidas em Idle (computador em pausa)?

Tire um Print Screen da tela do Speed Fan e poste aqui no tópico, assim fica mais fácil a identificação da causa.

Caso não saiba como faze-lo, basta clicar na tela Print Screen do seu teclado, abrir o paint, colar a imagem nele e salva-la em seu computador.

Abra então o site http://imageshack.us/, busque pela imagem no botão Browse, e clique em carregar agora (é necessário se registar no site).

Logo em seguida copie o link que ele lhe dará, e adicione aqui no forum.

E como eu solicitei na mensagem anterior, poste por favor o modelo e marca da sua fonte de alimentação.

Abraço

Postado
Essas temperaturas foram medidas rodando um jogo:

http://imageshack.us/f/580/semttulojkc.jpg/

Fonte: Pctop Part Number: FAPT500

Só essa informação que consegui, estava no adesivo da fonte :/

Realmente a temperatura do processador está em um patamar muito bom.

Segundo a Nvidia, a temperatura máxima de operação da sua Gtx550 TI é de 100°, sendo assim 80° ainda é uma temperatura aceitável.

Caso queira melhorar a refrigeração da Vga, recomendo a troca do cooler.

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-twin-turbo-ii-box.html

Uso em minha Gtx460 e recomendo. As temperaturas que antes chegavam a 85, hoje não passam de 48.

Claro que isso se você estiver disposto a gastar em tal recurso, caso nao esteja, não existe necessidade para se preocupar, não passando disso, seu placa não estará em risco.

Apenas um breve comentário sobre sua fonte. Este modelo não é de 500W, mas sim de 300w, além de ser um produto de baixissima qualidade.

Segue testes do CDH

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-PCTop-FAPT500/2801/12

Seu pc possui uma demanda que gira em torno de 250W (ressaltando que eu fiz a medição sem saber detalhes da sua configuração).

É altamente recomendada a troca da fonte, pois acredito eu estar ai a causa dos seus problemas, embora claro, isso é assunto para outra área do forum.

Vá na sessão Fonte e Energia, e pesquise o modelo que melhor se encaixa em sua configração. Caso tenha dúvidas, abra um post e peça uma indicação.

Grande abraço e boa sorte

Postado
Realmente a temperatura do processador está em um patamar muito bom.

Segundo a Nvidia, a temperatura máxima de operação da sua Gtx550 TI é de 100°, sendo assim 80° ainda é uma temperatura aceitável.

Caso queira melhorar a refrigeração da Vga, recomendo a troca do cooler.

http://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-twin-turbo-ii-box.html

Uso em minha Gtx460 e recomendo. As temperaturas que antes chegavam a 85, hoje não passam de 48.

Claro que isso se você estiver disposto a gastar em tal recurso, caso nao esteja, não existe necessidade para se preocupar, não passando disso, seu placa não estará em risco.

Apenas um breve comentário sobre sua fonte. Este modelo não é de 500W, mas sim de 300w, além de ser um produto de baixissima qualidade.

Segue testes do CDH

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-PCTop-FAPT500/2801/12

Seu pc possui uma demanda que gira em torno de 250W (ressaltando que eu fiz a medição sem saber detalhes da sua configuração).

É altamente recomendada a troca da fonte, pois acredito eu estar ai a causa dos seus problemas, embora claro, isso é assunto para outra área do forum.

Vá na sessão Fonte e Energia, e pesquise o modelo que melhor se encaixa em sua configração. Caso tenha dúvidas, abra um post e peça uma indicação.

Grande abraço e boa sorte

Obrigado pela resposta.

Você poderia me explicar porque minha placa não estará em risco ?

Não sei dizer se minha fonte é de boa qualidade. No adesivo estava constando Fonte: Pctop Part Number: FAPT500 e escrito "500W", não sei mais se posso confiar no meu produto hahaha.

Postado

Essa tua fonte "PCTOP" é pra lá de genérica e deve ser evitada a todo custo.

As leituras do Speedfan não são muito precisas, prefiro o Aida 64 ou o Real Temp.

Esse cooler padrão da Intel é realmente horrível, mas... já fez o teste do dedômetro nele? Ou seja, encostar o dedo no dissipador, pra se certificar que está realmente quente?

Se a ventilação for adequada, computadores podem ficar 24 horas ligado, sem se aquecerem.

http://forum.clubedohardware.com.br/meu-pc-aguenta/627029

Postado
Obrigado pela resposta.

Você poderia me explicar porque minha placa não estará em risco ?

...se você não estiver disposto a gastar em um recurso de refrigeração com maior desempenho, não existe necessidade para se preocupar, não passando disso, seu placa não estará em risco.

Justamente pelo que disse no comentário anterior.

A temperatura máxima recomendada para sua placa é 100°, ou seja, a sua está 20° abaixo da temperatura máxima, sendo assim não existe motivo para desespero.

Claro que quanto menor a temperatura melhor.

Não sei dizer se minha fonte é de boa qualidade. No adesivo estava constando Fonte: Pctop Part Number: FAPT500 e escrito "500W", não sei mais se posso confiar no meu produto hahaha.

Resumindo sobre sua fonte. Ela não é de qualidade.

Veja porque:

Teste Fonte Pctop FAPT500

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado

Ola gurizada do fórum.

Bom, por incrível que parece, meu problema voltou, a GPU ainda está aquecendo MUITO mesmo, ela é a fonte do problema, jogando BF3 ele fica poucos minutos ligado. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar nisso ou me dizer como desabilito a opção na BIOS para que meu PC pare de reiniciar quando esquenta acima de 90ºc. Obrigado.

Postado

Bom tem como passar o modelo da placa mãe ai ficaria mais fácil dizer onde e como procurar a opção de desabilitar isso.

E na questão da placa estar superaquecendo pode melhorar se por um COOLER ROCKET V ou V2 da Evercool isto é se seu gabinete tiver furação ou encaixe para esse tipo de acessorio ou pegue uma FAN lateral boa e novamente repito veja se seu gabinete tem furação em cima da placa de video para por um cooler ajuda pacas ...(experiência própria)...

Postado
Ola gurizada do fórum.

Bom, por incrível que parece, meu problema voltou, a GPU ainda está aquecendo MUITO mesmo, ela é a fonte do problema, jogando BF3 ele fica poucos minutos ligado. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar nisso ou me dizer como desabilito a opção na BIOS para que meu PC pare de reiniciar quando esquenta acima de 90ºc. Obrigado.

GabrielTaffarel, como dito em um post anterior, a temperatura máxima de sua placa de vídeo é de 100°, sendo assim ela não desligará até que a temperatura ultrapasse essa faixa.

Recomendo testar sua VGA em um computador que tenha uma fonte de qualidade.

Volto a enfatizar que o problema pode estar em sua fonte e não em sua VGA.

Pelo simples fato de que ao executar um aplicativo pesado, seu pc demanda maior desempenho, sendo assim maior alimentação e derivado disso tudo vem as altas temperaturas. Como a fonte não tem qualidade para alimentar tal demanda, ela simplesmente "arrega" e o computador desarma. Outro detalhe, sem uma boa refrigeração no gabinete, a fonte também irá aquecer, reduzindo seu desempenho.

Na Bios você consegue desativar o recurso de Shutdown do processador. Eu particularmente desconheço esta opção para desarmar a VGA.

Faça o teste conforme proposto para que possamos eliminar esta possibilidade.

Forte Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!