Ir ao conteúdo

Memorias normais com 1 pente e erros com 2 dois.

Painter

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Estou com um caso interessante aqui com minhas memorias.

No caso 2 x DDR2 800 Kingston 2G (4g no total) - em suposto Dual Channel

Placa-mãe ASRock N61P

WIN XP SP3

Como é sabido o XP não se dá muito bem com 4G de RAM mas acontece um fato curioso.

Acho que o PC esta um pouco lento nas suas obrigações e procedi a um teste das memorias com o Mentest.

Coloquei um pente por vez num slot (ha dois na SRock) e rodei o Mentest > deu normal

Coloquei o outro pente no mesmo slot > deu normal (sem erros)

Refiz o mesmos testes com os dois pentes no outro slot e deu normal.

Mas ao rodar o Mentest com os dois pente nos 2 slots simultaneamente, apareceu um grande numero de erros no programa.

Como posso entender isso?

Com um unico pente dá normal e com os dois dá erros?

Seria problema com o XP ou algo com placa-mãe, etc.

Informo que o processador é um Phenom II 945 (3000)

Se alguém puder me explicar o porque disso, lhes agradeço.

Aproveitando, se for problema com o XP, não seria mais vantajoso se trocar um dos pentes de 2g por um de 1g e assim ficar com 3 g que é o que o XP 32 aceita?

O que for possivel me explicar, obrigado

Postado

Talvez alguma região das memórias com problema só é testada quando as duas estão nos slots.

Verifica nessa placa-mãe se há um botãozinho chamado MEM OK e pressiona ele quando ligar o PC e torna a testar as duas memórias para ver se ocorrem os erros.

Postado

Amigo, para se certificar de qual modo está sendo usado, entre outras configurações da memoria, instale o CPUID CPU-Z:

Tire umas screenshots da abas com os dados que o programa te apresentar e poste para darmos uma olhada.

Postado
Amigo, para se certificar de qual modo está sendo usado, entre outras configurações da memoria, instale o CPUID CPU-Z:

Tire umas screenshots da abas com os dados que o programa te apresentar e poste para darmos uma olhada.

Como pedido, umas screens do CPU-Z

post-1068503-13884965794472_thumb.jpg

post-1068503-13884965794724_thumb.jpg

post-1068503-13884965794994_thumb.jpg

post-1068503-13884965795256_thumb.jpg

post-1068503-13884965795485_thumb.jpg

Postado

É amigo, tem coisas bem interessantes nessas informações.

-Você está usando um Phenon II X4 que é geralmente acompanhado com memorias DDR3, porém está montado em uma placa mãe que usa DDR2, nada de mais, já que a AMD providenciou essa retrocompatibilidade, mas é a primeira vez que eu vejo esse cenário.

-Essa memoria DDR2-800 está rodando a 533, bem abaixo do clock máximo que teoricamente poderia rodar

-Já está usando command rate 2T

-Está rodando nas temporizações JEDEC

-Realmente está em modo dual channel unganged

O que podes fazer é:

-Retirar os módulos e limpar os contatos e soquetes com álcool isopropilico(baixíssima probabilidade de resolver mas é boa pratica)

-aumentar as temporizações em 1T ou 2T em todos os parâmetros para observar se normaliza(vai provocar perda de performance, no entanto)

-na BIOS, configurar para rodar em single channel, mesmo com os dois pentes, e verificar se os erros somem(comprovando se é possível ou não usar os 2 pentes ao mesmo tempo em ao menos um cenario)

-na BIOS, configurar para dual channel ganged mode, vai alterar a forma que a controladora lida com os 2 pentes, podendo também solucionar o caso.

Boa sorte.

Postado

CIPODS,

Vou tentar as configurações na BIOS e depois, posto aqui.

Rodando em 533 para mim é um "espanto", pois pelo manual da placa, ela deve aceitar até DD2 1066.

Veja se quiser > http://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N61P-S/

Não sei configurar como poderia por falta de conhecimento, pois já sou um velhão na idade. Mas vamos tentar.

Grato por sua atenção.

Postado

Amigo CLPODS,

Não me atrevi a mudar nada na BIOS pois não sou capacitado para tanto e tenho medo mesmo de fazer algo que ponha em risco total a placa-mãe, visto que mexer em BIOS é só para quem sabe o que esta fazendo.

Como voce parece entender do assunto, me arrisco a lhe pedir um favor, caso possa ter um tempinho e vontade, em dar uma olhada num pequeno video que fiz das configuirações atuais da BIOS da minha ASRock N61P-S e me dizer o que pode ser melhorado, se for o caso, para agilizar o PC e aproveitar melhor o potencial das memorias.

Veja o video no Tube: BIOS ctt - YouTube (imagem não muito boa, mas acho que dá pra entender os parametros)

Caso queira comparar os dados, fiz um resumo do Everest que pode ser baixado em: http://www.4shared.com/document/5Pt8nYAT/SumrioEverest.html

Aproveitando, se voce notar, meus HDs estão, aparentemente, rodando em IDE e são SATA. Não tem como se coloca~los se não me engano em AHCI para melhorar a performance ou na BIOS só mudando de IDE para RAID pode resolver o problema do caso dos HDs.

Também arranjei um pente Kingston DDR2 800 de apenas 1g. Se coloca-lo com um outro de 2G que já esta no PC totalizando 3G, não seria melhor de que com os 4G atuais que o XP 32 não trabalha direito?

Dê sua opinião.

Desculpe incomoda-lo com meus problemas, mas se puder dar uma força (ou algum outro(s) colegas foristas), lhe(s) serei muito grato.

Obrigado.

OF

Postado

Primeiramente, desmistifique as citações "Windows XP não lê, não gerencia, não se dar bem..." toda elas são mito.

XP x86 é um O.S com buffer de 4GB de memória, portanto, ele pode gerenciar, ler e se dar bem com 4GB de memória; independentemente de quantos GB de RAM instalados, o XP gerenciará sempre 4GB de memória. Quando você instala 4GB de RAM, o sistema não entrega a totalidade ao XP, pois precisa de parte dos 4GB totais de buffer para armazenar endereços fixos de hardwares e como todo o buffer está na RAM, esta é sacrificada para tais endereços, o que resulta de menos RAM disponível para o O.S.

voltando.

No seu setup, onde está escrito Memory Clock [auto] você deve alterar primeiramente para Memory Clock [333MHz], salve e reinicie o sistema.

se possível poste SS do CPU-Z com as abas abertas:

Memory

SPD e escolha 1 slot ocupado

SPD e escolha o outro slot ocupado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...