Ir ao conteúdo

Notebook Desligando

LfkLucas

Posts recomendados

Postado

Boa Noite,

Estou com um problema um tanto estranho em meu Notebook, um Dell Vostro 3560.

A principio ocorria apenas ao estar jogando (vários jogos), mas agora com tarefas simples. Tanto utilizando a Intel HD Graphics 4000S, como a ATI Radeon 7670. Ele fica com a tela preta (não consigo fazer nada) por uns 20 segundos, e depois desliga. As vezes acontece em sequência, e as vezes consigo jogar varias partidas sem ocorrer o problema, apesar de estar piorando cada vez mais.

Acredito que o problema não é da temperatura, pois logo após desligar eu ja posso liga-lo novamente. Mas por via das dúvidas, dei uma checada no Aida64, e a temperatura do processador que fica em torno de uns 50ºC.

Realizei diversos testes do suporte da Dell, focando principalmente o vídeo (tanto onboard como offboard), e não encontrei problemas, também atualizei a bios, o que não resolveu meu problema.

Instalei o Windows 8(mas não formatei), e passei a utilizar o mesmo, e o problema persiste.

Solicitei acesso remoto de um técnico da Dell, o mesmo realizou novamente diversos testes, não encontrou problemas, e informou que o problema não era de Hardware, e sim de programas.

realmente não sei mais o que fazer...

Jogos: League of legends, COD MW 3, e outros muito mais leves.

Me Desculpem caso a sessão não seja a correta !

Edit1: após instalação do w8 piorou, na ultima hora desligou 7x, e em uma delas apareceram diversas cores aleatorias, depois ficou preto por 30s, e desligou.

Edit2: Utilizei um programa para estressar o processador, nada aconteceu !. Estou testando utilizar o note sem bateria, ate então não desligou.

att

Lucas Felipe

• Coordenador
Postado

Amigo, creio que exista algum erro no HD, levando em conta que ele trava e logo desliga. Isso também condiz com o que disse o técnico da Dell. Tente o seguinte: iniciar > computador > botão direito na partição do sistema no disco (geralmente C: ) > propriedades > ferramentas > verificação de erros > verificar agora > iniciar.

Nenhum arquivo será alterado durante o processo.

Vai mandar reiniciar, faça. Espere o término do procedimento (pode demorar, é normal aparecerem comandos em preto na tela). Teste.

Espero ter ajudado.

Postado
Amigo, creio que exista algum erro no HD, levando em conta que ele trava e logo desliga. Isso também condiz com o que disse o técnico da Dell. Tente o seguinte: iniciar > computador > botão direito na partição do sistema no disco (geralmente C: ) > propriedades > ferramentas > verificação de erros > verificar agora > iniciar.

Nenhum arquivo será alterado durante o processo.

Vai mandar reiniciar, faça. Espere o término do procedimento (pode demorar, é normal aparecerem comandos em preto na tela). Teste.

Espero ter ajudado.

Realizei o procedimento, vamos ver se resolve. Tinha o windows 7 instalado no C, e o 8 no D, e em ambos o note desligava, você acha que pode ter sido resolvido com esse procedimento por você citado?

agradeço pela dica ;)

Edit: não funcionou :/

• Coordenador
Postado
Realizei o procedimento, vamos ver se resolve. Tinha o windows 7 instalado no C, e o 8 no D, e em ambos o note desligava, você acha que pode ter sido resolvido com esse procedimento por você citado?

agradeço pela dica ;)

Edit: não funcionou :/

Amigo, quer dizer que você utiliza o HD com bipartição? Seleciona o sistema pra executar quando liga o computador?

Você já tinha o Windows 7 em uma partição, depois instalou o Windows 8 na outra e tem as duas? Você fez o procedimento nas duas partições? Os dois sistemas travam, dando o mesmo problema?

Cheque as temperaturas pela Bios. Está tudo normal (não só CPU, mas tudo)?

Postado
Amigo, quer dizer que você utiliza o HD com bipartição? Seleciona o sistema pra executar quando liga o computador?

Você já tinha o Windows 7 em uma partição, depois instalou o Windows 8 na outra e tem as duas? Você fez o procedimento nas duas partições? Os dois sistemas travam, dando o mesmo problema?

Cheque as temperaturas pela Bios. Está tudo normal (não só CPU, mas tudo)?

Isso mesmo, na verdade, agora estou formatando, e irei deixar apenas uma partição, e um windows. caso ocorra o problema novamente, irei chegar pela bios, e posto os resultados aqui. agradeço

edit: formatado, exclui TUDO, instalei o windows e no way, continua a mesma *****.

• Coordenador
Postado
31502gx.jpg

Acabou de desligar, aqui está a temperatura.

(não sei como vê na bios :S)

http://i42.tinypic.com/31502gx.jpg

É bom ver na Bios porque nem sempre esses programas podem estar 100% corretos. Procure por abas como "information", "temperature".

É amigo, veja o máximo das temperaturas do processador... isso não está muito legal. Mesmo a temperatura média está um pouco alta. Nada está obstruindo a saída de ar do notebook? O cooler está girando normalmente? O notebook sofreu alguma pancada?

Parece que ele está esquentando, travando e desligando para proteção do Hardware. A temperatura média está em 54ºC e um dos núcleos cegou a 75ºC! Essa é a temperatura limite para muitos processadores.

Instale o "SpeedFan" para conseguir ver a velocidade do cooler, ou veja pela Bios.

O notebook ainda está na garantia? Recomendo levar à uma assistência autorizada para verificar o encaixe e a rotação do cooler.

Postado

Isso ai pode ser chipset da placa mãe , ainda mais por aparecer cores aleatórias na tela, ja ocorreu de parar de funcionar alguma usb , mesmo voltando a funcionar depois ? Se tiver na garantia é aconselhado levar o quanto antes.

Postado
Isso ai pode ser chipset da placa mãe , ainda mais por aparecer cores aleatórias na tela, ja ocorreu de parar de funcionar alguma usb , mesmo voltando a funcionar depois ? Se tiver na garantia é aconselhado levar o quanto antes.

Nunca ocorreu, apenas um mouse razer problemático, mas acho que é problema do mouse mesmo!. irei buscar informações referentes a garantia agora, apesar de eu n possuir a NF aqui, isso é um problema? bom, agradeço pela dica.

att Lucas Felipe

• Coordenador
Postado
Nunca ocorreu, apenas um mouse razer problemático, mas acho que é problema do mouse mesmo!. irei buscar informações referentes a garantia agora, apesar de eu n possuir a NF aqui, isso é um problema? bom, agradeço pela dica.

att Lucas Felipe

Suas temperaturas não estão normais. Leia mensagem acima.

Postado
Suas temperaturas não estão normais. Leia mensagem acima.

MastterD, desculpe, não tinha visto sua mensagem. não me lembro dele ter sofrido pancada... Cheguei ate utilizar aqueles coolers externos, mas não adiantou muito, a próxima vez que desligar irei verificar pela BIOS, e também por esse programa que me indicou.

Nada está obstruindo a saída, e o cooler aparenta estar normal. vou fazer alguns testes e postar os resultados aqui, muito obrigado pela ajuda =)

Postado
É bom ver na Bios porque nem sempre esses programas podem estar 100% corretos. Procure por abas como "information", "temperature".

É amigo, veja o máximo das temperaturas do processador... isso não está muito legal. Mesmo a temperatura média está um pouco alta. Nada está obstruindo a saída de ar do notebook? O cooler está girando normalmente? O notebook sofreu alguma pancada?

Parece que ele está esquentando, travando e desligando para proteção do Hardware. A temperatura média está em 54ºC e um dos núcleos cegou a 75ºC! Essa é a temperatura limite para muitos processadores.

Instale o "SpeedFan" para conseguir ver a velocidade do cooler, ou veja pela Bios.

O notebook ainda está na garantia? Recomendo levar à uma assistência autorizada para verificar o encaixe e a rotação do cooler.

O I3/I5/I7 ivy bridge de note suportam temperaturas pouco maiores que 100* C ...

Postado
O I3/I5/I7 ivy bridge de note suportam temperaturas pouco maiores que 100* C ...

Zex, você acha que não seria esse o meu problema então? tem alguma sugestão do que possa ser?

• Coordenador
Postado

Suportar não quer dizer ser normal, muito mais em um notebook Dell bem refrigerado. Além disso, isso varia muito de produto a produto.

O limite de suporte do processador dele é 105ºC, apesar de que 75ºC já é algo bem quente e creio que seja realmente problema de temperatura. Vale lembrar também que se o processador esquenta, o resto esquenta.

Postado

É, parece que o MastterD estava certo, durante os jogos a temperatura do Core0 e Core1 chega a passar os 80ºC, enquanto do GPU fica em 65ºC. O problema, é que segundo o speedfan, GPU Fan é de 0 RPM !!!!

Aparentemente os coolers estão funcionando, mas vai saber, amanha irei soliciar a vinda de um técnico da Dell.

Agradeço a ajuda galera,

att

Lucas Felipe

• 2 semanas depois...
Postado

Bom pessoal,

Meu computador pifou de vez, nem ligar ele ligava. Hoje (depois de 1 semana) recebi o técnico da Dell, o mesmo efetuou a troca da motherboard. Após a troca, o notebook passou a apresentar outro problema, os 7 bips. O técnico entrou em contato com o suporte da Dell, que disse que a nova motherboard estava defeituosa.

efetuei uma rápida pesquisa, e encontrei topicos (inclusive com notebooks Dell) que diziam ser problema no processador.

Alguem sabe me dizer qual das informações procede? pois terei que esperar mais uma semana para a troca da placa mãe, e se não resolver, mais uma semana para a troca do processador.

Realmente, ta **** ficar sem pc...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...