Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que coloco na primeira configuração do iC-Prog?


96daniel96

Posts recomendados

Aqui está dando erro.

Verify failed at address 0000h!

Mesmo sem o PIC e mesmo sem o gravador estando conectado ao computador da esse erro.

Eu desliguei a fonte e resolvi da uma olhada com o multimetro para ver se vejo um sinal de vida e vi que todas as tensões(ou quase todas), estão negativas.

Quando fui medir no multimetro analógico o ponteiro girou do lado errado.

Eu olhei o conector e o pino 5 está ligado certo na placa, no ground.

Não sei por que isso ocorre.

Estou com medo de ter perdido dinheiro fazendo isso, se o pic queimar não vou poder comprar outro...

O que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

96daniel96, é normal que o ICprog acuse esse erro quando o gravador não está ligado na porta serial ou quando o PIC não está encaixado.

Também é normal você encontrar tensões negativas, pois a porta serial as produz.

Primeiramente, confira a montagem com o esquema. Se quiser, pode postar várias fotos de vários ângulos da sua montagem que eu te ajudo a conferir.

Em qual sistema operacional você está executando o ICprog?

Você habilitou o driver que permite que o ICprog tenha acesso à porta COM?

Siga as instruções que constam no meu tutorial a partir da página 38:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-pic-programacao/919942

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu fiz todos os passos do tutorial.

Obrigado.

Mas ainda não está funcionando.

Bom, descobri que a tensão negativa do Pino 3 fica positiva depois que mando gravar.

E o led vermelho continua a não acender nunca.

Só acende quando vai medir a tensão daquele nó dos dois resistores(R5 e R4) e coletor do T1.

Fui ver o transistor e vi que ele está invertido. E depois vi que são os dois transistores que estão invertidos.

O problema é que meu sugador de solda sumiu, então fica ruim para tirar ele da placa.

Quando eu desinverter eles eu volto aqui postar.

Acha que isso pode ter causado esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei os transistores.

Foi difícil sem sugador de solda, mas deu para tirar.

Eu olhei o datasheet dele, mas não sabia como reconhecer se é olhando de cima para baixo ou de baixo para cima.

Depois apareceu aquela mensagem, que foi verificado com sucesso, alguma coisa assim.

Então fechei o iC-Prog e abri de novo para ler e deu a mesma coisa.

Depois gravei outra coisa para garantir deu o que gravei.

E o led vermelho acendeu sem eu mexer no circuito, apenas mandando para gravar.

Obrigado pelo gravador, ficaria meio rum de descobrir qual gravador fazer e faze-lo funcionar.

E também, eu não falei antes, mas na primeira vez que liguei o PIC ele tava virado para o lado errado, e como o vdd e vss do pic é do lado oposto na mesma posição, eu liguei invertido, e o led do gravador ficou com a luz fraca, ai eu não tinha certeza do que fiz, então dei curto no PIC de novo, ai eu vi que estava invertido...

Aqui as fotos:

foto0276kw.jpg

foto0273k.jpg

foto0274i.jpg

foto0275it.jpg

Eu tenho uma dúvida, no proteus para ligar o PIC não preciso de nada.

Mas na realidade o que preciso para ligar o PIC16F628A, no proteus até no PIC16F84 não precisava de nada, só o PIC.

Queria saber que componentes precisa, do cristal de quartzo, capacitor no MCLR eu sei la.

No google ta meio rum de achar um circuito mais básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!