Ir ao conteúdo

Problema com no-break

Hacalbert

Posts recomendados

Postado

gente,acabei de comprar um no-break,e percebi depois de alguns minutos jogando ele desliga o pc,devo admitir q não conhecia como um no-break realmente funcionava,impulsionado por causa das quedas de energia constantes na minha cidade,resolvi comprar um no-break,eis o modelo: Nobreak New Statyon 700VA Bivolt - SMS,depois de pesquisar vi q era necessário uma série de fatores para escolher um no-break q funcionasse corretamente com minha configuração,meu pc é um i3-540 , gtx 560,fonte cooler master gx 650w.Meu no-break é 700va,fator potencia 0,5.Gostaria de saber qual o melhor no-break para mim,e porque meu no-break desliga,já q meu estabilizador é de 300va e jogo várias horas,eu não consigo entender o porque dessa diferença da energia não passar corretamente para minha fonte, e se tem algo q eu possa fazer para jogar usando este no-break sem danificar meu pc,e também gostaria de saber se vou ter problema em continuar usando o no-break(no caso sem jogar) já q ele apita e acende as duas cores somente quando começo a jogar.Agradeço desde já pela ajuda!! ;D

• Membro VIP
Postado
gente,acabei de comprar um no-break,e percebi depois de alguns minutos jogando ele desliga o pc,devo admitir q não conhecia como um no-break realmente funcionava,impulsionado por causa das quedas de energia constantes na minha cidade,resolvi comprar um no-break,eis o modelo: Nobreak New Statyon 700VA Bivolt - SMS,depois de pesquisar vi q era necessário uma série de fatores para escolher um no-break q funcionasse corretamente com minha configuração,meu pc é um i3-540 , gtx 560,fonte cooler master gx 650w.Meu no-break é 700va,fator potencia 0,5.Gostaria de saber qual o melhor no-break para mim,e porque meu no-break desliga,já q meu estabilizador é de 300va e jogo várias horas,eu não consigo entender o porque dessa diferença da energia não passar corretamente para minha fonte, e se tem algo q eu possa fazer para jogar usando este no-break sem danificar meu pc,e também gostaria de saber se vou ter problema em continuar usando o no-break(no caso sem jogar) já q ele apita e acende as duas cores somente quando começo a jogar.Agradeço desde já pela ajuda!! ;D

Veja que monte de furos, de equívocos, cometes ai:

1) Usas estabilizador em uma fonte que tem PFC ativo e desse modo consegue operar mesmo que a tensão da rede varie de 90 a 265 Volts AC.. Ela aguenta operar em uma faixa maior do que o seu estabilizador consegue..

2) Uma fonte de 650 Watts com eficiência aproximada de 80^vai demandar da tomada da parede, do estabilizador, o do que for que a alimenta algo como 650Watts/0,80 = 812 Watts. Qualquer dispositivo que ofereça menos que isso pode estar sub dimensionado e oferecer gargalo, desligar o PC, resetar a máquina, o diabo....

3) O mesmo vale para o no-break, tendo ele ainda que alimentar o monitor, ou seja, cresce de 50 Watts a necessidade de energia que ele tem de oferecer, passa para 812 + 50 = 862 Watts como mínimo...

4) Seu estabilizador consegue ofertar 300 Watts e seu monitor exige 50 deles, sobrando 250 Watts para a config... Como a fonte tem eficiência de 80%, esse estabilizador limitará a energia que a fonte pode oferecer em 250 x 0,80 = 200 Watts...

Claro que você deve saber que sua config não vai se satisfazer com apenas 200 Watts, pois fosse assim não terias colocado nela uma fonte capaz de entregar 650 Watts, certo???

5) Ai, para complementar colocaste um no-break capaz de oferecer 700 VA e tem fp=0,5. Ou seja, seu no-break, não muito diferente do estabilizador, está limitado em oferecer 700 VA x 0,5 = 350 Watts..

Coloque um motor de fusca num desses dai e veja se ele vai conseguir tocar legal o bruto..

51_1215-Set83-01.jpg

É isso que fizestes, resguardando as proporções e com a licença poética da analogia...

A energia em um PC cobra um compromisso, de sempre ofereceres ao dispositivo seguinte, na cadeia da alimentação, maior ou igual capacidade, no mínimo, do que poderá ser necessário.. Só isso e a isso se dá o nome de dimensionamento adequado...

Teu último erro foi superdimensionar a demanda da tua config. Definitivamente ela não exige fonte de 650 Watts para tocar a mesma com folga ainda.. Quando superdimensionas uma fonte acabas ficando com o compromisso de continuar propagando esse erro. Tendo de superdimensionar também o no-break.. Assim por cima, para tocar sua config mais um monitor, com um no-break de fp=0,5, ele teria de ser capaz de oferecer 650/0,8 = 812 Watts + 50Watts = 862 Watts / 0,5 = 1.725 VA's.. Com um de 700 VA's só faltaram 1.000 VA's..

Os erros de dimensionamento não perdoam...

Certa feita redigi um tópico acerca dos problemas de se superdimensionar uma fonte e em seu item 8 abordei exatamente esse seu caso.

Leia ai para entender: 10 Boas razões para você evitar superdimensionar a fonte de seu PC

Do modo como penso que usas ai, com no-break e estabilizador, não dá para saber exatamente qual deles prejudica mais... Eu tiraria ambos... Colocaria um bom filtro de linha e não usaria nenhum deles. O prejuízo da falta de energia ai me parece poder ser tão somente perderes o score em um jogo, desse modo, não me parece assim tão importante a ponto de garantir o salvamento do mesmo na falta de energia. Desse modo, investiria a grana do estabilizador + do no-break em um bom filtro de linha e ainda sobraria muita grana, daria de fazer um ou mais churrascos regado a ceva...

Mas se você insistir em adotar um no-break, independentemente do que seja, não o faça sem antes ler isso dai: No-break realmente é a salvação???

Se você não entendeu alguma coisa, pergunte ai...

Postado

cara mt obrigado pela explicação e ajuda valeu mesmo!!A partir de agora vou ter mais cuidado com isso!!Última pergunta por curiosidade, como saber qual melhor tipo de filtro de linha??

Postado
Não uso estabilizador nem no-break de baixo custo. Uso e sempre usarei No-break Senoidal.

Ótimo, mas quando você indicou "comprar APC" sem repassar a informação completa (sobre a necessidade de ser senoidal), ficou de se entender que poderia ser qualquer APC (tanto estabilizador quando shortbreak). Informação incompleta da espaço para mal entendimento.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!