Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida estrutura em ccs


heliosouza

Posts recomendados

Olá a todos.

Estou aprendendo a programar pic em ccs e surgiu uma dúvida. Já procurei em alguns posts, mas como não encontrei, resolvi criar este tópico.

A dúvida é a seguinte:

No programa abaixo, preciso incluir algumas sub-rotinas e não sei se devo inclui-las antes ou depois do main.


//defines
//declaração de variáveis

**** subrotinas aqui

void main()
{
// configurações do pic

while(true)
{
// programa principal
//chamada para subrotina1
//chamada para subrotina2
}
}


***** ou aqui
//fuses

Agradeço a todos que puderem colaborar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá vtrx!

Obrigado pela dica. Consultei o exemplo abaixo e vi que as sub-rotinas foram declaradas antes do main e foram inseridas no código, após o main.

http://www.tiexpert.net/programacao/c/prototipos.php

No meu caso, as rotinas não retornam nenhum valor e o programa que fiz já compilei e está rodando. Só quero me certificar se o pic, com esta estrutura que montei, pode vir a travar ou coisa do tipo.

Depois de ver este exemplo, modifiquei meu programa e ficou assim.


#fuses
#defines

//declaração de variáveis
int8 a=0;
int8 b=0;

void status(); //declarei as rotinas aqui, conforme exemplo
void tempo();

void main()
{
while(true)
{
//ajustes do pic
programa principal
//chamada da rotina status
status();
//chamada da rotina tempo
tempo();
}
}

void status() //aqui onde foi inserida a rotina no código
{
//rotina
}

void tempo()
{
//rotina
}
#include

Poderia conferir e ver se tem algum erro? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta correto,declarando os protótipos,o COMPILADOR e não o PIC,separa a posição de memória para chamá-las...

OK, entendi. Mas me surgiu outra dúvida: Então se o compilador fizer seu trabalho certinho (compilar), o pic por si só não se "perde no programa"?