Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar velocidade de um cooler ?


Posts recomendados

Bem,Eu tenho a curiosidade de saber,como aumentar a velocidade de um cooler basico de 2.000 mil á 2.500Rpm para rodar de 5.500 á 6.000 Rpms.

Já que eu não tenho importancia com o barulho,a eficiencia é o mais importante.

Vi um print screen de um gerenciador,fazendo o cooler rodar á 5.800 rpms em média.

Mas eu gostaria de fazer isso com os coolers do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para aumentar a velocidade de um motor é necessário aumentar o número de polos ou aumentar a tensão de alimentação (não recomendado).

Se o projeto determinou a rpm é porque outros parâmetros foram levados em consideração de modo que aumentar a tensão pode queimar o motor principalmente do jeito que voce quer, dobrar rpm.

Tudo é considerado na concepção de um motor, número de bobinas, número de espiras em cada bobina, número de pólos, bitola do fio, etc, de modo que alterar esses valores implica em mal funcionamento no mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,Eu tenho a curiosidade de saber,como aumentar a velocidade de um cooler basico de 2.000 mil á 2.500Rpm para rodar de 5.500 á 6.000 Rpms.

Já que eu não tenho importancia com o barulho,a eficiencia é o mais importante.

Vi um print screen de um gerenciador,fazendo o cooler rodar á 5.800 rpms em média.

Mas eu gostaria de fazer isso com os coolers do gabinete.

Alta rotação não quer dizer alto desempenho.

Diversas Fans que giram entre 1200~1500 Rpm, são bem mais eficientes que fans que chegam a 3000rpm. O importante é todo o projeto, e não este item a parte.

Aumentar a tensão da fans, mesmo que não cause a queima, reduzirão sua vida útil drasticamente.

Quando o assunto é energia, evite gambiarras, pra sua própria segurança.

Forte abraço

Para aumentar a velocidade de um motor é necessário aumentar o número de polos ou aumentar a tensão de alimentação (não recomendado).

Se o projeto determinou a rpm é porque outros parâmetros foram levados em consideração de modo que aumentar a tensão pode queimar o motor principalmente do jeito que voce quer, dobrar rpm.

Tudo é considerado na concepção de um motor, número de bobinas, número de espiras em cada bobina, número de pólos, bitola do fio, etc, de modo que alterar esses valores implica em mal funcionamento no mesmo.

Excelente explicação.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...