Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de voltagem 14v 50A


Matthwus

Posts recomendados

Galera amontei uma fonte para tocar som automotivo, ela é formada por transformador entrada 110/220, saida 12,5v 50A, dois diodos que suporta 95a cada, 8 capacitores 6800uf por 25v, porém a tensão de saída é de 18v, funciona normal no radio e modulo, pois ligo o som com um bom volume e a tensão cai para 15v nunca caiu abaixo disso.

Estou querendo amontar um regulador para deixar está tensão para 14v 50A, alguem tem algum esquema/projeto eletrônico para amontar esse regulador de tensão ou é possivel colocar um de alternador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera amontei uma fonte para tocar som automotivo, ela é formada por transformador entrada 110/220, saida 12,5v 50A, dois diodos que suporta 95a cada, 8 capacitores 6800uf por 25v, porém a tensão de saída é de 18v, funciona normal no radio e modulo, pois ligo o som com um bom volume e a tensão cai para 15v nunca caiu abaixo disso.

Estou querendo amontar um regulador para deixar está tensão para 14v 50A, alguem tem algum esquema/projeto eletrônico para amontar esse regulador de tensão ou é possivel colocar um de alternador ?

Primeiro que para a fonte ter margem para a regulagem, tensão de saída teria que ser maior, uns 20V pelo menos.

Segundo que uma fonte destas iria dissipar muito calor:

Supondo que você queira 14V a 50A estabilizada, sendo que antes de regular a tensão é de 20V, dissiparia o seguinte em calor: 20V menos 14V = 6

6 vezes 50A = 300 watts transformados em puro calor.

Algum circuito com tecnologia de chaveamento PWM já teria rendimento de 90% apenas transformando em calor aproximadamente 70 watts, mas seria muito complicado para projetar.

Por isso venho lhe propor uma tecnologia dos anos 40 que não deixa ser eficiente energeticamente e ainda consegue ser muito simples para montar:

O amplificador magnético, veja vídeos demostrando:

Esquema:

http://sparkbangbuzz.com/mag-amp/mag-amp-series-c-50.gif

mag-amp-series-c-50.gif

Artigo:

http://sparkbangbuzz.com/mag-amp/mag-amp.htm

Como o sistema trabalha corrente DC, não será difícil por um circuito que monitore a saída e faça correções (realimentação da fonte).

Sugiro também que monte o amplificador magnético na entrada do trafo pois neste ponto a corrente é menor, mais fácil de trabalhar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro que para a fonte ter margem para a regulagem, tensão de saída teria que ser maior, uns 20V pelo menos.

Segundo que uma fonte destas iria dissipar muito calor:

Supondo que você queira 14V a 50A estabilizada, sendo que antes de regular a tensão é de 20V, dissiparia o seguinte em calor: 20V menos 14V = 6

6 vezes 50A = 300 watts transformados em puro calor.

Algum circuito com tecnologia de chaveamento PWM já teria rendimento de 90% apenas transformando em calor aproximadamente 70 watts, mas seria muito complicado para projetar.

Por isso venho lhe propor uma tecnologia dos anos 40 que não deixa ser eficiente energeticamente e ainda consegue ser muito simples para montar:

O amplificador magnético, veja vídeos demostrando:

Esquema:

http://sparkbangbuzz.com/mag-amp/mag-amp-series-c-50.gif

mag-amp-series-c-50.gif

Artigo:

http://sparkbangbuzz.com/mag-amp/mag-amp.htm

Como o sistema trabalha corrente DC, não será difícil por um circuito que monitore a saída e faça correções (realimentação da fonte).

Sugiro também que monte o amplificador magnético na entrada do trafo pois neste ponto a corrente é menor, mais fácil de trabalhar

E a respeito das placas reguladoras que tem no alternadores de carro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a respeito das placas reguladoras que tem no alternadores de carro ?

Funcionam semelhante ao amplificador magnético.

As "placas reguladoras que tem no alternadores de carro" apenas regulam uma corrente que vai no máximo a 6A em tensão de 12V.

esta corrente alimenta um eletroímã dentro do alternador que se chama induzido, aumentando e diminuindo seu campo magnético.

Como você já deve saber que a tensão e a corrente elétrica são geradas pelo campo, este que é controlado pela corrente de 6A, pode ser diminuído, abaixando a tensão de saída do alternador, ou mesmo aumentado, aumentando a tensão de saída do alternador.

Você conhece alternador com ímãs permanente? conhece dínamos?

Pois é, o induzido do alternador faz o mesmo papel do ímã, mas ele é muito melhor pois seu campo magnético pode ser aumentado de diminuído através da corrente de 6A.

O funcionamento do amplificador magnético é semelhante.

Com ele você controla a saturação de um núcleo magnético com uma pequena corrente DC, fazendo com que ela vá de indutor, que oferece uma resistência elétrica a passagem de corrente alternada, a praticamente um fio em curto circuito quando o núcleo já está totalmente saturado com a corrente DC.

Você tem a possibilidade de variar esta indutância gradualmente, podendo regular uma tensão na saída de alguma fonte.

Para que este trafo forneça 50A a 14 na saída, ele só vai consumir uns 3A em 220 e 6 em 110V.

Para o trafo alimentado em 110V abaixar de 18V para 13,8V, você precisaria subtrair 25V da entrada com estes amplificador magnético.

Em 220V para abaixar de 18 para 13.8, precisaria subtrair 50V da entrada.

A corrente no entanto é baixa:

3A para 220

6A para 110.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionam semelhante ao amplificador magnético.

As "placas reguladoras que tem no alternadores de carro" apenas regulam uma corrente que vai no máximo a 6A em tensão de 12V.

esta corrente alimenta um eletroímã dentro do alternador que se chama induzido, aumentando e diminuindo seu campo magnético.

Como você já deve saber que a tensão e a corrente elétrica são geradas pelo campo, este que é controlado pela corrente de 6A, pode ser diminuído, abaixando a tensão de saída do alternador, ou mesmo aumentado, aumentando a tensão de saída do alternador.

Você conhece alternador com ímãs permanente? conhece dínamos?

Pois é, o induzido do alternador faz o mesmo papel do ímã, mas ele é muito melhor pois seu campo magnético pode ser aumentado de diminuído através da corrente de 6A.

O funcionamento do amplificador magnético é semelhante.

Com ele você controla a saturação de um núcleo magnético com uma pequena corrente DC, fazendo com que ela vá de indutor, que oferece uma resistência elétrica a passagem de corrente alternada, a praticamente um fio em curto circuito quando o núcleo já está totalmente saturado com a corrente DC.

Você tem a possibilidade de variar esta indutância gradualmente, podendo regular uma tensão na saída de alguma fonte.

Para que este trafo forneça 50A a 14 na saída, ele só vai consumir uns 3A em 220 e 6 em 110V.

Para o trafo alimentado em 110V abaixar de 18V para 13,8V, você precisaria subtrair 25V da entrada com estes amplificador magnético.

Em 220V para abaixar de 18 para 13.8, precisaria subtrair 50V da entrada.

A corrente no entanto é baixa:

3A para 220

6A para 110.

o melhor então é eu arrumar um controlador de corrente alternada e colocar entre a tomada e o trafo, sabe onde posso encontrar um pronto ou um projeto pois que que ele tenha tipo um knob para variar a tensão (tipo um controlador ajustavel onde eu posso ajustar atraves de um botão giratorio)

um produto como esse poderia dar certo ? -->http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487638362-dimmer-industrial-dimer-variador-tensão-tensão-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um regulador linear pode ser bem simples, mais talvez seja um pouco complicado para ajustar. Precisaria de tensão mair na saída para poder se manter regulado. Além do mais desperdiçaria uns 300 watts em puro calor.

Um PWM também não é tão simples.

A ideia do amplificador magnético é bem simples, mas as peças poderiam sair caras.

Uma solução baratara porém nem muito simples pode ser esta aqui:

Fonte estabilizada por corte de onda em ângulo de fase

Aproveita a ideia dos retificadores controlados mais trabalha na entrada do trafo ao invés da saída, evitando aqueles SCR de grande corrente, o que poderia sair caro.

É preciso observar que trafos foram feitos para trabalhar em ondas senoidais e este circuito corta a onda, deixando deformada, o que pode fazer sobrecarregar um pouco o trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um regulador linear pode ser bem simples, mais talvez seja um pouco complicado para ajustar. Precisaria de tensão mair na saída para poder regular.

A ideia do amplificador magnético é bem simples, mas as peças poderiam sair caras.

Uma solução baratara porém nem muito simples pode ser esta aqui:

Se eu amontar esse circuito http://cienciacompartilhada.blogspot.com.br/2013/02/como-montar-um-dimmer.html

vou poder controlar a tensão entre a tomada e o transformador, considerando que o transformador a tensão de entrada é proporcional a saída daria certo para abaixar a tensão, sera que este circuito da certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este não funciona direito pois não tem controle.

Além do mais a indutância do trafo pode atrapalhar o disparo do triac que é feito com reatância capacitiva, e o circuito pode nem funcionar.

O meu faz o mesmo, porém controlado por circuitos integrados que mantem o controle.

Mas ainda assim existem restrições pelo já explicado problema do trafo trabalhar só em ondas senoidais

Não funciona direito para transformadores.

Para lâmpadas incandescente funciona perfeitamente pois estas lâmpadas são puramente resistivas e não influenciam na carda do capacitor de disparo do triac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este não funciona direito pois não tem controle.

Além do mais a indutância do trafo pode atrapalhar o disparo do triac que é feito com reatância capacitiva, e o circuito pode nem funcionar.

O meu faz o mesmo, porém controlado por circuitos integrados que mantem o controle.

Mas ainda assim existem restrições pelo já explicado problema do trafo trabalhar só em ondas senoidais

assim sei que com este circuito a tensão não ficara estabilizada, mas em questão de controle para que eu posso abaixar a tensão de 18v para uns 13 da certo né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 diodos ligados em série no +B da fonte já reduziriam 4.2V, fazendo a fonte cair para 13.8V

Cada diodo tem uma queda de tensão de 0.7V

quando retifiquei não foi bem 0,7 volts que caiu como o esperado mas sim ela caiu pela metade de 12v ela foi para 6v, o diodo utilizado foi diodo de rosca que suporta 800v por 95A, mas acho que vou fazer o regulador (dimmer) mesmo pois ele suporta de 8 a 32 amperes e o maximo que vou consumir é 6 então acho que vou utilizar ele por que mesmo com os 6 diodos a tensão não ficaria estabilizada e ira variar então entre variar com 6 diodos e variar com o dimmer prefiro utilizar o dimmer em relação ao custo pois cada diodo de 95 amperes me custou 24 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
28 minutos atrás, Sandder Marques disse:

e ai mano você pode me enviar o esquema da ponte retificadora de 14v v 50 A

Fiz o retificador com base nesse vídeo:

 

Mas substitui o diodo, e coloquei diodo de rosca para 95A esse da imagem:

DIODE70hf_METALIC.jpg

Ao comprar esse diodo ele é vendido em dois modelos, 1 com a carcaça positiva, e o outro com a carcaça negativa, você vai precisa comprar dois de cada (se o seu transformador tiver apenas dois fios de saída) montar ele em um bom alumínio para ajudar a esfriar ele, e tomar bastante cuidado com a isolação, pois a carcaça dele solta tensão positiva ou negativa de acordo com o modelo, logo o alumínio que ele sera parafusado também mais tem a mesma tensão que ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!