Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola... Sou "novo" no forum (ficava so lendo as coisas)

E Hj me cadastrei porque to com um problema enorme :(

Vamos aos detalhes:

tenho 2 hd samsung 500gb e 1 hd Seagate 1,5tb

fiz raid nos meus hd de 500 e agora o windows nao ve a partiçao do hd de 1.5, ele sabe q o hd esta la (porque pede pra adicionalo no raid) mas nao encherga ele sem q eu o adicione...

OBS: antes tinha um hd de 320 com sistema e o 1,5 backup, por isso nao posso formatar ele porque ele tem tudo q e meu:(

Help!!!

Desde ja agradeço

Config pc:

Asrock n68-s3

Athlon 64 2 x4 640

8Gb memo

Radeon 4890

Postado
Ola... Sou "novo" no forum (ficava so lendo as coisas)

E Hj me cadastrei porque to com um problema enorme :(

Vamos aos detalhes:

tenho 2 hd samsung 500gb e 1 hd Seagate 1,5tb

fiz raid nos meus hd de 500 e agora o windows nao ve a partiçao do hd de 1.5, ele sabe q o hd esta la (porque pede pra adicionalo no raid) mas nao encherga ele sem q eu o adicione...

OBS: antes tinha um hd de 320 com sistema e o 1,5 backup, por isso nao posso formatar ele porque ele tem tudo q e meu:(

Help!!!

Desde ja agradeço

Config pc:

Asrock n68-s3

Athlon 64 2 x4 640

8Gb memo

Radeon 4890

Caaara, vou me juntar a ti! Estou com o MESMO problema.

Tenho uma ASROCK n68c-gs FX com 4 portas sata, e fiz a mesma coisa, instalei o S.O em RAID0 em 2 x 500gb samsung, e agora meus hds de dados não são detectados. Na verdade eles são sim, pelo setup de raid e no windows pelo "Nvidia MediaShield", que justamente, pede para ser criado um raid com eles, e não apenas "mapeia" eles com os dados já existentes. Fiz um teste com um hd velho (sata também) e segui os passos do nvidia mediashield, e consegui criar um "raid" em span com o único HD.

Porém, ele formatou, zerou tudo e perdeu tudo. (eu estava ciente, usei para testes mesmo)

Com isso fiz algumas observações mas ainda sem respostas.

1 - Estas placas/chipset (nforce 630a) possuem a função de habilitar o raid apenas nas portas que queremos usar? ou elas habilitam em todas obrigatoriamente?

2 - Consegui fazer o raid em span com o único hd de 80gb, e depois liguei ele num case USB, e os dados estavam lá, ou seja, podemos usar em outro dispositivo/placa mãe, porém, se eu for e desmontar o arranjo desse HD, os dados se vão.

Isso é estranho, pois tenho uma placa PCI RAID velha, da GENIUS, que usa um chip VIA, e é uma porcariazinha... mas se eu ligar um hd nela, ela funciona normalmente com os hds em modo "IDE", sem me exigir o raid, por isso, eu usava ela como expansão.

Então, alguém sabe nos dizer se há alguma maneira de habilitarmos apenas nas portas necessárias ou vai ser preciso comprar uma placa pci/pci-e para mapear nossos outros hds?

abraço

Postado

A BIOS está enxergando todos os HDs?

Se é apenas o Windows que não enxerga use o "Ferramentas Administrativas" do Painel de Controle. Depois selecione o "Gerenciamento do computador". Aqui tem duas opções. Primeiro vá em "Gerenciamento de Disco". Se a BIOS enxerga o HD ele deve aparecer ali mesmo que não esteja pronto para uso. Outra possibilidade é ver no "Gerenciador de Dispositivos" e na parte que tem Controladores IDE/ATA ATAPI ver se tem algum dispositivo com ponto de interrogação. Se for o caso é só instalar/reinstalar os drivers do HD que resolve.

Postado

A BIOS não reconhece nada quando está em modo RAID, porém, se eu entrar no controlador de RAID no boot, o HD está lá, para ser adicionado ao array, como o amigo disse acima.

Não, ele não aparece no gerenciador de disco do Windows, mas ele é identificado pelo software Nvidia MediaShield, que "bloqueia" esta comunicação, e na sequência abre automaticamente um assistente de criação de RAID para o disco novo (no caso o meu disco de dados), porém, ele só dá as opções de "estendido" (pois só tem um hd disponivel), e ao criar isso, ele aparece no gerenciador de disco do Windows, como "Espaço não alocado", ou seja, ele é formatado.

Não sei se fui claro, mas isto não é um problema de "meu pc não reconhece o HD", e sim, algo bem funcional da placa, em configurar RAID para os discos, mas ainda queremos descobrir se essa é a única maneira de mapear discos/dados já existentes...

abraço

Postado

Q nem o amigo falou... ele não aparece na bios mas aparece no programa da nvidia (mas nao aparece no gerenciador).. eu como queria muito tive q passar todo backup por um adaptador usb - sata

--'

e formatei o HD... único modo q deu certo aqui ... Torcendo por você amigo, e se conseguir algo posto aqui!

Postado
Q nem o amigo falou... ele não aparece na bios mas aparece no programa da nvidia (mas nao aparece no gerenciador).. eu como queria muito tive q passar todo backup por um adaptador usb - sata

--'

e formatei o HD... único modo q deu certo aqui ... Torcendo por você amigo, e se conseguir algo posto aqui!

pois é, ainda não encontrei uma solução para isso. entrei em contato com o suporte da asrock mas a resposta deles foi daquelas que não dizem nada, quando Suporte "se faz" que não entendeu o problema. mas já que você formatou e tal, pode me dizer qual opção no mediashield tu escolheu? pois para um HD apenas ele só deixa criar um Span, que seria como o JBOD, mas de um HD apenas. abraço

Postado

sim... Span, se você desfazer o raid ele fica normal

na hr q troca o formato dele aqui ele ficou em RAW dai precisou formatar ...mas agora ta funcionando... Unico chato foi o trabalho com os dados :(

tomara q você consiga!!

Postado
sim... Span, se você desfazer o raid ele fica normal

na hr q troca o formato dele aqui ele ficou em RAW dai precisou formatar ...mas agora ta funcionando... Unico chato foi o trabalho com os dados :(

tomara q você consiga!!

Retornei o email para a AsRock, várias vezes, e as respostas deles foram pífias, minúsculas e clichês (quando responderam). Se eu pudesse dar nota para o suporte..daria zero.

De qualquer forma, fiz o span ontem com um dos HDs de dados.. logo farei com o outro, mas ainda mantenho a dúvida, isso é mesmo necessário?

abraçoo

• 2 semanas depois...
Postado

Olá, a asrock respondeu minha (nossa) dúvida. Segue abaixo a troca de emails:

Suporte (ASRock) por yahoo.com

14:59 (9 minutos atrás)

para mim

Prezado Francisco

Os modos são independentes e funcionam de forma independente, não podendo ser utilizados ao mesmo tempo.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte

De: Francisco Borges

Enviada em: segunda-feira, 8 de julho de 2013 09:24

Para: Suporte (ASRock)

Assunto: Fwd: $N68C-GS FX$ Sata ports -> raid ()

Olá, gostaria de dizer que adquiri o produto com a certeza da qualidade do mesmo, e também do suporte e atenção com o cliente, portanto, gostaria de encaminhar o email novamente, reforçando o fato de que minha dúvida ainda não foi esclarecida.

Preciso saber se este chipset consegue trabalhar com os modos (RAID MODE + SATA MODE) juntos nas portas sata da placa-mãe, pois tenho um RAID-0 de dois HDS, e quero usar o meu terceiro HD com os dados já existentes.

Se eu não obtiver resposta por aqui, enviarei novamente a dúvida para o suporte pelo site oficial.

att

• 5 anos depois...
Postado

Boa tarde pessoal. Estou precisando de ajuda!

Hoje tentei fazer um Raid 0 mas não obtive sucesso.

Eu tenho 1 SSD (no qual está instalado o windows 10), e mais 3 HD's de 500Gb.

O que eu tentei fazer foi manter o SSD com o S.O normalmente, fazer o RAID 0 com dois HD's e manter o terceiro fora do Raid.

Selecionei "Raid" na BIOS. Entrei na configuração do Raid e criei o Raid 0.

O problema é que assim o windows não inicia. Aparece mensagem falando que tem que recuperar o sistema.

Único jeito do PC reiniciar é eu entrando na BIOS e mudando de "RAID" para "IDE".

Minha placa-mãe é uma gigabyte GA F2A68HM-S1. 

Perguntas: -Depois de ter feito o Raid 0 eu deveria ter formatado o PC?

- Há possibilidade de deixar um SSD com o windows e ter um Raid 0 de 2 HD's para demas arquivos? 

Se alguém puder me ajudar,serei eternamente grato.

Desde já obrigado.

e3d9c9b9-4b85-4bbf-9917-a4d6f99642d4.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!