Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
jpsan

[Resolvido] Multiplexar saída Pwm

Recommended Posts

É possível multiplexar as saídas Pwm de um microcontrolador?? No caso seria do Arduino Uno.

Eu tenho livres 2 saídas no entanto meu projeto necessita de 4.

Se for possível qual o CI a ser utilizado??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

TLC5940 e usado para multiplexar as saidas pwm do arduino para leds.....talvez sirva para o seu projeto

Compartilhar este post

Link para o post

Possível é,voce pode usar alguns CIs que vão te auxiliar mas toda a temporização do micro e programa vão ficar limitados.

Compartilhar este post

Link para o post
É possível multiplexar as saídas Pwm de um microcontrolador?? No caso seria do Arduino Uno.

Eu tenho livres 2 saídas no entanto meu projeto necessita de 4.

Se for possível qual o CI a ser utilizado??

Será para acionar ponte H? Em algum momento a placa de controle manda pulsos DC contínuo ou é sempre pulsante?

Qual freqüência?

Que tipo de chaveador vai ser usado, mosfet ou transistor bipolar?

A princípio eu lhe sugeria o TLP250 que é um driver de mosfet e ao mesmo tempo foto-acoplador.

No caso da ponte H, você usaria 4 unidades deste driver e faria condução cruzada nos chaveadores.

Mas é preciso que você responda as perguntas.

Editado por albert_emule

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Na realidade é só para controlar a intensidade de uns leds mesmo.

A frequência depende pois é o usuário que vai escolher a intensidade do brilho.

Esses leds vão estar ligados junto ao Bc 548, pois serão 6 leds em série (não sei se isso muda algo)

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho algo interessante para voce,mas usa apenas um 16F628 e mais nada,são 8 canais.

O código foi feito para auxiliar um usuário e esta em C utilizando o compilador CCS,que era oqie o usuario precisava.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Tenho algo interessante para voce,mas usa apenas um 16F628 e mais nada,são 8 canais.

O código foi feito para auxiliar um usuário e esta em C utilizando o compilador CCS,que era oqie o usuario precisava.

Se puder me disponibilizar agradeço

Só não entendi uma coisa o Pic faria o papel do multiplexador?

Editado por Bcpetronzio
    Corrigir quote

Compartilhar este post

Link para o post
    Só não entendi uma coisa o Pic faria o papel do multiplexador?

O PIC terá 8 saidas PWM por software,basta implementar o controle.

Uma observação seria o limite destas saidas,mas para Leds é perfeito.

-> CCS PWM 8 CANAIS 16F628<-

Vai junto com arquivo do Proteus para ter uma noção.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Olá vtrx. Obrigado pelo matérial.

Mas infelizmente meus conhecimentos sobre Pic são um pouco limitados e eu não entendi muito bem como utilizar o seu projeto.

Você teria alguma solução mais simples que utilizasse um Ci simples?

Andei pesquisando e vi o pcf8574 só não sei se é possível fazer pwm com ele. É possivel?

TLC5940 e usado para multiplexar as saidas pwm do arduino para leds.....talvez sirva para o seu projeto

cralx2k, vou estudar ele agora para ver se serve ao meu projeto. Vou tomar como base este vídeo

Obrigado a todos :D

Compartilhar este post

Link para o post

Meus conhecimentos em PWM tambem são limitados e só saberia utilizar com microcontroladores.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Gente não preciso mais da multiplexação.

Descobri agora no datasheet que o Arduino tem 6 saídas Pwm, então por hora resolve o meu problema.

Lí também sobre o Ci que o cralx2k falou e serve perfeitamente para quem precisar multiplexar um microcontrolador.

Bom é isso então :)

Obrigado a todos pela ajuda

Moderação pode fechar o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais