Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Vale apena Upgrade FX 8120 para I5 4670K


Vultos

Posts recomendados

Boa noite pessoal, gostaria de realizar upgrade no meu PC, trocar meu FX 8120 e placa mãe Asus Sabertooth 990FX em um i5 4670K mais placa mãe compatível e posso investir em torno de R$ 1.300.

O meu uso é para jogos, pois vejo várias recomendações de processadores Intel para usar com uma VGA HD 7970, pois os AMD FX's estão dando gargalo nas VGA's consideradas top de linha.

Como não sou um expert no assunto, gostaria da ajuda de vocês se esse meu provável upgrade me daria algum ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gargalo existe, e, no caso dele, que tem um FX-8120, vai ser pior do que com o FX-8150: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-i7-3770k/1057740

Só para destacar, ele tinha uma HD 7970 e escreveu:

Resumindo, para voce ter noção... formatei o pc... instalei o BF3 do zero novamente pelo Origin... quando entrei no game para por em ULTRA ele já tinha setado automaticamente, sendo que quando fiz isso com o FX -8150 ele ja tinha setado como HIGH.... ai voce já ve a diferença. Com o Kit da intel o jogo ficou mais liso, os graficos ficaram iguais porque eu jogava no ultra mesmo no BF3 só que o FPS caia as vezes para 40 FPS. Agora na intel fica na faixa de 65~90 sem over, isso tudo com uma unica placa.

Eu mesmo estava tendo gargalo com o meu Phenom II X6 1090T com uma HD 6870 jogando Rise of Flight (puxa muito da CPU). Eu troquei para o i7 (poderia ser um i5) e parecia que eu tinha trocado de VGA.

Enfim, você pode fazer um over para ver se está tendo algum gargalo ou então você pode fazer um upgrade para um FX-8350 (esqueça o FX-8320 para jogos). Talvez não vá ter diferença para o i5 e você vai gastar menos.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, gostaria de realizar upgrade no meu PC, trocar meu FX 8120 e placa mãe Asus Sabertooth 990FX em um i5 4670K mais placa mãe compatível e posso investir em torno de R$ 1.300.

O meu uso é para jogos, pois vejo várias recomendações de processadores Intel para usar com uma VGA HD 7970, pois os AMD FX's estão dando gargalo nas VGA's consideradas top de linha.

Como não sou um expert no assunto, gostaria da ajuda de vocês se esse meu provável upgrade me daria algum ganho.

Cara, um upgrade bem mais barato e que terá quase o mesmo desempenho é você vender esse FX-8120 e adquirir um FX-8350. Você não precisaria trocar placa-mãe, mas possivelmente terá que atualizar a BIOS. Qualquer coisa, coloque um bom air cooler ou um watercooler selado no processador e faça um overclock leve de uns 10% a 20% (mas pesquise bem antes de fazer), embora isso não seja necessário. O FX-8120 gargala sim a Radeon HD 7970, mas o FX-8350 segura numa boa. Vai ser um upgrade bem mais barato e que te trará praticamente o mesmo resultado.

Boa sorte.

é praticamente a mesma coisa, o 8120 não da gargalo em nenhuma VGA, continue com esse mesmo, se achar que ele está fraco faça um overclock nele para 3,6GHz~3,8GHz que com certeza vai dar uma melhorada

Errado. O FX-8120 é ineficiente e não possui clock suficiente para garantir uma performance desejável. Entretanto, o FX-8350 que citei possui clock bem mais alto e é mais eficiente. Claro que um overclock já ajuda muito. Se quiser manter o FX-8120 um over a pelo menos 3.8GHz já vai dar uma diferença boa, mas o ideal continua sendo o upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre pensei que os Fx 8120 e 3820 fossem modelos do 8150 e 8350 respectivamente com clock menor,como um i7 920 e 960,não é isso?Ou é outro chip completamente diferente?Acho que não pois daria mais trabalho na fabricação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre pensei que os Fx 8120 e 3820 fossem modelos do 8150 e 8350 respectivamente com clock menor,como um i7 920 e 960,não é isso?Ou é outro chip completamente diferente?Acho que não pois daria mais trabalho na fabricação.

É o mesmo chip, mas que faz parte de um pedaço menos nobre do waffer de silício, alcançando assim clocks piores e em alguns casos tendo eficiência energética inferior. É por isso que existem modelos diferentes de processador usando o mesmo chip. Nem todos alcançam os mesmos resultados, pois geralmente os chips mais nobres (e caros) vêm da parte central do waffer de silício, já os menos nobres costumam pertencer às extremidades. Você pode pegar o FX-8120 e colocá-lo no clock do FX-8150, por exemplo, mas terá que usar tensões diferentes para estabilizar, isso vai esquentar mais, vai consumir mais energia e você não tem total garantia de estabilidade. É por isso que muita gente paga a mais para comprar modelos mais tops, pois até a possibilidade de overclock é teoricamente maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!