Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com desempenho, seria o processador ou a fonte?


SyedMuhammad

Posts recomendados

Olá!

Há uns dias, eu e um amigo meu compramos a Gigabyte GTX 550 TI.

Meu computador é um Intel Dual Core E5700 3.0GHz (Intel Core 2 Duo), 4GB de memória, tenho uma fonte PUF-400S (400w) e minha resolução é 1600x900.

Meu amigo possui um Intel Quad Core 2.66 GHz (Intel Core 2 Quad), 4GB de memória, uma fonte de 500w e resolução 1680x1050.

Contudo, meu desempenho nos jogos é extremamente pior que o dele, vamos colocar em prática no jogo: GTA 4:

Com minhas configurações:

Texturas HIGH

Reflexos HIGH

Agua LOW

Sombras OFF

Distancias de visualizações Idem: 10,

Média de FPS: 20~30 (tendência pra menos). Sem contar as quedas eventuais para 15.

Quando estou em lugares fechados (casas/tuneis) fico em 50 fps.

Enquanto ele:

Texturas HIGH

Reflexos HIGH

Agua HIGH

Sombras OFF

Distancias de visualizações Idem: 40,

Média de FPS: 30~40 (tendência pra mais).

Em tuneis/casas, me recordo dele ter falado entre 70~80 fps.

Tiro a conclusão que, quando mais detalhe ponho no mapa, pior fica o fps (isso também com os Battlefield: Bad company 2 e 3).

Em jogos estilo RPG: (RaiderZ, Path of Exile) fico respectivamente, 60 e 80 fps.

Minecraft aparece 40~50 fps (graficos máximos) mas não parece, parece estar uns 20-.

E também no WarThunder fico em média de 50 (tudo no "movie" - mais que ultra).

Não sei se essas informações podem ajudar xD

EDIT: Após uns 40 minutos de jogatina no BF3, ocorre um crash com erro no driver da NVIDIA.

A placa de video chega a ficar 65ºC

Mas a questão é a seguinte: o meu problema é a fonte (pouca energia chegando, já li a respeito que essa é uma fonte-bomba, que não é 100% (60~70% de eficiência)) ou o processador que é fraquinho?

Abraços! Obrigado pela paciência :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GTA e BF3 são jogos que realmente demandam muito do CPU, só dai já seria justificável essa diferença, nos outro jogos não sei dizer se o CPU faria tanta diferença, mas, resumindo, seu processador seria o culpado.

Um teste pratico e fácil de se fazer é rodar o MSI Afterburner e verificar o uso de GPU durante o jogo, casos onde a GPU não trabalha próxima do máximo pode ser indicação de que o CPU não está acompanhando.

Sobre sua fonte, segundo os testes do Clube do Hardware ela "presta" quando entrega até 200W, seu sistema deve consumir pouco mais de 200 quando está jogando, te levando a trabalhar numa faixa ruim da sua fonte. Ainda assim não creio que este seja o motivo do crash do BF3.

Lembrando que a eficiência da fonte não implica na qualidade da energia na saída, implica na conta de luz.

Um detalhe que te passou desapercebido mas, devido aos processadores vistos, pode fazer diferença é a frequência e o timing da memória RAM.

Tente também ver o resultado de testes que excluem quase que totalmente a influencia do CPU, como Unigine Tropics ou o benchmark do Alien vs Predador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independentemente da CPU, a fonte pode ser a causa dos travamentos ou de falhas na operação da VGA. No teste do Clube do Hardware eles falam justamente de ela trabalhar com tensões erradas, o que causa instabilidade (erros aleatórios, travamentos) e risco para o micro. Se eu tivesse como, eu trocava de fonte ontem.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes que tranquem o tópico, vale lembrar que o processador E5700 é dual core e o outro é quadcore, e essa é isso que está dando diferença de fps nos jogos testados... jogo opimizado para varios núcleos, o processador quadcore fará bastante diferença...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!