Ir ao conteúdo

2x2GB DDR2 800MHz vs GA-945GCM-S2C - 3,25GB Utilizável

Maxleyo

Posts recomendados

Postado

finalmente posso dizer que meu computador esta completo e como eu queria, bem gastei uns trocados que eu tinha comprando uma fonte nova mais 2Gb de memoria e um teclado e mouse sem fio, mas n hora de instalar as memoria (Identicas, até mesmo nas especificações) vi que o Dual-Channel não foi feito.

foto abaixo com detalhes: VVV

Untitled32_zpsdb183736.jpg

só pela falta de numero de série na primeira memoria a minha placa-mãe não fez o bendito Dual-Channel???

Untitled33_zps12fcc00e.jpg

dá pra resolver isso?

OBS: Paguei 90 reais na memoria

Untitled34_zpsbb4d11af.jpg

IMG0019G_zps78445ebd.jpg

Config atual:

Intel Pentium Dual-Core E5400 2.7GHz LGA775 |2x 2Gb de RAM Markvision DDR2 400MHz | Placa de Video EVGA GT520 1024Mb DDR3 PCI-E 2.0 | 2x HDs Western Digital WDC1600-AABS em RAID 0 | Placa Mãe Gigabyte GA-VM900M Rev 1.0 | Fonte C3 Tech 450R(400 Watts Real, 270 Watts de potencia segura)

OBS: se as fotos não abrirem se ampliadas, recarregue a pagina

• Membro VIP
Postado

Fui ver as especificações da placa-mãe. O chipset VIA P4M900 controla a memória DDR2 apenas em Single Channel. Não há como usar seu conjunto em Dual Channel.

Se você usa placa de vídeo, desabilite o vídeo onboard no SETUP, para liberar memória para o Windows. Ou é essa placa de vídeo que está pegando 1 GB da memória RAM? Se for, sugiro que tente medir quanto você realmente precisa, e limitar.

• Membro VIP
Postado

Talvez seja besteira fazer questão assim pelo dual channel. A banda dobra entre memória e processador, mas o ganho de desempenho parece que chega longe de ser proporcional a isso. A resposta a essa questão dependerá de como você usa (exige da) máquina. É claro que dual channel é melhor. Não há o que discutir nesses termos. Mas... em memória importa muito mais "ter suficiente", para não fazer arquivo de troca (swap).

Postado
Talvez seja besteira fazer questão assim pelo dual channel. A banda dobra entre memória e processador, mas o ganho de desempenho parece que chega longe de ser proporcional a isso. A resposta a essa questão dependerá de como você usa (exige da) máquina. É claro que dual channel é melhor. Não há o que discutir nesses termos. Mas... em memória importa muito mais "ter suficiente", para não fazer arquivo de troca (swap).

tá, entendi. mas não era pra aparecer os 4gb mesmo sem o dual channel??? eu uso meu computador principalmente pra jogos e para modelagem em 3d, por isso preciso de todo o hardware funcionando corretamente e de todo o seu potencial disponivel

• Membro VIP
Postado
tá, entendi. mas não era pra aparecer os 4gb mesmo sem o dual channel??? eu uso meu computador principalmente pra jogos e para modelagem em 3d, por isso preciso de todo o hardware funcionando corretamente e de todo o seu potencial disponivel

Esse reconhecimento incompleto não tem a ver com dual channel. Já que o Windows é 64 bits, também não tem a ver com o sistema operacional.

Como eu disse: penso que essa porção que está faltando para os 4 GB está reservada no SETUP para o vídeo. Se o vídeo onboard está desabilitado e o offboard reserva da memória RAM, talvez também haja como configurar o tamanho da reserva do offboard. Tipo o adaptador fornecer uma tecla para entrar em suas configurações durante o POST, ou no driver (já dentro do Windows), sei lá, permitir a limitação da memória. Faz muito tempo que não lido com vídeo offboard...

Se você faz modelagem 3D, talvez precise mesmo de muita memória no vídeo.

Sobre a vantagem do dual channel, dê uma lida em "DDR Dual Channel Aumenta o Desempenho". É material antigo mas esses dados da experiência ainda valem na teoria e para a prática atual; quero dizer: uma coisa é "o que se espera" das memórias, seja em single channel ou dual channel, e outra coisa é o que realmente entregam. E tem a questão de "casar" a capacidade do barramento com o processador.

Postado
Esse reconhecimento incompleto não tem a ver com dual channel. Já que o Windows é 64 bits, também não tem a ver com o sistema operacional.

Como eu disse: penso que essa porção que está faltando para os 4 GB está reservada no SETUP para o vídeo. Se o vídeo onboard está desabilitado e o offboard reserva da memória RAM, talvez também haja como configurar o tamanho da reserva do offboard. Tipo o adaptador fornecer uma tecla para entrar em suas configurações durante o POST, ou no driver (já dentro do Windows), sei lá, permitir a limitação da memória. Faz muito tempo que não lido com vídeo offboard...

Se você faz modelagem 3D, talvez precise mesmo de muita memória no vídeo.

Sobre a vantagem do dual channel, dê uma lida em "DDR Dual Channel Aumenta o Desempenho". É material antigo mas esses dados da experiência ainda valem na teoria e para a prática atual; quero dizer: uma coisa é "o que se espera" das memórias, seja em single channel ou dual channel, e outra coisa é o que realmente entregam. E tem a questão de "casar" a capacidade do barramento com o processador.

putz acabei de ver no painel da nvidia "Memoria Compartilhada do sistema: 1311Mb"

• Membro VIP
Postado

Veja isso. Não entendi muito bem o inglês, estou com uma certa pressa, mas a pessoa falou até que precisou de um reboot... resta descobrir se o que ele resolveu é o que queremos.

Segundo entendi lendo mais coisa, aqui é dito que PCI-e não tem um valor de tamanho de abertura tal como o AGP tinha, e que o compartilhamento de memória é gerenciado pelo driver. Sendo assim, faz ainda mais sentido o que vemos na imagem.

Suporte para a placa de vídeo: página da EVGA GeForce GT 520.

Postado
Veja isso. Não entendi muito bem o inglês, estou com uma certa pressa, mas a pessoa falou até que precisou de um reboot... resta descobrir se o que ele resolveu é o que queremos.

Segundo entendi lendo mais coisa, aqui é dito que PCI-e não tem um valor de tamanho de abertura tal como o AGP tinha, e que o compartilhamento de memória é gerenciado pelo driver. Sendo assim, faz ainda mais sentido o que vemos na imagem.

Suporte para a placa de vídeo: página da EVGA GeForce GT 520.

engraçado que esta opção não consta na mesma pagina do meu painel, isso deve ter sido removido em alguma atualização

• Membro VIP
Postado
engraçado que esta opção não consta na mesma pagina do meu painel, isso deve ter sido removido em alguma atualização

Ou simplesmente é em outro modelo. O que você pode fazer é procurar configuração "equivalente" no Painel do seu.

Postado
Ou simplesmente é em outro modelo. O que você pode fazer é procurar configuração "equivalente" no Painel do seu.

descobri que não é com a placa de video e sim o hardware em si, ontem retirei a vga e deixei no on board e apareceu 3,12gb utilizavel com 64 mb compartilhado da memo ate na BIOS os 4gb não foram totalmente identificados

• Membro VIP
Postado
descobri que não é com a placa de video e sim o hardware em si, ontem retirei a vga e deixei no on board e apareceu 3,12gb utilizavel com 64 mb compartilhado da memo ate na BIOS os 4gb não foram totalmente identificados

Possibilidades que consigo ver:

1. Ou algum módulo de memória está com defeito, ou não estão "casando". Mas são iguais, não é?!

2. Você tem se atrapalhado com a configuração do SETUP e o vídeo onboard está lá. O que um memtest informa? Ele tem no menu de boot de um LiveCD do Ubuntu. Aliás, o que o SETUP informa sobre as memórias detectadas?

3. Se esse Windows 7 Professional fosse 32 bits, o problema estaria nisso. O Windows 7 32 bits somente reconhece 3 GB de memória RAM. Contudo, encontrei uma dica via Google que talvez sirva no 64 bits e estou achando que é a solução:

Ir em "[executar] msconfig → Boot → Advanced options", e alterar a "Maximum memory".

4. Esse Windows pode ser pirata e ter sido "maqueado" para se mostrar como 64 bits. Na realidade, nem sei se isso é possível.

No caso de um Windows 32 bits...
existe o
, mas parece que ele pode não funcionar bem em alguns conjuntos. Como introdução geral a todo esse assunto de reconhecimento de 4 GB memória em Windows, você pode ver:

.

• Membro VIP
Postado
o chipset Via pode ter influência

Nas especificações da placa-mãe GA-VM900M (rev. 1.0) , encontramos:

(Note 2) Due to standard PC architecture, a certain amount of memory is reserved for system usage and therefore the actual memory size is less than the stated amount.

Algo como:

(Nota 2) Devido ao padrão da arquitetura PC, uma certa quantidade de memória é reservada para uso do sistema e portanto o tamanho de memória real é menor do que a quantidade indicada.

Acho que não é o caso. Até por que dar essa "desculpa" para a reserva de 1 GB seria palhaçada!

• 3 semanas depois...
Postado

que droga, troquei de mobo por uma ga-945gcm-s2c essa sim reconheceu o dual-channel mas continuo não tendo os 4gb utilizavel, eu tenho 3,25gb utilizavel agora como se o sistema fosse 32 bits, que ***** é essa? formatei a maquina ja que troquei de mobo

• Membro VIP
Postado
que droga, troquei de mobo por uma ga-945gcm-s2c essa sim reconheceu o dual-channel mas continuo não tendo os 4gb utilizavel, eu tenho 3,25gb utilizavel agora como se o sistema fosse 32 bits, que ***** é essa? formatei a maquina ja que troquei de mobo

Eu já tinha me convencido de que era a placa de vídeo reservando a memória para si. Talvez outro driver permitisse a configuração; talvez tal [versão de] driver não exista.

• Membro VIP
Postado

Certeza que instalou um S.O. de 64bits? Se colocar de 32 bits, fica com 3,25GB utilizável mesmo. Dê uma conferida.

Veja também se o vídeo on-board está desativado. Se estiver ativo, pode estar roubando memória.

Postado

aqui a imagem do "novo" sistema formatado com a ga-945gcm-s2c essa placa é excelente, ja tive um modelo desse e nunca me trouxe problema

Untitled4_zps641ca6bb.jpg

• Membro VIP
Postado

Observando novamente o seu caso, e como já foi falado pelo colega alexandre, veja em: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=2668#sp

Onde temos umas letras em vermelho dizendo (o qual já foi traduzido também pelo alexandre num post lá em cima caso não consiga entender o que está dizendo a mensagem):

* Due to standard PC architecture, a certain amount of memory is reserved for system usage and therefore the actual memory size is less than the stated amount.

Aparentemente não adianta espernear, o sistema reservará aproximadamente 750MB da memória Ram. Uma baita sacanagem, mas é o que é, infelizmente.

• Membro VIP
Postado

Aparentemente não adianta espernear, o sistema reservará aproximadamente 750MB da memória Ram. Uma baita sacanagem, mas é o que é, infelizmente.

750 MB, dizer que é "devido ao padrão da arquitetura PC", é absurdo! Eu nunca vi isso!

É melhor pesquisar sobre o Windows. Especificamente esse que está aí. Se é pirata, quem sabe se não é 32 bits e foi adulterado? Não acho difícil.

• Membro VIP
Postado

Absurdo ou não, é o que a fabricante da placa-mãe diz claramente no site dela.

Talvez uma atualização de bios possa alterar algo referente a isso, embora ache pouco provável.

• Membro VIP
Postado

Com certeza de que não está, ainda mais uma quantidade alta dessas.

Quanto ao que você chama de absurdo, concordo plenamente com você.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...