Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receber sinal 12 V na entrada do microcontrolador


diego.maga

Posts recomendados

Fala galera, tenho a seguinte duvido. Estou desenvolvendo uma placa para controlar um motor de passo e estou com a seguinte duvida.

O microcontrolador PIC aceita no máximo 5Vcc na entrada, porém o sinal que ira para a entrada desse microcontrolador estará vindo de um sensor com alimentação de 12Vcc. Qual a maneira mais segura e correta de estar recebendo esta alimentação sem danificar o pic. Seria o correto utilizar um divisor de tensão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. A meu ver é a melhor maneira. Penso, ainda, que você deva calcular o divisor de tensão de tal maneira que você possa usar também um diodo zener na entrada do PIC para protegê-lo em caso de alguma sobretensão. Você pode usar um zener de 5,1V. Deste modo, ele não "entrará em ação" se a tensão de entrada estiver no range suportado pelo uC. Se houver alguma sobretensão o diodo zener fará o papel dele, protegendo o PIC.

Bons trabalhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Diego.

Só complementando o que nosso amigo disse.

Se é só para sinal, você pode usar resistores da ordem dos Kilo Homs.

Veja o Exemplo:

post-1046475-13884966622988_thumb.png

Neste caso os 12v vem do sensor e entram no divisor com o R2=10k e R1=7k5, então aplicando as formulas.

Vout= (Vin*R1)/(R1+R2)

Onde Vout é a tensão que vai pro PIC, Vin é a tensão do sensor e R1 e R2 são os respectivos resistores (Observe a ordem dos resistores na imagem para entender a formula). Assim:

Vout= (12*7k2)/(10k+7k2)=86k6/17k2=~ 5,01V

O zener pode ser de 5v1, ou 4v7 (é possível recalcular os resistores para o divisor ser de 4,7Volts, pois o PIC trabalha bem com esse valor de tensão).

Mas esse esquema só serve para sensores digitais (0 ou 1), para sinais analógicos (de 0 a 12 volts) o esquema é outro, mas a o principio é o mesmo.

Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Diego.

Só complementando o que nosso amigo disse.

Se é só para sinal, você pode usar resistores da ordem dos Kilo Homs.

Veja o Exemplo:

[ATTACH]94729[/ATTACH]

Neste caso os 12v vem do sensor e entram no divisor com o R2=10k e R1=7k5, então aplicando as formulas.

Vout= (Vin*R1)/(R1+R2)

Onde Vout é a tensão que vai pro PIC, Vin é a tensão do sensor e R1 e R2 são os respectivos resistores (Observe a ordem dos resistores na imagem para entender a formula). Assim:

Vout= (12*7k2)/(10k+7k2)=86k6/17k2=~ 5,01V

O zener pode ser de 5v1, ou 4v7 (é possível recalcular os resistores para o divisor ser de 4,7Volts, pois o PIC trabalha bem com esse valor de tensão).

Mas esse esquema só serve para sensores digitais (0 ou 1), para sinais analógicos (de 0 a 12 volts) o esquema é outro, mas a o principio é o mesmo.

Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo.

Ajudou sim, é que não sabia se tinha alguma outra maneira de fazer; Obrigado pelas dicas foram muito uteis, assim que tiver algo a mais no meu projetinho eu comento com vocês ai . Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!