Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placas Neotec


Posts recomendados

Caros colegas, estou com duas placas Neotec.

A modelo NTH 2.2.2 não arma o relé..

A modelo V 2.1.0 não arma o relé e fica zunindo bem baixinho.

Como o circuito de ambas é SMD, os componentes que dá para serem medidos, já fiz a medição, e não encontrei nada com defeito, preciso da ajuda de algum colega que trabalhe com essas placas.

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas, estou com duas placas Neotec.

A modelo NTH 2.2.2 não arma o relé..

Essa placa usa 2 IGBTs na saída, Q1 e Q2 - GB4062D. Se um deles apresentar problemas esse cicuito trava tudo. Como normalmente essas placas são usadas para motores de pequeno porte, de 0,8CV a 1,2CV, você pode deixar só com 1 IGBT que aguenta o tranco normalmente. Descubra qual está com defeito.

IGBT custa muito caro.

A modelo V 2.1.0 não arma o relé e fica zunindo bem baixinho.

Esse modêlo eu ainda não ví, mas deve ter pouca diferença da 1ª. Coloca uma foto aí p/ se ter uma ideia.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa usa 2 IGBTs na saída, Q1 e Q2 - GB4062D. Se um deles apresentar problemas esse cicuito trava tudo. Como normalmente essas placas são usadas para motores de pequeno porte, de 0,8CV a 1,2CV, você pode deixar só com 1 IGBT que aguenta o tranco normalmente. Descubra qual está com defeito.

IGBT custa muito caro.

Esse modêlo eu ainda não ví, mas deve ter pouca diferença da 1ª. Coloca uma foto aí p/ se ter uma ideia.

Agricio

Caro Agrício, segue anexo as fotos dessa placa.

DSC01570.jpg

DSC01571.jpg

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As voltagens até ai estão certas. Não estou entendendo o zumbido que você diz ouvir. Não tem nada p/ zumbir aí, a não ser a frequência PWM que sem o motor estar virando não é audível, ela nem existe com o motor parado.

Na primeira foto que você postou parece ter um capacitor estufado, veja isso.

99% dos defeitos dessas placas é o IGBT com fuga.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Agrício, a placa Neotec NTH2.2.2, que resolvi na vez passada, voltou a presentar o mesmo defeito, na verdade, eu substitui JP7 que estava aberto, a placa voltou a funcionar normalmente, mas no dia seguinte o defeito voltou, não bate o relé, já substitui todos os capacitores e o igbt. Não sei mais o que substituir. Qual a função do LNK3069N?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a função do LNK3069N?

Gerar as voltagens da figura do link abaixo que já te passei. A única diferença está em relação aos 4V que tem depois da resistência de 220R. Alí tem que ter 3,3V. que é a alimentação do PIC MSP430F2012.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=6054698&postcount=4

Está te faltando eletrônica básica, trate de estudar. Essas placas demoram no máximo 30 minutos p/ serem consertadas. Não fique esperando tudo de mão beijada.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Caro Agrício,

Estou com uma placa dessas que não parte de maneira nenhuma. A placa ligada em 220v manda 297 vcc para o regulador  (LNK306GN), daí 14,8 vcc para o resistor de 270R que manda 3,3 vcc pra o PIC. O relé arma, mas a placa não parte. Testei o cabo multi-vias, está ok. Testei o IGBT, deu ok, mesmo assim substitui pra ver como ficava e nada... Medindo com um osciloscópio no pino 2 do PIC encontro uma onda quadrada normal (PWM ). O relê está chaveando normal, armando e desarmando (testei também)...Testei todos os capacitores eletrolíticos e todos estão ok... Os diodos rápidos (MUR460) na saída do motor estão ok também... Tem alguma ideia do que seja?'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@João Paulo PS

Boa noite estou com uma placa mesmo modelo na primeira vez queimou diodo de entrada e fusível , substitui e funcionou por 30 minutos e parou 

Agora queima os transistores irf840

Os dois liga porém com 1 minuto queima fusível e os 2 irf840

Já troquei lnk306 relé e não acho nada cocom defeito na placa o motor está ok teve muito pouco uso desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!