Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Drive de vídeo travando


pocxlo

Posts recomendados

OI!

Montei esse pc tem um ano e alguns meses atrás o problema começou:

Apenas quando jogo o pc trava e aparece a mensagem "O driver de vídeo parou de funcionar e se recuperou com êxito" ou reinicia com tela azul.

O que eu fiz:

-atualizei os drives, inclusive de vídeo com o catalyst 13.2, e alguns outros com o auxilio do drive easy: SEM ÊXITO.

-Me falaram que poderia ser incompatibilidade de alguns programas com o windows 64 bits, dai formatei e troquei para o 32 bits : SEM ÊXITO.

-Troquei tomadas e filtro de linha: SEM ÊXITO.

-Levei em TRÊS lojas para fazer manutenção. Eles alegam que testaram todos os componentes e está tudo OK. Quando chego em casa o problema continua.

Não sei mais o que fazer. Peço, por favor, a ajuda de vocês com esse problema. O que mais da raiva é que gastei um bom dinheiro com esse PC.

Jogo fora ou tem jeito ? ^^

Muito obrigado pela ajuda de vocês!!!!!

Configuração:

PC : windows 7 32 bits

Plc mãe: Z77M-D3H

Processador: i5-3550

Memória: 2x 4gb ddr3 1333

HD: SAMSUNG HD502HI ATA Device

Vídeo: GigaByte Radeon HD 7850

Fonte: Corsair CX-500W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha aposta é a fonte. Em casos como esse, não há energia suficiente ou de qualidade para alimentar as exigências de consumo global da máquina. O fato de a maquina ligar, não significa que haja qualidade de energia. Teste isso. Apesar de sua decepção em achar que não há tópicos que apresentem solução em problemas idênticos ou semelhantes, não há muito o que fazer a não ser testar. Teste tudo, tenha paciência, repita operações, abuse da repetição de ações, mesmo as mais demoradas (que em alguns casos, levam dias). Para algumas situações, esse tópico pode ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-como-zerar/889560

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha aposta é a fonte. Em casos como esse, não há energia suficiente ou de qualidade para alimentar as exigências de consumo global da máquina. O fato de a maquina ligar, não significa que haja qualidade de energia. Teste isso. Apesar de sua decepção em achar que não há tópicos que apresentem solução em problemas idênticos ou semelhantes, não há muito o que fazer a não ser testar. Teste tudo, tenha paciência, repita operações, abuse da repetição de ações, mesmo as mais demoradas (que em alguns casos, levam dias). Para algumas situações, esse tópico pode ajudar:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-como-zerar/889560

Quando você diz energia, seria a que recebo em minha casa ou a que a fonte fornece ao pc? Poderia ligar o pc em outro lugar.Se continuar dando problema ae sim ir mais fundo no problema da fonte. concorda? Ou esquecer isso e ir direto a fonte?

Agora supondo que a fonte não tem problema, ela suporta esses componentes do meu pc?

Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que testando em outro lugar até mesmo com sua fonte ou apenas com outra fonte (só para ter certeza) dê certo. Quando testaram, você estava presente/ foi com o mesmo jogo? Qual a msg da BSOD? Lembra o que fez antes de começar os problemas? Isso também pode ser problema de drivers. Tente usar a versão anterior do Catalyst. Verifique a temperatura da mesma. Use os aplicativos TessMark, Furmark, ATI Tools, 3DMark. Passe uma borracha branca escolar no contato dela. Baixar um pouco o clock dela. Tomara que não seja problema de hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que testando em outro lugar até mesmo com sua fonte ou apenas com outra fonte (só para ter certeza) dê certo. Quando testaram, você estava presente/ foi com o mesmo jogo? Qual a msg da BSOD? Lembra o que fez antes de começar os problemas? Isso também pode ser problema de drivers. Tente usar a versão anterior do Catalyst. Verifique a temperatura da mesma. Use os aplicativos TessMark, Furmark, ATI Tools, 3DMark. Passe uma borracha branca escolar no contato dela. Baixar um pouco o clock dela. Tomara que não seja problema de hardware.

Quando foi testado eu não estava presente, mas me garantirão que foi com jogo pesado. como já tinha o furmark no pc, falei pra testarem através dele. Mesmo assim me passaram que rodo sem erro. aqui quando uso o furmark depois de um tempo o pc trava.

furmark_000001.jpg

A mensagem de erro da BSOD é:o computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0xa0000001 (0x00000005, 0x00000000, 0x00000000, 0x00000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 091713-17581-01.

Acabou de dar erro testando o furmak depois de marcar a opção toggle post-fx. Isso é um efeito de vídeo certo? A temperatura chegou a 74c antes de reiniciar.

Ja testei várias versões do catalyst e estou testando outras agora. Estou olhando o log dos erros aqui após a última vez que a máquina reiniciou: erro 6008, 7022 e o 1001 (o do BSOD). Passar borracha onde na plc de video? Seria melhor diminuir o clock ou aumentar a velocidade do cooler? ou não tem nada a ver? ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom, como o Bonilla perguntou, eu suporia algum bode com a fonte de alimentação. A Corsair CX-500 suporta perfeitamente seu sistema. Mas você usa filtro de linha? sobre o HD, um Zero Fill muitas vezes ajuda - reformatar o Pc com OUTRA MÍDIA do windows e depois atualizar com os drivers de fábrica para recomeçar os testes é de bom grado.

Erro 0X01 mais 0x05 são erros de memória ligados ao processador, não somente ao vídeo. Note que seu core i5 tem controladora de RAM incorporada. Logo, estes erros de execução do driver da ATI podem ser ligado a um bad request - que, como o edgard suspeitou, podem ter a ver com qualquer bobagem, inclusive sujeira nos contatos.

O Pc do meu irmão - bastante similar ao meu - tem falhas constantes nos drivers de vídeo, mas neste caso eu identifiquei - meleca - o problema como sendo um defeito num dos caches L2 do processador, o que gera BSODs aleatórios ligado so erro 0x05 e falhas no driver da ATI... coisa sem solução e que exige a troca da peça, mesmo.

Pergunta: este processador seu foi comprado BOX ou OEM? Não estou suspeitando dele, a início, mas há que se duvidar de tudo...

Refaça os testes (se der arrume um outro HD ou pendrive para instalar o SO a seco) com calma - desative o UAC se estiver habilitado, dê permissões de administrador a todos os programas envolvidos com o problema, jogos ou o Catalyst - e retorne com as suas impressões.

Ah, sim: rodando na net deu pra ver que:

- Erro 6008 : falhas na alimentação do sistema

- Erro 7022 : está associado a o que? veja o que não está inciando no sistema (um driver, provavelmente) no log de erros.

- erro 1001: não tem relação com outros problemas, é só a mensagem que aparece após um erro ter acontecido... o.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, como o Bonilla perguntou, eu suporia algum bode com a fonte de alimentação. A Corsair CX-500 suporta perfeitamente seu sistema. Mas você usa filtro de linha? sobre o HD, um Zero Fill muitas vezes ajuda - reformatar o Pc com OUTRA MÍDIA do windows e depois atualizar com os drivers de fábrica para recomeçar os testes é de bom grado.

Erro 0X01 mais 0x05 são erros de memória ligados ao processador, não somente ao vídeo. Note que seu core i5 tem controladora de RAM incorporada. Logo, estes erros de execução do driver da ATI podem ser ligado a um bad request - que, como o edgard suspeitou, podem ter a ver com qualquer bobagem, inclusive sujeira nos contatos.

O Pc do meu irmão - bastante similar ao meu - tem falhas constantes nos drivers de vídeo, mas neste caso eu identifiquei - meleca - o problema como sendo um defeito num dos caches L2 do processador, o que gera BSODs aleatórios ligado so erro 0x05 e falhas no driver da ATI... coisa sem solução e que exige a troca da peça, mesmo.

Pergunta: este processador seu foi comprado BOX ou OEM? Não estou suspeitando dele, a início, mas há que se duvidar de tudo...

Refaça os testes (se der arrume um outro HD ou pendrive para instalar o SO a seco) com calma - desative o UAC se estiver habilitado, dê permissões de administrador a todos os programas envolvidos com o problema, jogos ou o Catalyst - e retorne com as suas impressões.

Ah, sim: rodando na net deu pra ver que:

- Erro 6008 : falhas na alimentação do sistema

- Erro 7022 : está associado a o que? veja o que não está inciando no sistema (um driver, provavelmente) no log de erros.

- erro 1001: não tem relação com outros problemas, é só a mensagem que aparece após um erro ter acontecido... o.0

Uso filtro de linha sim. Processador box. Vou dar uma limpeza aqui e passar borracha nos contatos. Na fonte consigo constatar problemas apenas com auxílio de ferramentas, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um fórum que também frequento que há um usuário que teve o mesmo problema que tu; a mesma placa de vídeo. Não custa nada mesmo testar a fonte (pegar outra para testar só para ter certeza antes de se precipitar e comprar outra, se possível). Outra mídia também, mesmo tendo formatado e instalado em outra arquitetura. Teste a memória RAM também (acho que tem apenas um pente de 4GB); troque de slot, limpe o contato dela também.

Use o Prime95 (caso não tenha usado ainda) e veja se aparece mais erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje limpei o pc. passei borracha nos contatos, testei todas as versões de drive possíveis e até tentei ligar em outro lugar o pc: nada deu certo. Falta testar a fonte.

O teste de memória do windows é confiável? Por que sempre vejo indicações do memtest ou outros programas.

Obrigado pela atenção que vocês tão me dando ^^ abraço!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje limpei o pc. passei borracha nos contatos, testei todas as versões de drive possíveis e até tentei ligar em outro lugar o pc: nada deu certo. Falta testar a fonte.

Quando vou testar a memória com o memtest ele não inicia por ter memória não alocada devido o windows 32bits. Tenho um pente de 4gb mas o win so usa 3,48. Tento digitar esse valor mas continua não iniciando o teste. Consigo testar apenas quando colo um valor baixo, como 1200. Como faço pra testar toda a memória?

Esse Memtest é aquele programa que funciona com o windows iniciado ou no boot? Acho que você tá usando aquele dentro do windows e não o Memtest86+. Mudou de slot?Se tivesse outro pente para testar. Se n for memória, fonte, placa mãe, só sobra partir para a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra mídia também, mesmo tendo formatado e instalado em outra arquitetura.

Outra mídia do windows para instalar? Fiz isso.

A sim, estava usando o memtest dentro do windows. Vou usar o memtest86 agora.

Testei o prime95 por 40min e não deu erro. Isso elimina problema no processador e memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto!

Memória limpa e na posição correta (Mudei os slots). E o memtest não encontrou nenhum erro.

Prime testado durante 4h e sem erro.

Também usei a ferramenta de diagnóstico da intél e aparentemente não acusou nenhum erro:

--- IPDT - rev 1.51.0.0 ---

--- Start Time: 09/21/2013 16:04:58---

--- Skipping Config ---

--- Reading CPU Manufacturer ---

Expected --> GenuineIntel

Detected --> GenuineIntel

Found --- Genuine Intel Processor ---

--- Temperature Test ---

Temperature Test Passed!!!

Temperature = 38 degrees C below maximum.

--- Reading Brand String ---

Detected Brand String:

Intel Core i5-3550 3.30GHz

Brand String Test Passed!!!

--- Reading CPU Frequency ---

Expected CPU Frequency is --> 3.30

Detected CPU Frequency is --> 3.29241

CPU Frequency Test Passed!!!

--- FSB NOT Supported on this Processor ---

--- Running Base Clock test ---

Detected Base Clock --> 99

Base Clock test Pass ---

--- Running Floating Point test ---

Million Floating Points per Second, MFLOPS --> 432

Floating Point Test Pass ---

--- Running Prime Number Generation Test ---

Operation Per Second--> 4.65205e+006

Prime Number Generation Test Pass ---

--- Reading Cache Size ---

- Detected L1 Data Cache Size --> 4 x 32

- Detected L1 Inst Cache Size --> 4 x 32

- Detected L2 Cache Size --> 1024

- Detected L3 Cache Size --> 6144

Cache Size Test Passed!!!

--- Determining MMX - SSE capabilities ---

--- CPU FEATURES DETECTION FOR ---

--- MMX SSE ---

MMX - MMX Supported --> Yes

SSE - SSE Supported --> Yes

SSE2 - SSE2 Supported --> Yes

SSE3 - SSE3 Supported --> Yes

SSSE3 - SSSE3 Supported --> Yes

SSE4.1 - SSE4.1 Supported --> Yes

SSE4.2 - SSE4.2 Supported --> Yes

--- MMX SSE - capabilities check complete ---

MMX Test Result --- PASS

SSE Test Result --- PASS

SSE2 Test Result --- PASS

SSE3 Test Result --- PASS

SSSE3 Test Result --- PASS

SSE4.1 Test Result --- PASS

SSE4.2 Test Result --- PASS

MMX SSE Testing Passed !!

--- Determining AVX AES PCLMULQDQ capabilities ---

--- CPU FEATURES DETECTION FOR ---

--- AVX/AES/PCLMULQDQ ---

AVX - Advanced Vector Extensions Supported --> Yes

AVX OS Support - AVX Operating System Supported --> Yes

AES - Advanced Encryption Standard Supported --> Yes

PCLMULQDQ - Polys Carry-Less Multiply Supported --> Yes

--- AVX AES PCLMULQDQ capabilities check complete ---

AVX Compare Test Result --- PASS

AES Test Result --- PASS

PCLMULQDQ Test Result --- PASS

AVX AES PCLMULQDQ Testing Passed !!

--- Reading Memory Size ---

Detected Memory Size is --> 8.00GB

--- Integrated Memory Controller Stress Test ---

--- Integrated Memory Controller Stress Test Pass!!! ---

Integrated Memory Controller Test Pass!!!

Chipset : Intel® Z77 Express Chipset

Chipset Stepping : C1

2 device connected to PCI Express Port 0

1 : AMD Radeon HD 7800 Series

2 : Controlador de High Definition Audio

No device connected to PCI Express Port 1

1 device connected to PCI Express Port 5

1 : Atheros AR8151 PCI-E Gigabit Ethernet Controller (NDIS 6.20)

1 device connected to PCI Express Port 7

1 : PCI standard PCI-to-PCI bridge

1 device connected to SATA Controller 1

1 : Optiarc DVD RW AD-7280S ATA Device

1 device connected to SATA Controller 2

1 : SAMSUNG HD502HI ATA Device

2USB devices detected

1 : Dispositivo de Entrada USB

2 : USB Mass Storage Device

2 device connected to Intel High Definition Audio Controller

1 : Dispositivo de High Definition Audio

2 : Dispositivo de High Definition Audio

--- Platform Controller Hub Test Completed!!! ---

..

..Query 2..

..

--- Querying for Intel® Integrated Graphics Device (IGD) ---

..Did not detect Intel® Integrated Graphics Device (IGD).

..This could be that the test platform is using a discrete graphics card.

..To test IGD, verify that there is an onboard video connector,

..shutdown the test platform, remove the graphics card, and

..move video cable from graphics card to onboard video connector

..Skipping Intel® Integrated Graphics Device Presence Test..

..

--- CPU Load ---

--- Load Level = 8

CPU Load Passed!!!

--- Temperature Test ---

Temperature Test Passed!!!

Temperature = 31 degrees C below maximum.

--- Test End Time: 09/21/2013 16:08:59---

Agora posso excluir problemas na memória e processador?

Antes de testar a fonte, vocês me indicam mais algum teste?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, parece ser algo com energia, mesmo.

Refaça os testes com um clock um pouco menos e se der, baixe as memórias também. Se der 100% de estabilidade aí a troca da fonte vira uma necessidade real... apesar de esta fonte ser considerada "boa", pode estar com alguma instabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, parece ser algo com energia, mesmo.

Refaça os testes com um clock um pouco menos e se der, baixe as memórias também. Se der 100% de estabilidade aí a troca da fonte vira uma necessidade real... apesar de esta fonte ser considerada "boa", pode estar com alguma instabilidade.

Quando baixo muito o clock e memória o pc estabiliza. Porém, trava por estár com pouco processamento. Menos mal.

Pensando na nova fonte, qual a melhor para o meu pc, na sua opinião? A corsair é boa mesmo ou esse problema que tive foi puro azar?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, não deveria travar por pouco processamento. Um notebook pode operar satisfatoriamente com 5% de carga do processador. Como eu disse, busque 100% de estabilidade com os testes.

Creio que o caso de sua fonte não esteja resolvido. Seria interessante antes de comprar uma nova fonte fazer testes com outra fonte aí no seu PC - outra fonte decente, claro. Mas é factível esta fonte ter apresentado algum defeito - a Ampla não é exatamente europeia em matéria de qualidade... - por qualquer motivo, azar incluido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!