Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de fan caseiro


otaviopfonseca

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou precisando construir um controlador de fan caseiro, para uns 6 coolers. Vi em alguns posts que não é tão complicado assim construir um utilizando componentes eletrônicos e um controlador pronto é caro pra ***. Alguém tem um projetinho bem simples de um controlador (utilizando potenciômetro se possível) que pudesse compartilhar?

OBS.: Conheço pouco de eletrônica, só o basicão mesmo. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

images?q=tbn:ANd9GcQzSyLXyNd_DHPT7kE53GjaQcSu4oRKeOqO4IXH0u5ho8fFJss7

não pode parafusar no gabinete.....

Obrigado pela resposta.

Nesse esquema, se eu girar o potenciometro para o mínimo o cooler irá desligar? O TIP41 é um transistor certo? Não seria necessário colocar um dissipador nele (vi em alguns lugares)? Como eu faria para adicionar um led nesse esquema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim.... é necessario um dissipador, mas nada muito grande não... se tu usar o TIP42, que tem base negativa, tu podes parafusar na carcaça do pc. bastando cuidar EBC dele e comparar com do TIP42

sim, ao girar no mínimo, vai desligar. Ali cita um pot de 10k. Eu usei um de 1k e o controle foi melhor.

O melhor mesmo seria tu procurar um circuito por pwm. Mesmo em baixa rotação ele continua girando, esse aqui, quando o pot baixar de 5 volts o fan para, por falta de torque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu uso o TIP 32C, quem tem corrente maior do que o "A". =D

Dissipador é obrigatório, isso esquenta bastante, se você ficar usando só em baixa rotação a resistência vai ser maior e ele vai esquentar mais. Também já usei 1k e é realmente melhor, mais sensível. O bom de ser sem pwm é que dá para desligar a fan (mesmo con tensão 0.004, por aí).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!