Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
leaokrollew

Ajuda com Transformador

Recommended Posts

Olá

Eu ganhei um transformador que não tem placa de especificação, e as unicas coisas que eu sei dele é que é um trafo abaixador de 127v e a saída não se sabe e nem corrente ou VA.

A altura do núcleo é 11cm comprimento de 13cm e profundidade de 7cm o fio do secundário acredito que é o 9 awg.

Preciso desmontá-lo para enrolar um novo primário de 127v pois o que esta nele ta todo detonado não da nem pra ir desenrolando.

QUE FIO USAR E QUANTAS VOLTAS ?:confused:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a medida do fio esta nas suas mãos mas a quantidade de voltas talvez não de pra contar então a solução mas próxima seria medir o valor Ôhmico de um outro com a mesma características

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use 10000 gauss de densidade magnética. é mais adequado para chapas de grãos não orientados. Mesmo que seja grãos orientado você não tem como saber. Use este valor por segurança.

O que muda?

Como as de grãos orientados conseguem densidades de 12000 ou mais, o trafo ficaria mais potente, pois iria precisar de menos espiras para atingir as indutâncias necessárias, e o espaço que sobraria no carretel, poderia ser ocupado com fios de bitolas maiores que suportassem maiores correntes.

Use eficiência de no máximo 85%, assim você evita que ele sature com a potência especificada. E também um trafo destes, por melhor que sejam os materiais e mais bem feito que ele seja, não vai render mais que 90%. É por isso que transformadores esquentam. Eles perdem uns 10% em calor.

As próprias lâminas do trafo e os parafusos de fixação, quando não estão isolados, funcionam como se fosse uma bobina de uma única espera em curto-circuito.

Isso produz uma corrente parasita que ajuda o trafo a perder eficiência.

Por isso que cada lâmina do trafo é envernizada; Para isolar eletricamente cada chapa para evitar circulação de correntes parasitas. Os parafusos também são isolados por arruelas isolantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×