Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
GrinDD

Pc com problema na placa mãe? (+historia)

Recommended Posts

E aí galera, beleza?

Eu andei tendo uns problemas com meu PC, e nos ultimos tempos andei estudando o que podia ser para resolver, mas recentemente apareceu um problema novamente e eu não sei mais o que fazer.

História: Eu tenho meu pc tem uns 2 anos e 6 meses mais ou menos.. E no primeiro semestre desse ano, o computador deu problema, que eu relaciono à quedas de luz frequentes.

Ok, o computador funcionava perfeitamente exceto que de vez em quando ele demorava pra ligar (Eu apertava o botao de power e uns 5 minutos depois ele decidia querer funcionar) e o relogio quase toda vez que eu desligava desconfigurava.

Eu comecei a prestar atenção para tentar descobrir o que era, e achava que era culpa da fonte ou da placa mãe (Os modelos estarão abaixo), e juntamente com uma pesquisa na internet e testes com a fonte de outro computador, achei que essa seria a mais provavel causa do problema.

Não reclamei com a empresa de energia, até porque eu ja pretendia trocar de fonte mesmo, pois a que eu usava não me parecia ser de muita qualidade (e ela ficava fazendo um chiado chato quando o pc tava desligado).

Quando tive a oportunidade, troquei de fonte, e maravilha, um dos problemas ficou resolvido, que foi o delay para ligar. Por outro lado, o relogio continuava desconfigurado. Por isso, comprei uma bateria nova (mais pra testar mesmo, já que li que poderia ser um problema também).

Mas agora, depois de 1 ou 2 meses com a fonte trocada, o problema de demora para ligar voltou, piorado.. Alguns dias o pc se recusa totalmente a ligar, e quando liga, não vai direto, ele liga, não aparece nada na tela, aí eu desligo a força, e aí quando eu ligo que ele vai pra bios e pro OS.

Gostaria de ajuda, não sei mais o que fazer, tudo que eu quero é que meu computador possa funcionar normalmente D:

Specs:

AMD FX 8120

2x4GB Enhance Corsa Geil

ASUS M4A88T-V EVO

Msi Cyclone R 6850

Cougar GX 1050W¹

*HDD é de 500GB mas eu não lembro a marca, acho que é Samsung

Falecida fonte: Extream 550W

¹:Sei que muitas pessoas vão vir falar que a fonte que estou usando é exagerada e que eu podia ter pego uma menor que meu sistema nao consome nem metade disso e tal.. Mas foi uma opção minha pegar uma fonte com certificado de eficiencia e garantia boa pois eu penso em expandir meu PC o mais em breve possivel e não quero me preocupar em trocar tudo de novo..

Agradeço desde ja a ajuda galera, e desculpas pelo incomodo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguns dias o pc se recusa totalmente a ligar, e quando liga, não vai direto, ele liga, não aparece nada na tela, aí eu desligo a força, e aí quando eu ligo que ele vai pra bios e pro OS.

Olá! quando diz q se recusa totalmente a ligar... o que acontece por exemplo? Já tentou atualizar a BIOS da placa-mãe ou testar individualmente a memória?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando ele se recusa a ligar simplesmente não acontece nada.. É como se eu estivesse apertando o botão de power e ele não estivesse ligado na placa mãe.. Memória e BIOS eu não testei, vou tentar isso hoje de noite se eu conseguir fazer funcionar, ontem não deu porque passei o dia fora..

BTW eu esqueci de avisar no primeiro post.. A troca da bateria pra tentar resolver o relogio desconfigurado foi em vão.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei um dos problemas que sua placa mãe tem, um do mesmo que tá no PC das minhas irmãs.

A peça que gerencia a tensão da bateria um transistor pequenininho perto de onde fica a bateria está com defeito. Isso deve ter sido justamente pelas quedas de

energia, no caso da Phitronics aqui, tomou um raio.

Tomei um básico de concerto de placa mãe e sei que é justamente isso.

Quanto a demora de ligar, já vi isso e era processador, não que também seja o seu caso,

mais você precisa testar todos componentes do seu PC, fazer um diagnóstico completo em uma assistência.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Olá GrinDD, eu resolvi esse problema mes retrasado, o problema da hora e data desconfigurado é realmente a Bateria de 3v da BIOS, troque por uma nova e certifique-se de comprar o mesmo código do tamanho, 2032, 2025, varia, pois uma é mais espessa que a outra, se colocar uma mais fina pode não funcionar e ainda danificar o chip da BIOS se ficar dando contato e parando!!!!!!!! Após trocar a bateria entre na BIOS e configure a hora e data lá...

Quanto ao problema de demorar para ligar, sua placa deve estar com alguns Capacitores Eletrolíticos queimados, desmonte o PC e olhe de perto os capacitores e veja se estão "ESTUFADOS", os que estiverem pode trocar, eles são como baterias temporarias pra dar o start inicial na alimentação da placa-mãe, sem eles a placa funciona mas demora bastante pra estabilizar e dar início...

Este é o capacitor queimado(estufado), o topo dele em estado normal deve ser 100% plano, mas quando esta queimado fica assim.

https://www.google.com.br/search?safe=off&hl=pt-BR&site=imghp&também=isch&source=hp&biw=1366&bih=624&q=capacitor+queimado&o que=capacitor+queimado&gs_l=img.3..0j0i24l6.8674.11111.0.11293.18.16.0.0.0.0.247.1815.4j6j3.13.0....0...1ac.1.27.img..9.9.950.zQuk_H9_fQ0#facrc=_&imgdii=_&imgrc=EfvIYWdV1OFrLM%3A%3BfWXnLzTqDmihyM%3Bhttp%253A%252F%252Fsomaovivo.freevar.com%252Fimgs%252F059181acb501b4a3b89df564199b5dee.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.somaovivo.mus.br%252Fforum%252Fviewtopic.php%253Ft%253D5201%3B448%3B336

---------------------------------------------

Retorne notícias ai pra galera o/

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais