Ir ao conteúdo

Placa-mãe não reconhece HD SATA

PedroRigone

Posts recomendados

Postado

Bom dia, sou novo no fórum e to criando esse tópico para ver se alguém consegue me ajudar nessa duvida.

Tenho uma placa mãe Foxconn M61PMV e funcionava normalmente, mais meu irmão invento de trocar de gabinete e agora ela não reconhece HD SATA.

Eu tenho dois HDs SATA e a placa não reconhece nem um dos dois, já troquei o cabo e tentei nas quatro entrada SATA da placa mãe e nada. Coloquei um HD de 20GB IDE e funcionou sem problema algum. Eu também já resetei a BIOS, olhei a placa mãe inteira procurando alguma coisa danificada e nada visível.

Se alguém poder ajudar ficaria grato.

PS: Há um ano atrás um raio queimo uma saída USB e placa de rede onboard (não sei tem alguma coisa a ver)

Postado

Acabei de ter uma ideia que talvez funcione, se eu utilizar uma Placa Controladora PCI RAID Com 4x SATA eu conseguiria usar os HD normalmente? dar o boot tudo certinho?

Desde já agradeço.

:confused:

Postado

PEDRORIGONE, verificou na configuração da bios? Estava com o mesmo problema em uma mobo aqui, que estava setada para hd ide. Depois que alterei, passou a reconhecer.

Postado

Se trocou o Gabinete e a fonte é nova e veio com o gabinete, experimente trocar pela fonte do seu gabinete antigo pois, a fonte nova pode estar com algum problema nos cabos de alimentação elétricos para os HDs SATA.

Postado

Henrique - RJ

Nessa placa não tem, baixei agora o manual para ter certeza.

condiogo

É a mesma fonte de antes e eu verifiquei as saídas com um multímetro.

Postado

Talvez tua placa-mãe esteja precisando de um "reset" ou o chamado "curto de hardman" que é por ela sobre um papel metalizado mas sem a bateria em cima de uma almofada e com outra almofada sobre ela e algum peso deixar assim por 3 dias ( tem os que dizem por apenas meia hora ) para depois testar.

Postado

Tentei fazer esse "curto de hardman", não custava nada tentar, mas agora minha placa mãe nem liga morreu de vez.

Obrigado a todos que tentaram ajudar.

Abraço.

:(

Postado

Henrique - RJ

Tirei sim a bateria, processador, memoria, tudo..

Tava na hora de eu trocar de maquina mesmo, mais esperava dar esse PC aqui pro meu sobrinho, mas agora ferro.

Postado

PedroRigone - O Henrique - RJ, indicou corretamente o procedimento eu também faria o mesmo que ele indicou mas, eu particularmente já tive problema semelhante com as portas SATA, não reconhecendo e depois ela definitivamente não funcionou mais, devido ao problema no chipset ponte sul.

O problema pode ser resolvido com reballing mas, normalmente o preço se torna inviável, melhor adquirir uma placa nova.

Postado
Henrique - RJ

Tirei sim a bateria, processador, memoria, tudo..

Tava na hora de eu trocar de maquina mesmo, mais esperava dar esse PC aqui pro meu sobrinho, mas agora ferro.

Então faz como eu fiz em uma placa na semana passada que voltou a funcionar.

Depois de retirar tudo da placa-mãe embrulhe ela toda no papel metalizado e principalmente por baixo dela e deixe-a embrulhada sobre um travesseiro com outro por cima dela e algum peso por cima de tudo isso durante 3 dias completos e só depois tente ligar ela com as outras peças.

Será que tua placa-mãe não ligou devido ao cooler do processador mal instalado ou sem a pasta térmica ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...