Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde!

Estou fazendo um circuito no proteus que exige muita memoria RAM do pic que uso (18f2550), eu usei um cascateamento de 5 shift registers 74hc595 que se atualizam a cada 1 milissegundo, sou um pouco leigo ainda em microcontroladores, quando simulei no proteus apareceu o seguinte aviso:

"Simulation is not running in real time due to excessive CPU load" Gostaria

de saber se este aviso pode interferir no funcionamento do PIC e como retirar este aviso.

Obrigado para quem leu e respondeu!

Postado

Essa mensagem é normal, e não interfere na simulação.

O problema é o uso intensivo de outros circuitos lógicos além do microcontrolador.

Só existe uma solução que resolve isso : usar uma CPU mais potente em seu PC.

Existe um paliativo : abaixe o clock de seu PIC, pois muitas vezes utilizamos um clock muito alto quando podíamos utilizar um bem mais baixo.... Isso afeta muito a simulação, exigindo um uso muito intenso da CPU de seu computador.

Paulo

Postado
Só existe uma solução que resolve isso : usar uma CPU mais potente em seu PC.

Uma observação é que o que vai influenciar no desempenho do Proteus, no PC ,não são os núcleos mais sim a velocidade,pois fiz alguns testes com I7 e não melhorou em quase nada a eficiencia do Proteus,isso com máquinas de mesmo clock.

Postado

Utilizo o Proteus a pelo menos 6 anos. Já tive muita dor de cabeça e felicidades com ele.

O problema do proteus é que ele não utiliza vários núcleos. Já poderiam ter mudado isso faz tempo. Se você tem um processador de 6 ou 2 núcleos, tanto fáz, ele só vai usar 1 mesmo. Aí que vem o clock mais alto.

A dica do Paulo é uma boa, diminua a velocidade do clock do PIC. Se você está simulando ele a 20Mhz, coloque 4Mhz. Dependendo da aplicação, não fará mal.

Uma coisa que já percebi no proteus é a questão de chaveamento de transistores. Ele não consegue fazer isso com uma velocidade adequada e sempre dá esse aviso. Nesse caso, caso esteja efetuando o acionamento de transistores numa velocidade muito alta, retire-os e tente simular de outra forma.

Pode pesquisar por aí que a maioria das simulações pesadas do proteus, não são realizadas de forma animada, com o botão play. Utiliza-se os gráficos que o programa disponibiliza para plotar as curvas geradas. Entenda curvas como sendo os estados dos pinos de algum uC qualquer. Muitas vezes ao invés de animar o circuito, coloque diversos gráficos e analise as formas de ondas geradas. É um trabalho mais técnico, mas muitas vezes é a única forma de verificar se o circuito funciona ou se pelo menos está no caminho correto.

Falou

Postado

O Matheus tem toda razão sobre os núcleos... Eu uso no escritório uma máquina antiga, com um pentium 4 3.2 Ghz, windows Xp e 4 gB de ram, e o Proteus voa nela, bem mais rápido que os dois computadores que uso em casa....

Paulo

• 2 anos depois...
Postado

Eu tive muitos problemas com este erro também e consegui resolver aumentando minha frequência de varredura ou aumentando tempo de interrupções de timers, por exemplo se você pretende efetuar varreduras de 1 milissegundo e está acontecendo este erros faça estas varreduras com tempo maior 300 milissegundos e va aumentando até resolver, o mesmo serve para tempo de estouro dos timers.

Quando for gravar no pic ai você coloca o tempo ou frequência que realmente deseja.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!