Ir ao conteúdo

Regador de plantas automatico?

Leonardo69

Posts recomendados

Postado

Gente,eu tenho uma daquelas bombas de jogar agua no parabrisa, e eu pretendo fazer um regador de plantas automatico, para quando a planta secar a bombinha jogar agua, mas para isso eu preciso de um esquema que identifique a terra seca e acione a bomba, e quando molhar, o circuito desliga a bomba,alguem pode me ajudar?

Postado
Não sei se vai dar certo mas:

regador_automatico.jpg

eu fiz um esquema desse, mas usei um tip122 e nao usei resistor, só que nao ficou sensível suficiente para identificar a agua na terra, sera que com o tip41,e com o resistor de 100r vai dar certo?

Postado

Vish então não coloque o resistor e vai aproximando mais os terminais do transistor e do +12V até detectar lembrando NUNCA junte os dois pois vai queimar o transistor em questão de segundos... mas se você quiser pode por outro transistor porém agora PNP vou mostrar o circuito com dois transistores A você tem um multímetro? se tiver meça a resistência dela molhada e seca por favor pois eu não tenho se não tiver não tem problema mais acho que a terra molhada deve ter uns 500K ou 1M...

regador_automatico.jpg

Postado

bom cara, apesar do meu multimetro ficar variando bastante o resultado e nao ser muito preciso, na terra seca deu 500k e na molhada deu 14k, a distancia de uma haste até a outra é de 1,6cm e cada uma tem 2,6cm de comprimento

Postado
Vish então não coloque o resistor e vai aproximando mais os terminais do transistor e do +12V até detectar lembrando NUNCA junte os dois pois vai queimar o transistor em questão de segundos... mas se você quiser pode por outro transistor porém agora PNP vou mostrar o circuito com dois transistores A você tem um multímetro? se tiver meça a resistência dela molhada e seca por favor pois eu não tenho se não tiver não tem problema mais acho que a terra molhada deve ter uns 500K ou 1M...

regador_automatico.jpg

acho que com dois transistores vai dar certo, pois como a resistencia da terra molhada é alta, apenas um transistor nao consegue saturar o suficiente para acionar o relé, mas com dois fica mais forte,pois o sinal do tip 41 é fraco para acionar o relé mas é forte para acionar o tip 42 e assim o tip 42 aciona o relé

• Membro VIP
Postado

Pode usar um transistor Darlington, que tem um maior ganho de corrente. Por exemplo:

Tip 120, 121, 122

Ou muitos outros que se possa ter a mão...

Postado

Porque não simplifica? Usa um temporizador:

Programa para ligar todos dias (ou a cada x dias) por um determinado tempo suficiente para bombear a quantidade aproximada de água.

Por outro lado pode-se adotar um mecanismo mais simples ainda:

Uma mangueira cotejando.

Pode-se fazer o furo tão pequeno que a água pingará com tempos tão espaçados que no final será a quantidade certa de água que a planta precisa.

Postado
Porque não simplifica? Usa um temporizador:

Programa para ligar todos dias (ou a cada x dias) por um determinado tempo suficiente para bombear a quantidade aproximada de água.

Por outro lado pode-se adotar um mecanismo mais simples ainda:

Uma mangueira cotejando.

Pode-se fazer o furo tão pequeno que a água pingará com tempos tão espaçados que no final será a quantidade certa de água que a planta precisa.

um temporizador nao daria certo no meu caso, eu quero um regador que molhe

a planta somente quando ela estiver seca,sem colocar a mao em nada, e se chover automaticamente o regador nao vai molhar a planta, ja com o timer isso nao acontece!

mas ja esta tudo resolvido,o esquema com dois transistores funcionou!

• Coordenador
Postado

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...