Ir ao conteúdo

M5A99x 2.0 e fx8150 superaquecimento

ripizud

Posts recomendados

Postado

Fala Ripizud!

Pela RPM da CPU_FAN, deve estar usando o coolerbox original AMD. Você chegou a tentar alguma manutenção em seu cooler ou ainda não mexeu, ou faz muito tempo que nem deu uma limpeza no dissipador.

Se por acaso o FX 8150 estiver com overclock, aconselho abrir mão deste recurso, pois esses coolerboxes (tanto faz se é AMD ou Intel) não são projetados para isso. Se estiver com os clocks do processador em default, isso é sinal que está carecendo de uma limpeza geral e troca de pasta térmica, porque com o tempo, o desempenho térmico da pasta original vai degradando-se.

Rip, se puder, descreva se já fez alguma manutenção deste tipo em seu micro e poste sua config, principalmente gabinete, tipo de CPU cooler (pra certificar) e a disposição das fans instaladas no gabinete (se tiver) para a rapaziada do fórum ter uma noção legal do que se trata para ajudá-lo melhor, combinado?

Valeu Rip, Abraço!

Postado

Buenas, obrigado pelo retorno

Uso original sim, faça maunutenção a cada 3 meses, uso pasta térmica normal , poderia ser por causa disso? conforme eu mexo no software "cpu fan". Não tem overclock

Machine name: VIHH-PC

Operating System: Windows 7 Ultimate 64-bit (6.1, Build 7600) (7600.win7_rtm.090713-1255)

Language: Portuguese (Regional Setting: Portuguese)

System Manufacturer: To be filled by O.E.M.

System Model: To be filled by O.E.M.

BIOS: BIOS Date: 09/16/13 19:17:22 Ver: 04.06.05

Processor: AMD FX-8150 Eight-Core Processor (8 CPUs), ~3.6GHz

Memory: 8192MB RAM

Available OS Memory: 8092MB RAM

Page File: 3738MB used, 12444MB available

Windows Dir: C:\Windows

DirectX Version: DirectX 11

DX Setup Parameters: Not found

User DPI Setting: Using System DPI

System DPI Setting: 96 DPI (100 percent)

possuo 2 cooler de 120~ um atrás e outro na lateral

Postado

Na área!

Obrigado por fornecer os dados, Rip.

Uso original sim, faça maunutenção a cada 3 meses, uso pasta térmica normal , poderia ser por causa disso?

Bom...mas essa pasta térmica seria a Implastec? Ela não é ruim não, mas eu não adotaria essa pasta para um processador que demanda tanta dissipação térmica quanto o FX-8150, Rip. A diferença de temp de uma pasta de boa qualidade para a Implastec normal chega a 5º...6º de diferença. O que também influencia altas temps é o método de aplicação da pasta. Se tiver em excesso, a pasta acaba prejudicando, e muito, o desempenho térmico do cooler.

imageview.php?image=49690

Aplicação eficiente de pasta no processador.

O lance que terá só essa melhora caso adote uma nova solução térmica, já que faz manutenção preventiva e a fan, pela RPM mostrada, tá quase levantando voo. Percebi que deve haver uma boa circulação de ar pelo gabinete, já que usas duas fans de 12cm.

Rip, se quiser uma pasta de melhor qualidade, caso da Arctic MX-2 ou MX-4 (cerca de 30 contos a seringa), acaba acenando a possibilidade de adquirir um aircooler melhor dimensionado, como o Coolermaster Hyper TX3 EVO que custa cerca de 70 reais, contendo uma seringa de pasta térmica no conjunto.

Abraço!

Postado

Regressando...

E EU COMPRAR uma dessas pastas Implastec que vem em seringa, eu uso toda ela? ou dura é pouco também?

Não Rip, essas seringas, apesar da pouca quantidade, rendem várias aplicações. Procure colocar o mínimo suficiente de pasta, apenas o necessário para que a pasta preencha toda a superfície do processador com a pressão do cooler colocado. Aqui um indício de pasta bem aplicada após o contato da CPU com o dissipador:

imageview.php?image=49692

imageview.php?image=49691

Quer saber mais? https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291/1

Valeu Rip, abraço!

Postado

Veja a primeira imagem postada.

Só colocar uma quantidade parecida (até com um cotonete tomando cuidado pra não ficar nenhum vestígio de algodão) e com o proprio dissipador ao apertar ele faz o trabalho.

Agora, eu tenho um FX8350, com um cooler Master TX3 a temperatura estava alta, adotei um corsair H60 e melhorou bem a temperatura, mas ainda está "quente", o problema é essa geração de processador que tem uma dissipação de calor bem alta.

Postado

Fala rapaziada, boa madruga!

e por que então elas vem com uma 'pazinha' para aplicar?

A pazinha, Rip, serve mais para retirar pasta térmica ressecada da aplicação anterior que propriamente para espalhar, mesmo a pasta da qual está inclusa.

Dependerá da viscosidade da pasta térmica a necessidade ou não de espalhá-la na superfície do processador (ou GPU). A grande maioria delas é aplicada no método acima descrito por mim. As exceções já vem com acessórios para facilitar a aplicação, seja por falta de viscosidade (difícil "espalhamento") ou por ser muito líquida (normalmente acompanha um pincel).

Como você está usando um processador de alto TDP, bem lembrado pelo nosso camarada Hugh, uma pasta térmica de boa qualidade poderá atenuar as temps. No meu caso, uso a Arctic Silver Ceramique 2. Essa pasta é muito competente tanto para CPU, quanto para VGA, mas infelizmente tá é difícil de encontrá-la.

Agora, eu tenho um FX8350, com um cooler Master TX3 a temperatura estava alta

Hugh, o TX3 não segura a onda de um FX 8350? Estava em clocks normais ou "espetou" um over maroto nele? Sua info é importante, pois se realmente o TX não aturou seu FX, nem irei recomendá-lo mais para proprietários de CPUs de TDP semelhante. Obrigado por seu depoimento.

Abraço para todos!

Postado

Hugh, o TX3 não segura a onda de um FX 8350? Estava em clocks normais ou "espetou" um over maroto nele? Sua info é importante, pois se realmente o TX não aturou seu FX, nem irei recomendá-lo mais para proprietários de CPUs de TDP semelhante. Obrigado por seu depoimento.

Abraço para todos!

Pode indicar sim, pelo Preço x Beneficio ele é até melhor que o Corsair H60, que baixou uns 8º mas é bem mais caro.

Sem over aqui.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!