Ir ao conteúdo

10V 6A o ci 555 não aguenta?

charlesfrances

Posts recomendados

Postado

montei esse circuito e durou apenas uma semana 2 pergunta eu tenho para esse circuito!!!

a)se a tensão é 10V e 6A ou poderia ser 6V 2A so como exemplo, e o 555 trabalha com 5v e corrente tipica de 3mA e maxima de 5mA !!

por que no pino 8 desse Ci não tem uma resistencia, quando ele esquentou e nem saiu faisca funcionou normalmente quando coloquei uma resistencia no pino 8 dele e o circuito funcionou !!! então?

b)se ele trabalhar com sua frequencia ,fora da frequencia exigida então foi por isso que o meu circuito durou so uma semana?

Postado

O 555 é um temporizador com as seguintes características...

1 - A tensão de trabalho situa-se entre 5 e 18 volts.

2 - A corrente de consumo do mesmo é de 10 mA quando a saída está no estado alto e 1 mA no estado de repouso (saída baixa).

3 - A saída dele é capaz de fornecer ou drenar correntes de até 200 mA.

Vamos nos ater apenas ao consumo do circuito usando uma fonte por mim sugerida.

Posso ligar o 555 numa fonte de tensão 5 volts e fornecimento máximo de 100 A ?

Sim. Pode. Ele será alimentado com 5 volts e consumirá apenas 10 mA no estado alto e 1 mA no estado baixo.

Posso ligar o 555 numa fonte de tensão 5 volts e fornecimento máximo de 500 A ?

Sim. Pode. Ele será alimentado com 5 volts e consumirá apenas 10 mA no estado alto e 1 mA no estado baixo.

Posso ligar o 555 numa fonte de tensão 5 volts e fornecimento máximo de 1 mA ?

Não pois apesar de ser alimentado com 5 volts, no estado alto, essa fonte só consegue fornecer no máximo 1 mA e a corrente exigida para o estado alto é 10 mA. Apesar de que no estado baixo consumir 1 mA, o CI não trabalhará porque a fonte só fornece no máximo 1 mA e no estado baixo está no limite da fonte.

Posso ligar o CI numa fonte de 18 volts e fornecimento máximo de 100 mA (0,1 A) ?

Sim. Pode. 18 volts é o limite máximo de tensão desse CI e como a fonte atende as especificações de consumo de corrente do CI, Não há problemas. Claro que a tensão de 18 volts terá que ser bem estável. Para não correr o risco de queima do CI. Óbvio que a corrente de consumo do CI ligado a 18 volts, é bem maior que em 5 volts.

Entenda uma coisa. O dispositivo 555 apenas extrai ou consome o que ele necessita da fonte usada. Se o consumo dele é 10 mA numa dada tensão, ele vai consumir isso da fonte. Desde que a fonte tenha capacidade de suprir essa demanda de corrente.

Logo, você não pode ligar esse CI numa fonte de 20 volts de fornecimento 100 mA (0,1 A).

Por que? Oras... Porque a tensão máxima desse CI é 18 volts.

Claro que poderias ligar o CI nessa fonte, desde que fizesse um divisor de tensão apropriado para o mesmo. Esse divisor de tensão teria que ser calculado para uma tensão de trabalho dentro da faixa do CI ( 5 a 18 volts )

Conseguiu entender a lógica da coisa?

Não é só para o CI. Isso serve para qualquer dispositivo eletro-eletrônico.

Se uma lâmpada de 117 volts é alimentada com uma tensão de 220 volts por exemplo, ela queima porque ultrapassou a tensão limite dela. Entenda que uma lâmpada de tensão de alimentação 117 volts e de consumo de 60 watts, tem uma corrente nominal e claro, tem uma tensão limite. Extrapolando o limite( um valor de tensão acima do limite), o consumo será maior e portanto, haverá mais calor e consequentemente a temperatura do filamento sairá do limite, provocando a ruptura do filamento.

É assim com qualquer dispositivo eletro-eletrônico que obedece a Lei de Ohm.

.

Apenas informei sobre o consumo do CI. Quanto ao funcionamento do circuito e se ele está ou não correto, deixo a cargo dos colegas.

Postado
Jambao, foi muito especifico Parabéns valeu duvidas sanadas :D

Já pode fechar o´topico

Essa dúvida ou dúvidas suas não são somente suas. São dúvidas da grande parte do pessoal que querem fazer e entender experiências eletro-eletrônicas e podem ser sanadas estudando sobre tensão, corrente e resistência elétrica. Não é difícil e é a base para entendimento de qualquer circuito elétrico básico e também os mais complexos, uma vez que se parte de princípíos básicos. Pesquise e estude sobre essas três unidades elétricas e como elas se relacionam que você terá o embasamento certo.

Abração

.

.

PS - O relacionamento entre essas 3 unidades tem o nome de "Lei de Ohm". Entendendo essa Lei, já se pode entender Lei de Kirchoff. Entendendo essas duas leis, já dá para observar e entender melhor um circuito elétrico. Não é decorar e sim entender.

Postado

Se uma lâmpada de 117 volts é alimentada com uma tensão de 220 volts por exemplo, ela queima porque ultrapassou a tensão limite dela. Entenda que uma lâmpada de tensão de alimentação 117 volts e de consumo de 60 watts, tem uma corrente nominal e claro, tem uma tensão limite. Extrapolando o limite( um valor de tensão acima do limite), o consumo será maior e portanto, haverá mais calor e consequentemente a temperatura do filamento sairá do limite, provocando a ruptura do filamento.

É assim com qualquer dispositivo eletro-eletrônico que obedece a Lei de Ohm.

Lembrando que uma lâmpada incadescente é um resistor não linear, ele apresenta um valor inicial que pode ser 20 vezes menor que quando está aceso...

Uma lampada de 100 Watts em 110 volts tem corrente média quando acesa de cerca de 0,9 A, mas quando é ligada o pico de corrente ultrapassa fácilmente 10A !

Já repararam que mais de 90% dessas lâmpadas queimam quando são ligadas ???

Paulo

Postado

Aphawk

Concordo em gênero , numero e grau mas...

Deixemos que os nossos neófitos, gafanhotos, entendam a filosofia da coisa.

Eu informei direto e bem simples sobre o "lance". Óbvio que com a temperatura, conforme o aumento ou decrescimo dela, a maioria dos dispositivos eletro-eletrônicos também trabalharão de acordo com as regras.

Deixa os "mininos" se situarem como se tudo estivessem de acordo. Depois é que a gente entra com esse pormenores.Desde que entendam as regras e as leis. O resto?

O resto é prá trocarmos idéias com eles e com um belo churrasco e uma cervejinha!

Postado

pessoal entendi o lance sobre corrente de pico tensaõ de pico bla bla bla! ate capacitor

se queima em bobina de tesla mal projetada ,agora vou para micro controladores vou colocar um tópico sobre tipo parecido com propelerclockvamos mais é um pouco diferente

pretendo tirar minha duvida ! vamos ao pra não misturar com eletronica valeu fui la pro tópico!! obrigado a todos!!:goff:

Postado
Aphawk

Concordo em gênero , numero e grau mas...

Deixemos que os nossos neófitos, gafanhotos, entendam a filosofia da coisa.

Eu informei direto e bem simples sobre o "lance". Óbvio que com a temperatura, conforme o aumento ou decrescimo dela, a maioria dos dispositivos eletro-eletrônicos também trabalharão de acordo com as regras.

Deixa os "mininos" se situarem como se tudo estivessem de acordo. Depois é que a gente entra com esse pormenores.Desde que entendam as regras e as leis. O resto?

O resto é prá trocarmos idéias com eles e com um belo churrasco e uma cervejinha!

Pois é .... Sugiro fazermos esse churrasco e cervejinha numa boa pescaria hehehhe !!!

Paulo

Postado

falando serio os capacitores estavam queimando por causa do pico de energia

depois é que me dei conta qundo utilizei um software ,deixei o software de lado

quero aprender os calculos na base do braço valeu !! pois me dei conta que alto pico de energia pode queimr os componentes!!!

não to nem ai se erro ou não existem vocês pra me corrigir ja sou da familia do hardware pois tenho cede de conhecimento

com qualidade respeito por todos vocês desde o começo ,pois o que só recebi aqui ´so foi ajuda fico grato atodos Obrigado!!:mellow::-BEER

• Coordenador
Postado

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...