Ir ao conteúdo

Circuito limitador de corrente 1A

Daniel1511

Posts recomendados

Postado

Estou montando um circuito para alimentar modems porque aqui em casa todo mundo usa notebook e quando cai a luz os modems ficamos sem net e sem fazer nada kkkkk mais isso acontece raramente mais quando acontece demora a voltar a energia então até a bateria do notebook acabar dura umas 2 a 4 horas +/- e a do modem umas tem que durar 5 horas no minimo pois tenho dois modems o decodificador de Coaxial para RJ45 e o de RJ45 para Wi-Fi o de coaxial para rj45 usa 12V x 750mA o de Wi-Fi usa 9V x 850mA redondeando 1A para cada vou usar um 7809 para o WI-fi o de 12V não precisa mais isso não é importante o importante é o limitador para carregar a bateria de nobreak 7Ah aqui o circuito:

Alimenta_o_de_modem_para_falta_de_luz.jpg

Coloquei apenas um fusível para lembrar de prucurar um limitador já procurei na internet um limitador de 1A mais não acho de jeito nenhum alguém ai sabe?

Postado
Estou montando um circuito para alimentar modems porque aqui em casa todo mundo usa notebook e quando cai a luz os modems ficamos sem net e sem fazer nada kkkkk mais isso acontece raramente mais quando acontece demora a voltar a energia então até a bateria do notebook acabar dura umas 2 a 4 horas +/- e a do modem umas tem que durar 5 horas no minimo pois tenho dois modems o decodificador de Coaxial para RJ45 e o de RJ45 para Wi-Fi o de coaxial para rj45 usa 12V x 750mA o de Wi-Fi usa 9V x 850mA redondeando 1A para cada vou usar um 7809 para o WI-fi o de 12V não precisa mais isso não é importante o importante é o limitador para carregar a bateria de nobreak 7Ah aqui o circuito:

Coloquei apenas um fusível para lembrar de prucurar um limitador já procurei na internet um limitador de 1A mais não acho de jeito nenhum alguém ai sabe?

Em aplicação típica 19, tem um exemplo de carregador de bateria, onde a limitação da corrente é definida por uma fórmula que calcula um resistor:

http://pdf.datasheetcatalog.net/datasheet2/1/03cgthpfat4t4ly5kfp5lpwladfy.pdf

Lembre-se que a tensão do carregador deverá ficar entre 13.5V a 13.8V, abaixo disso a bateria não carregará.

Para uma bateria de 12V por 7AH, embora possa recarregá-la com até 20% de sua capacidade nominal em AH (que daria 1,4A durante a recarga) é recomendado que se use apenas 0,7A.

Ainda assim você terá problemas com o regulador de 9V pois ele precisa de no mínimo ser alimentado com 3V acima da tensão de saída para entregar os 9V.

Vejo que tem menos disso.

Assim também quando a bateria cair abaixo de 12V, seu regulador 9V começará a dar tensões abaixo de 9V.

Postado
Para que serve aquele transistor TIP122 logo depois do 7912?

Falou

Serve para jogar mais corrente (2A) pois o 7812 só passa 1A e como os modems usam 1A cada eu coloquei ele para não sobrecarregar o 7812

Postado

Daniel1511..... Me corrija se eu estiver errado, mas não seria necessário um resistor de base, para o TIP 122, até onde eu sei esses transistor's de ganho alto queimam com certa facilidade...

Sua ideia de usar um seguidor de tensão é muito boa, dava até para fazer com um diodo zener e um resistor alto, pois para polarizar o transistor não é necessário muita corrente, você poderia usar outro seguidor de tensão para a fonte de 9 volts, acho que isso eliminaria o problema apontado pelo albert_emule, pois assim o zener cortaria o que estivesse acima de 9 volts e a tensão no emissor seria igual a da base....

Postado

Obrigado LuizGBarrio por me lembrar do resistor no transistor vou colocar aqui o diodo zener no circuito e volto a postar

Pronto aqui o novo circuito sem o LM317 mais ainda preciso por um limitador de corrente na bateria pois se não... CABUM! ou a bateria pode ficar inutilizável

Postado

Isso ai não é um circuito praticavel!

O tip é um transistor de baixo ganho! 30, e os darlington 1000.. Para darlington isso é um ganho baixo..

Se for mal polarizado, vai queimar com facilidade mesmo! E do jeito que estão polarizado ai, vai queimar fácil fácil!!:D

Não se pode fazer um seguidor colocando tensão direto na base dele, pois ai não tem como ter nenhuma limitação, queimaria bem fácil caso aconteça algo na saida..

Se qier aumentar a corrente do CI, use outra configuração com esse tip122!-_-

Postado

Mais cara eu não entendi porque isso acontece se tem vários circuitos como este ai por exemplo: Ajustedebrilho.jpg que quando o potenciômetro está no máximo não há resistência é pelo fato de o transistor aquecer? eu sei que isso acontece e também pretendo montar ele no dissipador! Posso colocar este circuito aqui de 30V para 12V x 3A ai:

12_V.jpg

Postado

Por que? Já viu alguem comercializar um circuito desse porte? Isso ai é um circuito didatico!

Circuito que ponham na net de forma didatica ou no max quebra galho...

http://www.electronica-duartes.com/imagensfalimentacao/fonte_alimentacao_40a100v.jpg

Olha uma fonte REAL mesmo que funciona! Ta faltando algumas coisinhas na polarização dos transistores mas essa e a mais prox que achei na net...

não to falando que não funciona, funciona, mas a qualidade é didatica.

Se for pra usar ci e transistor, porque não usa apenas ci? Use um de 5A.

Postado

sxw9ehtg3

Eu fiz uns comentários e o peticionário não deu ouvidos.

Vou fazer outro:

Alimentar uma fonte estabilizada de 9V com 12V não é uma boa ideia, pois a fonte estabilizada fica com uma faixa de tensão muito estreita para fazer as devidas correções de saída. A tensão de 9V poderá não ficar estabilizada.

Alimentar este mesmo regulador com uma bateria de 12V é pior ainda pois logo a bateria cai para 11V e a tensão de saída do regulador não vai ser mais regulada.

Outro problema é a tensão cair lentamente sobre os modens.

Existe aparelho que dão problema por ser alimentado com tensão baixa. Não sei se é o caso de um modem.

O certo seria pôr um circuito comparador para monitorar a bateria e desligar a fonte quando a bateria estivesse descarregada antes mesmo da tensão cair sobre os modens.

Postado
sxw9ehtg3

Eu fiz uns comentários e o peticionário não deu ouvidos.

Vou fazer outro:

Alimentar uma fonte estabilizada de 9V com 12V não é uma boa ideia, pois a fonte estabilizada fica com uma faixa de tensão muito estreita para fazer as devidas correções de saída. A tensão de 9V poderá não ficar estabilizada.

Alimentar este mesmo regulador com uma bateria de 12V é pior ainda pois logo a bateria cai para 11V e a tensão de saída do regulador não vai ser mais regulada.

Outro problema é a tensão cair lentamente sobre os modens.

Existe aparelho que dão problema por ser alimentado com tensão baixa. Não sei se é o caso de um modem.

O certo seria pôr um circuito comparador para monitorar a bateria e desligar a fonte quando a bateria estivesse descarregada antes mesmo da tensão cair sobre os modens.

Opa Desculpe mais já desisti desse circuito mais mesmo assim obrigado a todos

• Coordenador
Postado

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!