Ir ao conteúdo

Vale a pena Crossfire A6 "Richland" + Radeon HD 7750?

Posts recomendados

Postado

Prezados foristas,

Estou com alguns problemas no meu atual PC (Phenom X3 8400 com 3 GB de RAM DDR2 800, uma Radeon HD 4650 e fonte real de 400w), no qual consigo rodar muitos jogos atuais tranquilamente apenas reduzindo a resolução e não ligando os filtros de apuramento, todavia com a qualidade gráfica alta. Na urgência e com o dinheiro que posso gastar no momento, depois de sonhar muito com um A8, pensei num A6 6400k "Richland" com 2 pentes de RAM com 2GB DDR3 com clock de apenas 1333MHz e vídeo Radeon HD 7750 para fazer Hybrid Crossfire com a APU. Sei que a velocidade da memória deveria ser maior, mas os preços estão assustadores e minha ideia é, posteriormente, comprar 2 pentes de 4 GB com qualidade e clock melhores. Minhas perguntas são:

1) O Crossfire ficará limitado com uma velocidade de 1333MHz (em dual channel)? Se sim, a 7750 terá seu desempenho reduzido? Se não, o quanto será o ganho, grande ou ínfimo?

2) Usando somente o vídeo da APU em dual channel, o desempenho será equivalente ao da Radeon HD 4650 ou bastante superior? Pois assim posso dar uma segurada para comprar a placa de vídeo posteriormente.

3) Os preços entre AM3+ e FM2 estão próximos atualmente, seja de CPU, seja de placa-mãe. Ainda vale a pena investir no soquete AM3+?

Desde já agradeço a colaboração de todos.

Postado

Cláudio, li comentários de um cara que fez, precisando apenas baixar um programa para habilitar. Eu sabia nas A8 Richland, nos A6 foi surpresa.

Imagino que necessite de uma placa-mãe voltada para Richland também (chipset Hudson D4). Quem souber, por favor compartilhe mais de seus conhecimentos também.

• Membro VIP
Postado

Cara, provavelmente as MBs terão de ser AMD B75 ou B85... isso é certo, mas ainda tenho sérias dúvidas da estabilidade desta configuração. Porque se com a HD7750 serve, deveria servir com a HD7770, posto que as HD 77XX são da mesma família... e aí o ganho seria enorme!

Se tu se arriscar e fizer um teste bem-sucedido...

Postado

Estranho, agora não achei do Hybrid Crossfire da A6 6400k com a HD 7750.

Já estou achando mais jogo ficar com AM3+, pois uma placa-mãe com chipset B85 também está bem cara.

• Membro VIP
Postado

pois é...

Vi seu tópico no Adrenaline. Pessoal manda trocar tudo logo, eu já acho que dá pra ponderar. Vou limitar fortemente o valor para entendermos qual é o limite. Boadica, claro.

-FX-4300 = 300 reais

-Placa-mãe basicona = 135 reais

- 4 Gb 1333 = 95 reais

dá 530 reais

- Placa-mãe basicona H55 = 160 reais

- A8-6600K BE = 320 reais

- Mesma RAM = 95 reais

Dá 575 reais, mas tu vai ter uma HD8570D (Grosso modo uma HD6570D de 64-bit) de grátis. com a configuração FX tu ainda vai ter de por vídeo. E se tu mete uma HD6670 teria um ganho expressivo - e se a HD7750 funcionar...

Postado

Claudio, abri tópicos em mais outros dois fóruns. O estranho é que ngm cravou sobre o Hybrid Crossfire da A6 Richland com a HD 7750, sendo possível ou não. Acho que já pesquisei tanto que estou confundindo tudo. Tlz seja na A8 Richland que tentaram e conseguiram.

Lá no Adrenaline desconsideram que se eu pudesse, teria o melhor PC do mundo. O preço gira em torno desse valor mesmo, uns R$600,00. O problema que a config que imaginei foi para praticamente mil reais!

Imagino que uma placa-mãe Hudson D2 não deve fazer um Hybrid Crossfire com placas mais recentes, ao passo uma D4 tlz permita.

Me responderam no Boadica que um Hybrid Crossfire não exige muito do clock da RAM, então poderia ir numa boa de 1333 MHz.

• Membro VIP
Postado

eduardo, ao que eu saiba a plataforma FM2 é compatível com Hybrid Crossfire independente do chipset. Não é por ser mais básica que perde funcionalidades.

Como eu disse, pessoal de outros fóruns - aqui também, se deixar largado nego pira - sempre recomenda o Pc da NASA. eu pus aí em cima minha ponderação. Eu acho que vale a pena tu pegar um A8-6600K com a placa-mãe com AMD H55. Mas aparentemente a HD7750 funciona porque a AMD previu seu uso, mas ainda não lançou a compatibilidade de modo oficial. Embora a gente ache vídeos assim pela net...

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=xOi-UtM9KsY]AMD 6600K in hybrid crossfire with HD7750 (PROOF) - YouTube[/ame]

Postado

Claudio, eu dei um jeito em meu atual PC para dar uma segurada e comprar hardware melhor, menos desesperado. Posso não estar jogando, mas vou aproveitar para estudar p/concurso e, com mais calma, ir de A8 + Radeon HD 7750 (acho) e torcer para o dólar dá uma abaixada, porque as coisas estão bem caras.

Pensei que os chipsets mais atuais que habilitariam o H. Crossfire. No vídeo, como ele habilitou, se não possui suporte nativo? Já vi um método pela placa mãe, mas disseram que é fraco. Vou pesquisar depois com mais calma.

• Membro VIP
Postado

Sim, cara...vai estudar que tu ganha mais, porque tempo de crise tá chegando... E espera a AMD liberar de vez o suporte via driver Alpha pro CF de HD7xxx... Porque fica bem século passado, todo mundo testando pra ver se funciona, ver se pega...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!