Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com conversor D/A 8 bits


fed.up

Posts recomendados

Olá pessoal!

Primeiramente, não sei se posso postar este tipo de tópico por aqui, caso esteja indo contra alguma regra, a administração irá apagar, e eu peço desculpas a todos. Mas caso esteja dentro das regras do site, e alguém possa me ajudar, eu agradeço muito.

Estou tentando resolver um problema a respeito de conversor D/A com 8 bits, porém não estou conseguindo chegar na resposta correta. Algum amigo poderia dar um help na resolução? O problema é esse:

131213062234879040.png.html

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente, é um sistema de duas equacoes e de tres incognitas.

Aparentemente, esta faltando o valor da tensão de referencia.

voce tem que armar as duas equacoes. Uma para os valores do circiuto da esquerda e outro para o circuito da direita.

As equacoes seguem o somatorio de potencias de 2.

Ex.:

V0 = Vref . (An. 2^n + ... + A0. 2^0)

Onde:

An, ... A0 Sao os valores dos bits.

No seu caso o valor de n é 7.

An é o de maior ordem (MSb) e A0 o de menor ordem (LSb).

2^n - Significa dois elevado a enesima potencia.

2^0 - Significa 2 elevado a zero, que vale 1.

voce vai chegar a duas equacoes com x e y como incognitas, desde que seja conhecido o valor de Vref. Em tempo. x e y só podem assumir os valores 0 e 1, já que sao valores de bits.

O proximo passo é com voce. Eu já penei e passei por esta fase, agora fica a seu criterio.

Eu posso até te mostrar a resolucao, mas é como se eu te mostrasse como se anda, mas voce é que tem que aprender a andar pelo seu esforco.

Faz parte do aprendizado e seu professor quer que voce resolva.

Bons estudos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses negocio que fazem acho pura perda de tempo.. Querem q você fique bom em eletronica ou em formulas matematica? Um professor de matematica poderia usar isso pra substituir aqueles problemas que usam exemplos de laranjas.. Etc..

Ta mas a resposta é 17, e a Vref é 25,5!!

Se você n estudar eletronica ao invés de formulas, você não precisaria montar formulas.. Eu mesmo n montei formula alguma pra chegar no valor!

O professor deveria de ensinar o caminho, pra depois ir deixando você indo sozinho.. Ninguem te fala q pra andar de bicicleta sem rodinhas é so pedalar e pegar equilibrio, mas sim vai com você e te soltando aos poucos la na frente.

Se você souber resolver isso por formulas no papel, você tem grandes possibilidades de sofrer la na frente...

Abre dos olhos, não aceite que os seus professores te passem formulas, estude eletronica de verdade.

É só um conselho que te dou cara.:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!