Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macro Copiar Nome de Botão


vicentelobo

Posts recomendados

Boa tarde.

Iniciei meus estudos de japonês há uns dias.

Por ter alguns conhecimentos de Excel, estou usando-o para me ajudar a estudar.

Tenho uma planilha com quatro sheets.

A primeira chamei de Database em que vou colocando os ideogramas que estou estudando.

Ela tem três colunas, na primeira coloco um número (até o momento vai de 1 a 30), na segunda o ideograma em hiragana e na terceira o mesmo em caracteres romanos.

Na segunda e terceiras sheets, há células que usam ALEATÓRIOENTRE em conjunto com PROCV, para que sorteie um número entre 1 e 30, mostre o ideograma correspondente em hiragana em uma célula e romano em outra.

A diferença é que na terceira sheet eu devo escrever o correspondente romano do ideograma, em que ele responde com certo ou errado.

Já na quarta sheet pretendo fazer o seguinte. Fiz um botão para cada ideograma, e desejo que em uma célula seja sorteado um ideograma, mostre o texto em romano, e eu deva clicar no botão que contém o ideograma correspondente. Ao clicar, seria executado um macro que copiaria o nome do botão que eu cliquei, colaria em outro lugar e compararia com o texto que está descrito.

Por exemplo, aparece "A" em A1. Devo clicar no botão あ. Ele irá copiar o texto do nome do botão e colar em B1. Em C1 terá um PROCV que irá verificar o ideograma de B1, procurar na Database o correspondente em romanos e se estiver certo, mostrar "Certo", se não, mostrar o correto.

Digamos que em vez de clicar em あ, eu clique em ほ. Ele irá executar o mesmo macro, verificará que está errado, e em C1 irá escrever ほ.

Desejo fazer um macro que seja versátil e possa ser usado em qualquer um dos botões, afinal existem muitos ideogramas, e se criar um macro para cada botão, além de ser muito trabalhoso, irá dar trabalho, caso eu altere algum dos botões.

Imagens:

Database

Database.jpg

Sheet 1

Sheet_1.jpg

Sheet 2

Sheet_2.jpg

Sheet em desenvolvimento