Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
tenho interesse em fazer overclock sim (mais não muito). O cooler q irei usar será o original da box do i5 760. Seria bom comprar outro? se sim, qual modelo? Grato.

Olha só, existem coolers ótimos, o Hyper N620 é show de bola por exemplo, mas ele é CARO! A maioria dos coolers são caros pra caramba! O melhor em custo/benefício é o Evercool Buffalo, que é barato e cumpre sua função muito bem... agora, se você olhar pela beleza além da eficiência, existem trocentos modelos no mercado que podem lhe agradar, mas eu gosto muito desses 2, o Prima Boss II e o Thermaltake Frio (meus colegas usam eles nas suas máquinas! dou preferência ao Frio)... são muitos coolers no mercado, fica a seu critério escolher aquele que te agrada mais já que a maioria cumpre sua função muito bem! :D

Olha na seção de Produtos recomendados aqui no CDH mesmo que lá tem muitos testes de Coolers... Daí você mesmo pode escolher! ^_^

Abraços!

• Curtir 1
Postado
Olá pessoal! Já fazem alguns dias que estou numa luta intensa para tentar fazer minha HD6850 nova funcionar. Vou tentar botar em spoiler um post antigo que eu fiz tentando solucionar, mas acabou que não consegui realizar o teste e acho que vou mesmo tentar trocar a fonte. Que fonte vocês recomendam?

Eu já tive uma fonte dessa sua, a Seventeam ST-420BKV. Aliás, ainda a tenho encostada aqui e funciona perfeitamente se eu a ligar. É ultrapassada para os padrões de hoje, é pouco eficiente, não tem PFC ativa, tem distribuição de linhas inadequada para os PCs modernos e não tem conectores para placas de vídeo atuais, obrigando a usar adaptadores. Mas dentro das suas limitações, é honesta, confiável, extremamente robusta (a minha durou cinco anos sem dar um pio e com o PC ligado a maior parte do dia esses anos todos), e pelo menos entrega energia estável, limpa e decente, que é minha primeira preocupação. E tem potência suficiente para essa sua configuração.

Então, não creio que seu problema seja de fonte. Acho que antes de mais nada você deve testar sua placa em outro PC, para ver se funciona, mas o mais provável é que sua placa esteja com defeito e você deva acionar uma garantia. Se sua placa funcionar, acho que seu caso é para o tópico da 6850.

Quanto à troca de fonte, não é urgente no seu caso, mas é recomendada para você ter uma coisa mais atual, gastando menos energia e com mais reserva nas linhas mais utilizadas hoje (as de +12V). Difícil deixar de recomendar a OCZ StealthXstream 2 400W e a Corsair CX430, ambas ótimas pedidas para você.

eu tava pensando em comprar uma c3 tech PSH750750v 750w real (80%), será q é muito pra minha configuração?

Intel core i5 760

ASUS P7h55-m

memória 4x4gb (16gb)

ATI radeon hd6870

seagate 500gb sataII 32mb buffer.

samsung 250gb ide

450w to achando muito pouco, nao seria melhor uma de 500w real nao? qual modelo seria bom nessa potência?

O mvhupsel já respondeu, e respondeu muito bem, mas fiquei curioso: o que fez você achar 450W "muito pouco"? Em que você se baseou para chegar a essa conclusão? Se foi na recomendação de potência de fonte da AMD para a placa, esqueça. Essa recomendação sempre é superdimensionada para a segurança deles (da AMD, não da sua), para não serem processados por algum usuário com uma configuração mais gastadora dizendo que se deu mal por causa da recomendação deles, já que nos EUA até fazer cara feia dá processos de milhões de dólares.

Quanto a fontes superdimensionadas, eu mesmo tenho uma, mas hoje não faria mais isso, nem recomendo que ninguém faça. Não vai estragar nada no seu PC, mas é um desperdício de capital investido. E eu pelo menos tenho a sorte de o meu modelo ser um dos pouquíssimos cuja eficiência não varia muito de acordo com o nível de potência entregue, de modo que pelo menos também não estou gastando mais energia por causa disto, mas como o mvhupsel apontou, a maioria das fontes (inclusive a maioria das muito boas) é menos eficiente nessa faixa de consumo e fará você pagar mais na conta de luz com tanta sub-utilização.

Ah, e tire de uma vez da sua cabeça essa coisa de "watts reais". Se você for nessa, vai se dar mal, porque essa expressão, além de não querer dizer absolutamente nada do ponto de vista técnico, é mais abusada do que tudo, está completamente desmoralizada com tanta mentira de vendedor e se você reparar, NUNCA é usada pelos fabricantes de fontes realmente boas. Quando vejo alguém anunciando "fonte com tantos watts reais", acende-se aqui uma luzinha vermelha de "perigo" - forte indício de empurroterapia, picaretagem, má qualidade vendida como se fosse boa e na melhor das hipóteses, despreparo e ignorância de quem vende.

e esse cooler da sua sign ali é bom? tenho q comprar 1 tmb né?

Olha só, existem coolers ótimos, o Hyper N620 é show de bola por exemplo, mas ele é CARO! A maioria dos coolers são caros pra caramba! O melhor em custo/benefício é o Evercool Buffalo, que é barato e cumpre sua função muito bem... agora, se você olhar pela beleza além da eficiência, existem trocentos modelos no mercado que podem lhe agradar, mas eu gosto muito desses 2, o Prima Boss II e o Thermaltake Frio (meus colegas usam eles nas suas máquinas! dou preferência ao Frio)... são muitos coolers no mercado, fica a seu critério escolher aquele que te agrada mais já que a maioria cumpre sua função muito bem! :D

Olha na seção de Produtos recomendados aqui no CDH mesmo que lá tem muitos testes de Coolers... Daí você mesmo pode escolher! ^_^

Abraços!

Não quero me estender muito sobre isto porque já é off-topic, mas se você não pretende fazer um overclock muito grande, não vale a pena gastar num cooler muito caro (e alguns custam pequenas fortunas). Entre o Buffalo (que é barato, mas não resfria tanto assim) e o Prima Boss e o Frio (que são excelentes, mas caros), existe uma faixa intermediária com boas opções, como o Cooler Master Hyper 212 e o Akasa Nero, que resfriam bem mais do que seu preço poderia fazer supor e superam vários coolers bem mais caros do que eles. Mas em todo caso, olhe antes se cabem no seu gabinete, porque esses coolers são uns trambolhos imensos e não é em qualquer gabinete que dá para instalá-los.

.

.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Pentium Dual Core e2200

3 GB RAM (1x2GB+1x1GB)

HD 160 GB

Geforce 9800 GT

Fonte AeroCool E80-500 500W da conta do recado?

Com um pé nas costas. Pode até fazer um overclock monstro no teu processador que aguenta :)

• Curtir 1
Postado

Olá , neste sábado estou indo para o paraguai, estou querendo trocar minha placa de video por uma ATI HD6950 a duvida é se aminha Corsair 450vx vai suportar, sei que essa fonte é otima entrega ate 570w ,mas queria ter certeza, a configuração é essa da assinatura , so ai irei fazer um overclock no processador para uns 4.0Ghz ja que meu cooler permite vou deixar o vcore em 1.4 a fonte vai segurar bem a vga com o over no processador?

• Curtir 1
Postado

Ola eu queria uma fonte recomendada para a minha configuração que não e tão exagerada mas eu queria uma fonte que durasse muito tempo para aguentar varios ups futuro então eu gostaria da ajuda de vocês, a configuração será a seguinte:

M488TD-V-EVO/USB3

Phenom II X4 955 ou Phenom II X6 1055T

1x4 GB DDR3 Kingston1333MHz CL9 ou 2x2 GB DDR3 Kingston1333MHz CL9

HD 6850

Seagate 500GB SATA II ou 1TB

CM 690 II Advanced ou HAF 922

As fontes que eu estava pensando em adquirir são estas:

Corsair TX750W

Corsair VX550W

XFX 650W

Eu estava querendo pegar a TX750w, o que vocês acham e muito exagerada porque euq quero nem pensar em trocar de fonte tão cedo, qual vocês recomendariam que eu escolhesse.

Obs: Pensando em CF e OC.

Atenciosamente.

• Curtir 1
Postado
Ola eu queria uma fonte recomendada para a minha configuração que não e tão exagerada mas eu queria uma fonte que durasse muito tempo para aguentar varios ups futuro então eu gostaria da ajuda de vocês, a configuração será a seguinte:

M488TD-V-EVO/USB3

HD 6850

Corsair TX750W

Corsair VX550W

XFX 650W

Eu estava querendo pegar a TX750w, o que vocês acham e muito exagerada porque euq quero nem pensar em trocar de fonte tão cedo, qual vocês recomendariam que eu escolhesse.

Atenciosamente.

Bom se você não pretende fazer nenhum SLi ou Crossfire de uma VGA muito top, com uma 550vx você nem precisa se preocupar, um pc como o seu sem VGA mal gasta uns 180watts sem VGA e com VGA não bate os 300watts

• Curtir 1
Postado
Olá , neste sábado estou indo para o paraguai, estou querendo trocar minha placa de video por uma ATI HD6950 a duvida é se aminha Corsair 450vx vai suportar, sei que essa fonte é otima entrega ate 570w ,mas queria ter certeza, a configuração é essa da assinatura , so ai irei fazer um overclock no processador para uns 4.0Ghz ja que meu cooler permite vou deixar o vcore em 1.4 a fonte vai segurar bem a vga com o over no processador?

Segura muitíssimo bem. Aliás, é a potência ideal para essa sua configuração (já considerando o overclock) - nem mais, nem menos, e com eficiência máxima. É uma fonte excepcional e você faria muito mau negócio trocando-a por qualquer outra nessas condições. Fique com ela e seja feliz!

M488TD-V-EVO/USB3

HD 6850

Corsair TX750W

Corsair VX550W

XFX 650W

Exageradíssima! Essa sua configuração, mesmo considerando Crossfire de 6950 e overclock de um 1055T para 4,0 GHz a 1,5 V, mal esbarra nos 400W de consumo máximo, com tudo rodando no talo. Portanto, uma boa fonte na faixa dos 500W já resolve e dá uma boa folga, sem você precisar de gastar dinheiro a mais com uma fonte exageradamente potente.

Dessas aí, a Corsair VX550 seria a melhor opção: com excelente e inquestionável qualidade, e dentro da faixa ideal de potência para você. E outra ótima opção seria a Antec 520C Neo Eco, outra fonte impecável em todos os aspectos.

.

.

.

• Curtir 1
Postado

Tenho uma fonte Corsair 450VX sendo usada no PC da assinatura.

Se eu mantiver tudo e trocar a VGA por uma Radeon HD6870, a fonte aguenta, ou é melhor troca-la? Se for necessario troca-la, alguma sugestao?

Obrigado!

• Curtir 1
Postado
Tenho uma fonte Corsair 450VX sendo usada no PC da assinatura.

Se eu mantiver tudo e trocar a VGA por uma Radeon HD6870, a fonte aguenta, ou é melhor troca-la? Se for necessario troca-la, alguma sugestao?

Obrigado!

Fique com ela, que a 450VX é excelente e com ela você faz Crossfire de 6870 com um overclock insano desse seu Core 2 Quad e ainda sobra potência!

.

.

• Curtir 1
Postado

amigo em relaçao a 6950 ta certo suporta ,mas a gtx 570 nas mesmas condiçoes com overclock tambem suportaria? , pois esta mais barata que a 6950 cerca de U$ 30 , e vi que o desempenho tambem é superior

• Curtir 1
Postado
onde compro? pode mandar um link de onde vende? valeu xD

Geralmente costuma já vir um com a placa, mas se não vier, acho que me lembro de ter visto isso na JustShop e na WAZ. Dê uma olhada.

amigo em relaçao a 6950 ta certo suporta ,mas a gtx 570 nas mesmas condiçoes com overclock também suportaria? , pois esta mais barata que a 6950 cerca de U$ 30 , e vi que o desempenho também é superior

Nvidia mais barata que AMD da mesma faixa? Isso é inédito... Bem, as placas da Nvidia, especialmente as mais potentes, são bem gastonas. Ainda daria, sim, mas já ficaria bem próximo do limite seguro da sua fonte (ela tem reserva de potência, mas nunca é bom contar com isso, porque os testes não dizem o comportamento da fonte a longo prazo nessas condições). Aí eu já acharia melhor partir para uma VX550 ou algo assim. Só que aí a despesa com a nova fonte seria maior do que a diferença de preço entre as placas. Será que a diferença de desempenho entre elas é grande o suficiente para justificar essa despesa a mais? Tenho minhas dúvidas...

.

.

• Curtir 1
Postado

certo a fonte usarei provisoriamente e nao farei overclock , acho que sim vou pegar a gtx570 e daqui a uns 3 meses compro outra fonte, sera que ela aguenta ate la? ate porque essa corsair eu posso vender ja que tem um amigo meu que quer compra-la ai depois compro uma nova fonte de 600w pra mais, mas cara fiz o calculo la na calculadora de consumo deu 474w , tambem vi um review que a gtx 570 consome no maximo 330w

• Curtir 1
Postado

Uma fonte 600w reais OCZ aguenta um crossfire de DUAS HD5770 ( uma com HDMI e outra SEM )?!?!?!

valeu!

Minha configuração é :

Fonte 600W Reais OCZ Stealthxstream 2

Memória Kingston 4096 MB (4GB) DDR3 1333Mhz PC3

HD Western Digital SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM Caviar Blue

Processador AMD Phenom II X4 955 Quad Core 3.2Ghz

Ati Radeon HD5770

Placa Mãe Asus M4A79XTD EVO

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Como me foi passado algumas fontes boas para adquirir, comecei pesquisando aqui mesmo e nao achei nenhum Preview ou Teste da Corsair CX430. Então achei neste site:

http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story&reid=214

Alguem saberia dizer se este site e confiável? Vou pesquisar uma grande quantidade de fontes para depois escolher.

Obrigado!

Sim o site é confiável.. Geralmente quando se busca escolher a fonte para uma determinada configuração antes se faz o dimensionamento da mesma baseado na demanda dessa config. Essa parte imagino já o fizeste, correto?

• Curtir 1
Postado
certo a fonte usarei provisoriamente e nao farei overclock , acho que sim vou pegar a gtx570 e daqui a uns 3 meses compro outra fonte, sera que ela aguenta ate la? ate porque essa corsair eu posso vender ja que tem um amigo meu que quer compra-la ai depois compro uma nova fonte de 600w pra mais, mas cara fiz o calculo la na calculadora de consumo deu 474w , também vi um review que a gtx 570 consome no maximo 330w

Observe que a calculadora não dá o seu consumo. Aquele valor já é a recomendação da potência da fonte a ser usada. Observe também que ela dá, além desse, um valor mínimo. Aquele valor mínimo também não é o seu consumo e já aguenta, inclusive com alguma folga.

Sem o overclock, dá tranquilamente para você continuar usando a VX450 por mais um tempo. Mas quando comprar outra, não exagere. Você nunca vai chegar nem perto de 600W e seria desperdício pegar qualquer coisa a mais, a menos que você vá fazer SLI dessa GTX 570... Uma VX550 já dá toda a folga de que você precisa.

E não confunda o consumo da placa com o consumo do PC. O único site que eu sei que dá o consumo da placa isolada (porque isso é dificílimo de medir e só eles têm o equipamento para isso) é o X-bit Labs, e não vi valores para a GTX 570 lá ainda. O Bit-Tech Net encontrou 330W de consumo a plena carga para o PC inteiro usando a GTX 570 num sistema com um Core i7 965 (embora não em overclock). E isso medindo na tomada, o que significa que considerando uma eficiência de 80% para a fonte, o PC estava mesmo gastando 264 watts.

O Guru3D (que sempre avisa que tem um PC de testes mais gastador do que a média) achou 369 watts para o PC todo na tomada; o Tom's Hardware achou 330 watts; o Bjorn3D achou 388 watts para um sistema com um Core i7 930 em overclock para 3,8 GHz, e o Hardware Canucks achou 345 watts num sistema com Core i7 920 em overclock para 4 GHz.

Quer saber de uma coisa? Depois de ver estes testes, retiro o que disse sobre você precisar de uma fonte nova. Vá em frente e meta bronca sem medo de ser feliz! Só considere uma fonte nova se você inventar fazer SLI com sua placa. Aí você pode pensar numa de 600W.

seria isso?

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:101:121&sugestao=OK

Mas com esse cabo eu só "transformo" um 6 pinos em um 8 pinos, certo?

e se eu quiser fazer um crossfire, como eu "crio" um novo adaptador 6/8 pinos?

hehe é serio eu nao entendi mt bem..

Seria para usar algo como este aqui, conectando-o a dois plugues Molex que toda fonte, até as mais antigas, tem:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:51,familia_id:101/adaptador-de-energia-6-pin-pci-e-para-2-x-4-pinos

Observe que este tem saída de 6 pinos. Existem adaptadores para 8 pinos também, mas não consegui encontrar. Porém, na pior das hipóteses, você usaria um adaptador destes e mais um daqueles que você sugeriu (que eles também têm na JustShop, alguns centavos mais caro do que na Kabum, mas você ganharia no frete).

Uma fonte 600w reais OCZ aguenta um crossfire de DUAS HD5770 ( uma com HDMI e outra SEM )?!?!?!

valeu!

Minha configuração é :

Fonte 600W Reais OCZ Stealthxstream 2

Memória Kingston 4096 MB (4GB) DDR3 1333Mhz PC3

HD Western Digital SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM Caviar Blue

Processador AMD Phenom II X4 955 Quad Core 3.2Ghz

Ati Radeon HD5770

Placa Mãe Asus M4A79XTD EVO

Aguenta Crossfire até de 5870 e ainda sobra muito troco! Aqui vão alguns resultados de reviews de Crossfire de 5770 para você ter uma ideia. Note que o consumo encontrado é o do PC todo, não o das placas, e que isso foi medido na tomada; o consumo real ainda é 20% menor, considerando uma eficiência de 80% da fonte.

Legit Reviews: 357W

Tom's Hardware: 324W

Overclockers' Club: 335W

Legion Hardware: 371W

Rage3D: 447W (mas com as duas placas em overclock)

Alguma dúvida, ou você ainda vai perder noites de sono achando que não dá?

Como me foi passado algumas fontes boas para adquirir, comecei pesquisando aqui mesmo e nao achei nenhum Preview ou Teste da Corsair CX430. Então achei neste site:

http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story&reid=214

Alguem saberia dizer se este site e confiável? Vou pesquisar uma grande quantidade de fontes para depois escolher.

Obrigado!

O JonnyGuru para mim é A referência em matéria de teste de fontes. Eles não fazem outra coisa, o site é só de reviews de fontes. São seríssimos, competentíssimos, olham tudo o que precisa ser olhado, têm todos os equipamentos (além de ser uma delícia ler os reviews deles, com o incrível senso de humor que eles têm - chego a ficar com dor de barriga de rir!). A metodologia de testes daqui do CdH é muito parecida com a deles e eu não me espantaria (e ainda aprovaria) se o Gabriel tivesse buscado inspiração lá.

E há uma razão para não haver mais testes da CX430 (e nenhum que eu tenha visto até agora da CX500): a Corsair decidiu não enviar nenhuma fonte da série CX para ser avaliada pela imprensa e pelos sites especializados. O JonnyGuru testou a fonte porque um amigo do pessoal do site achou uma CX430 por inacreditáveis e ridículos 15 dólares numa liquidação da "Black Friday" (a sexta-feira depois do feriado americano de Ação de Graças, dia tradicional de liquidações nos EUA) e comprou só para dar para eles testarem.

Inclusive, a Corsair foi muito criticada por essa decisão (bem, sempre há uma primeira vez, é bom ter algo para criticar na Corsair uma vez na vida!). Não sei qual a lógica, porque é claro que a linha CX é econômica, tem eficiência menor (são as únicas fontes da Corsair sem certificação 80 Plus) e dará reviews muito menos elogiosos do que com as outras linhas dela, mas até o... aham... "ruim" da Corsair ainda é muito acima da média. A linha de +12V poderia ter mais potência, os capacitores poderiam ser mais caprichados e tal, e dentre as que nós recomendamos, sempre deixo claro que a OCZ SXS2 400W é superior a ela. Mas ainda assim, mil vezes uma CX430 do que qualquer "Fire" Age da vida (como diz o mvhupsel)!

.

.

• Curtir 1
Postado
Observe que a calculadora não dá o seu consumo. Aquele valor já é a recomendação da potência da fonte a ser usada. Observe também que ela dá, além desse, um valor mínimo. Aquele valor mínimo também não é o seu consumo e já aguenta, inclusive com alguma folga.

Sem o overclock, dá tranquilamente para você continuar usando a VX450 por mais um tempo. Mas quando comprar outra, não exagere. Você nunca vai chegar nem perto de 600W e seria desperdício pegar qualquer coisa a mais, a menos que você vá fazer SLI dessa GTX 570... Uma VX550 já dá toda a folga de que você precisa.

E não confunda o consumo da placa com o consumo do PC. O único site que eu sei que dá o consumo da placa isolada (porque isso é dificílimo de medir e só eles têm o equipamento para isso) é o X-bit Labs, e não vi valores para a GTX 570 lá ainda. O Bit-Tech Net encontrou 330W de consumo a plena carga para o PC inteiro usando a GTX 570 num sistema com um Core i7 965 (embora não em overclock). E isso medindo na tomada, o que significa que considerando uma eficiência de 80% para a fonte, o PC estava mesmo gastando 264 watts.

O Guru3D (que sempre avisa que tem um PC de testes mais gastador do que a média) achou 369 watts para o PC todo na tomada; o Tom's Hardware achou 330 watts; o Bjorn3D achou 388 watts para um sistema com um Core i7 930 em overclock para 3,8 GHz, e o Hardware Canucks achou 345 watts num sistema com Core i7 920 em overclock para 4 GHz.

Quer saber de uma coisa? Depois de ver estes testes, retiro o que disse sobre você precisar de uma fonte nova. Vá em frente e meta bronca sem medo de ser feliz! Só considere uma fonte nova se você inventar fazer SLI com sua placa. Aí você pode pensar numa de 600W.

Seria para usar algo como este aqui, conectando-o a dois plugues Molex que toda fonte, até as mais antigas, tem:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:51,familia_id:101/adaptador-de-energia-6-pin-pci-e-para-2-x-4-pinos

Observe que este tem saída de 6 pinos. Existem adaptadores para 8 pinos também, mas não consegui encontrar. Porém, na pior das hipóteses, você usaria um adaptador destes e mais um daqueles que você sugeriu (que eles também têm na JustShop, alguns centavos mais caro do que na Kabum, mas você ganharia no frete).

Aguenta Crossfire até de 5870 e ainda sobra muito troco! Aqui vão alguns resultados de reviews de Crossfire de 5770 para você ter uma ideia. Note que o consumo encontrado é o do PC todo, não o das placas, e que isso foi medido na tomada; o consumo real ainda é 20% menor, considerando uma eficiência de 80% da fonte.

Legit Reviews: 357W

Tom's Hardware: 324W

Overclockers' Club: 335W

Legion Hardware: 371W

Rage3D: 447W (mas com as duas placas em overclock)

Alguma dúvida, ou você ainda vai perder noites de sono achando que não dá?

.

.

Simplesmente perfeito ,muito obrigado ,tirou minha duvida e vou comprar minha placa pro meu cf :D obrigado mesmo!

• Curtir 1
Postado

Bem primeiramente valeu me ajudou muito , então é isso vou ficar com ela , sei que é uma otima fonte ,nao pretendo fazer SLI , acredito que nem precise, mas o proximo upgrade sera a fonte valeu.

• Curtir 1
Postado

Pessoal,

Tenho tido problemas relacionados a fonte de alimentação e a loja me ofereceu a fonte OCZ500SXS interamente gratis para ser colocada no meu micro. Gostaria de saber se esse modelo é realmente defeituoso e se ele vai aguentar a minha configuração:

Core i5 750 2.66GHZ

Nvdia GeForce GTX460 1GB

HD 500G SATA2

4GB RAM DDR3 (2x2)

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!