Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte X Configuração


Posts recomendados

Minha configuração é exatamente a da assinatura. Vim aqui há alguns dias pesquisar se a minha fonte atual suportaria um Crossfire de HD7850 ou uma HD7970.

Enfim, eu fui de HD7950. Gostaria de pedir a sugestão de uma fonte superior à minha, pois os sintomas que descrevo parecem ser de fonte não aguentando toda a carga. Podem me corrigir se eu estiver errado. Eis o que ocorre:

Ao colocar a HD7950 em over(de 800/1250 a 1000/1450), logo alguns segundos de jogo após o over, com temperaturas normais, o monitor perdeu sinal de vídeo e apertar o botão Reset ou segurar o Power não adiantava nada. Tudo continua ligado, neons acesos, coolers rodando, porém sem imagem e sem reação do pc.

Ao diminuir o over para 900/1350 o problema ocorreu após um tempo mais longo, cerca de 10 a 15 minutos de jogo.

E eu não queria ter uma placa desse porte sem poder tirar o máximo de proveito dela. Lembrando que junto desse over ainda tem o do meu processador.

Isso confere com um sintoma de fonte que não está aguentando e desarma? Se sim, que outra fonte me seria recomendada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal minha fonte antiga Antec 430W EarthWatts - EA-430D Green deu curto, preciso trocar a fonte. Pensei em por uma Corsair CX500 ou uma Bluecase 500W!

Configuração :

Placa - mae -> ECS Black series A785GM-M

Processador -> Phenom II X4 965

RAM -> 2x2GB Kingston 1333MHZ

Placa de vídeo -> HD6850 1GB DDR5 256BITS

HD SEAGATE 500GB

GRAVADOR DVD LG

As duas estariam atendendo a demanda? Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal minha fonte antiga Antec 430W EarthWatts - EA-430D Green deu curto, preciso trocar a fonte. Pensei em por uma Corsair CX500 ou uma Bluecase 500W!

Configuração :

Placa - mae -> ECS Black series A785GM-M

Processador -> Phenom II X4 965

RAM -> 2x2GB Kingston 1333MHZ

Placa de vídeo -> HD6850 1GB DDR5 256BITS

HD SEAGATE 500GB

GRAVADOR DVD LG

As duas estariam atendendo a demanda? Obrigado!

Esqueça essa Blue Case e pega de olhos fechados a CX 500W,que tem capacidade de suporta essa HD6850 em croosfirex,pelo fato da mesma ter um barramento de 12V que suporta uma carga de 408 watts ou 34 amperes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

progamer mudei o que tá aí embaixo, o que não coloquei foi porque deixei do jeito que tá no site:

System type: 1 physical CPU

Motherboard: Regular - Desktop

CPU Brand: Intel

CPU Socket: Socket LGA 1155

CPU: Intel Core i3-2100 3100 MHz Sandy Bridge

RAM: 1 Stick DDR3 SDRAM

Video Brand: AMD

Video Card 1: AMD Radeon HD 6850

High RPM Sata: 1 HDD (Meu HD é SATA II 7200 RPM. Suponho que seja essa a opção correta

DVD-RW/DVD+RW Drive: 1 Drive

Fans 80mm Regular: 1 Fan

USB: 6 devices (Isso porque minha CPU tem 6 entradas USB, mas geralmente eu uso apenas 2 (mouse e hd externo), tinha esquecido de adicionar esse item no outro teste). Se tiver colocado tudo que precisa então o total de energia deu 304 watts.

Preciso ajustar mais alguma informação de acordo com minha configuração?

Hm... Cada USB é o uso de um dispositivo, não a quantidade de portas que vai influenciar no consumo. Calcule 2 USB. Calcule Regular SATA ao invés de High RPM que é 10000RPM. Mesmo assim isso não muda a minha estimativa de consumo e minha recomendação.

Minha configuração é exatamente a da assinatura. Vim aqui há alguns dias pesquisar se a minha fonte atual suportaria um Crossfire de HD7850 ou uma HD7970.

Enfim, eu fui de HD7950. Gostaria de pedir a sugestão de uma fonte superior à minha, pois os sintomas que descrevo parecem ser de fonte não aguentando toda a carga. Podem me corrigir se eu estiver errado. Eis o que ocorre:

Ao colocar a HD7950 em over(de 800/1250 a 1000/1450), logo alguns segundos de jogo após o over, com temperaturas normais, o monitor perdeu sinal de vídeo e apertar o botão Reset ou segurar o Power não adiantava nada. Tudo continua ligado, neons acesos, coolers rodando, porém sem imagem e sem reação do pc.

Ao diminuir o over para 900/1350 o problema ocorreu após um tempo mais longo, cerca de 10 a 15 minutos de jogo.

E eu não queria ter uma placa desse porte sem poder tirar o máximo de proveito dela. Lembrando que junto desse over ainda tem o do meu processador.

Isso confere com um sintoma de fonte que não está aguentando e desarma? Se sim, que outra fonte me seria recomendada?

É estranho desligar assim, para um consumo de 350/400W no máximo. Isso pode ser três coisas:

- A regulação de tensão da fonte é ruim e não deixa o over estável.

- O ripple da fonte é alto e também não deixa o over estável.

- A fonte tem uma divisão de barramentos ruim e por isso quando a placa está em over, o circuito OCP ativa e desliga tudo.

Qualquer uma dessas três hipóteses é motivo para troca de fonte. Então veja aí as melhores opções no mercado brasileiro:

Sem CF futuro

Thermaltake XT 575

Corsair TX550M

Seasonic S12II 520

Antec HCG-520

Sentey SDP-550

Com CF Futuro

OCZ ZT 750

Sapphire PSU 625

XFX 650 Core Edition

As duas primeiras opções são as melhores porém as mais caras. A Corsair TX550M tá num preço de uma OCZ ZT 750 que inclusive é melhor que todas essas fontes aí (não pela potência, mas pela regulação de tensão bem acima da média).

Se quer usar uma placa de vídeo, fique com uma das três últimas fontes que citei dentre as sem CF futuro. Se pensar ainda em CF, a Sapphire PSU 625 está um pouco mais barata e se encaixa bem melhor na faixa de potência de duas HD7950, mas como você citou over em placas de vídeo, sugiro a ZT 750. Ela não tem nada a ver com a sua SXS que é bem mediana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola! Agradeço se puderem enviar sugestões de fonte para a seguinte configuração abaixo. Procuro as melhores opções custo/ benefício. Obrigado!!

CPU i7-2600k (sem overclock, mas com possibilidade de leve overclock para o futuro)

MB ASUS P8Z68 Deluxe

Video Hd6850 1GB

1 Western Digital 1 TB Caviar Blue (previsao para RAID com + 1 WD 1 TB)

2 placas de captura de video Black Magic Intensity Pro

Cooler Master Hyper 212 Plus

8 RAM GB (previsao para + 8 GB)

DVD/CD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É estranho desligar assim, para um consumo de 350/400W no máximo. Isso pode ser três coisas:

- A regulação de tensão da fonte é ruim e não deixa o over estável.

- O ripple da fonte é alto e também não deixa o over estável.

- A fonte tem uma divisão de barramentos ruim e por isso quando a placa está em over, o circuito OCP ativa e desliga tudo.

Qualquer uma dessas três hipóteses é motivo para troca de fonte. Então veja aí as melhores opções no mercado brasileiro:

Sem CF futuro

Thermaltake XT 575

Corsair TX550M

Seasonic S12II 520

Antec HCG-520

Sentey SDP-550

Com CF Futuro

OCZ ZT 750

Sapphire PSU 625

XFX 650 Core Edition

As duas primeiras opções são as melhores porém as mais caras. A Corsair TX550M tá num preço de uma OCZ ZT 750 que inclusive é melhor que todas essas fontes aí (não pela potência, mas pela regulação de tensão bem acima da média).

Se quer usar uma placa de vídeo, fique com uma das três últimas fontes que citei dentre as sem CF futuro. Se pensar ainda em CF, a Sapphire PSU 625 está um pouco mais barata e se encaixa bem melhor na faixa de potência de duas HD7950, mas como você citou over em placas de vídeo, sugiro a ZT 750. Ela não tem nada a ver com a sua SXS que é bem mediana.

Então, não sei se ao dizer desligar você se refere à maquina apagar mesmo. Pois isso não ocorre. É o que me deixa mais encucado. Continua tudo ligado, apenas o monitor perde o sinal de vídeo e os botões reset e power do gabinete perdem suas funções.

Eu não sou muito fã das rails 12V+ dividas em 4 como nesse minha OCZ. Na época que comprei(setembro de 2008), não ligava muito para isso. E ainda preciso testar a placa por umas boas horas em stock pra saber se isso tambem nao ocorre em stock. Eu só não quero acreditar que o problema seja a placa de vídeo.

Sobre as fontes, não devo utilizar Crossfire não. Só que o overclock para mim é fundamental. E futuramente pretendo mudar para plataforma intel, provavelmente um i5 2500K ou quem sabe um Ivy Bridge. E aí o over voa fácil.

A Antec HCG-520 seria o suficiente para mim? Encontrei-a por R$255,00 na WAZ. Alguma outra teria melhor custo beneficio?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, não sei se ao dizer desligar você se refere à maquina apagar mesmo. Pois isso não ocorre. É o que me deixa mais encucado. Continua tudo ligado, apenas o monitor perde o sinal de vídeo e os botões reset e power do gabinete perdem suas funções.

Eu não sou muito fã das rails 12V+ dividas em 4 como nesse minha OCZ. Na época que comprei(setembro de 2008), não ligava muito para isso. E ainda preciso testar a placa por umas boas horas em stock pra saber se isso também não ocorre em stock. Eu só não quero acreditar que o problema seja a placa de vídeo.

Sobre as fontes, não devo utilizar Crossfire não. Só que o overclock para mim é fundamental. E futuramente pretendo mudar para plataforma intel, provavelmente um i5 2500K ou quem sabe um Ivy Bridge. E aí o over voa fácil.

A Antec HCG-520 seria o suficiente para mim? Encontrei-a por R$255,00 na WAZ. Alguma outra teria melhor custo beneficio?

Tem que ver bem se é fonte mesmo então, pois isso é cara de instabilidade em over. A HCG-520 encaixará então muito bem aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanta opção na Newegg, e la Corsaire é a mais visada. Mas não é a melhor.

Sugiro pegar o i5 3570K ou o i5 3550 assim que chegar, economizar numa fonte mais barata e melhor como a Rosewill Capstone 450 ou 550 para pegar a HD7870. Se não achar as fontes que falei, procure pela OCZ ZT 550 que também é melhor que as Corsair TX V2.

A pergunta é: Vai dar conta? Sim, seu PC consumirá 270W no máximo com tudo isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ver bem se é fonte mesmo então, pois isso é cara de instabilidade em over. A HCG-520 encaixará então muito bem aí.

Parece que é fonte mesmo, testei com tudo em stock e deu a mesma coisa. Aí testei com a HD7950 do meu primo, coloquei o over, passou um tempinho e deu o mesmo problema, perda de sinal de vídeo.

Podemos concluir que é fonte? Se eu estiver sendo offtopic, posso continuar a conversa com você por MP, progamer?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que é fonte mesmo, testei com tudo em stock e deu a mesma coisa. Aí testei com a HD7950 do meu primo, coloquei o over, passou um tempinho e deu o mesmo problema, perda de sinal de vídeo.

Podemos concluir que é fonte? Se eu estiver sendo offtopic, posso continuar a conversa com você por MP, progamer?

Não sai muito do tema não. Se testou duas placas de vídeo e deu o mesmo problema, são altas chances de ser fonte mesmo. Tentou testar a fonte do seu primo aí? Como ele tem uma HD7950, já julgo que ele tem fonte pra isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte cara demais e mediana. Se não escolheu o gabinete, também rejeite-o pois ele é só carcaça. Na seção de gabinetes o pessoal vai te dar melhores opções.

Como é na Loja Kabum, procure a Antec HCG-520 que será uma fonte bem superior e ainda mais barata.

Caro amigo progamer, obrigado pelas dicas!!! Vou dar uma passada no fórum de Gabinetes!

A fonte que recomendou, tanto no Balão da Informática e no Kabum estão na faixa de R$ 230, um pouco mais barata mesmo!:D

Ambas as lojas informam que a referida fonte vem sem cabo! Foi a única fonte que vi com esta ressalva, mas entendo que seja o cabo de força, correto??

Obrigado novamente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

Estou montando um pc e preciso de uma recomendação de fonte

Core i5 2500 (BX80623I52500)

GigaByte GA-H67M-D2-B3 LGA1155

2x Kingston 1333 4gb (KVR1333D3N9/4G)

Barracuda 500gb (ST500DM002)

Sapphire Radeon HD6870

um amigo me recomendou a Antec HCG520.. é uma fonte com 80 plus bronze, até recomendada pelo CdH, mas não sei se a potencia é suficiente

EDIT: Não vi, mas o progamer falou dessa mesma fonte, para uma configuração muito semelhante na página anterior... Então fica o meu post como exemplo de falta de leitura. :mellow:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal,

Estou montando um pc e preciso de uma recomendação de fonte

Core i5 2500 (BX80623I52500)

GigaByte GA-H67M-D2-B3 LGA1155

2x Kingston 1333 4gb (KVR1333D3N9/4G)

Barracuda 500gb (ST500DM002)

Sapphire Radeon HD6870

um amigo me recomendou a Antec HCG520.. é uma fonte com 80 plus bronze, até recomendada pelo CdH, mas não sei se a potencia é suficiente

EDIT: Não vi, mas o progamer falou dessa mesma fonte, para uma configuração muito semelhante na página anterior... Então fica o meu post como exemplo de falta de leitura. :mellow:

Até uma Antec Neo Eco 400C suportaria essa configuração e com folga. Se for pegar uma fonte mais acessível,Poderia pegar essa Antec.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sai muito do tema não. Se testou duas placas de vídeo e deu o mesmo problema, são altas chances de ser fonte mesmo. Tentou testar a fonte do seu primo aí? Como ele tem uma HD7950, já julgo que ele tem fonte pra isso.

Tirar a fonte do meu primo seria meio complicado. Ele possui uma OCZ 750FTY. No entanto, tenho um amigo que vai me emprestar hoje mesmo uma Seventeam ZAF 750. Acho que dá pra tirar a dúvida visto que ela está em perfeito estado.

E tenho quase certeza que é minha fonte sim. Leio nos reviews do Gabriel que quando uma fonte possui regulamento de tensão ruim, isso pode causar mal funcionamento de todo o hardware fazendo-o se comportar de forma incomum e até danificá-lo. De muito meses atrás pra cá, as vezes quando ligo o pc ele nao dá video, me forçando a apertar o reset para aí sim dar vídeo. Há um modulo de memoria meu que nao funciona mais corretamente. As vezes ela permite o boot as vezes apita. Aí acabei tirando direto e deixando apenas 3.

Só pra ter certeza progamer, essa Antec HCG-520 fornecendo 480W, 40A segura tranquilamente meus overclocks(tanto do Phenom II, quanto da 7950, quanto do futuro i5)?

Obrigado mais uma vez!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia galera do CDH, gostaria de tirar uma dúvida...

Meu computador é o seguinte...

Processador: Intel Core i7 860 2.8 Ghz com overclock para 3.4 Ghz

Cooler: CM Hyper TX3

Placa mãe: Asus 1156 P7P55D Pro

Memória: 4 GB DDR3 (2x2GB) G.Skill Ripjaws Cl7 1600 Mhz

Fonte: XFX XXX 650w

HD: 2tb Seagate SATA III

Placa de vídeo: XFX HD5850 @775/1125

Minha dúvida é a seguinte...

Recentemente adquirí uma placa de vídeo PNY GTX 580 XLR8 Liquid Cooled (com cooler water para VGA, sem cooler para CPU)...

E ouvi dizer que a mesma consome mais energia que a stock GTX 580...

Será que minha fonte guenta? :confused:

Pois trocar de fonte não tenho como :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, to dando uma atualizada em algumas peças do meu PC e queria saber se minha fonte aguenta minha nova conf. (espero que sim)

Séra:

Placa Mãe Asus P8z68-v Pro/gen3

I7 2700k 3.5Ghz

Corsair Vengeance (2x4Gb) 1600Mhz

GTX460 1Gb

2hd's e 1 SSD

Minha fonte é uma Antec NEO ECO 450W Certificado 80 PLUS PFC Ativo

Ela da conta do recado?

Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, minha fonte acabou queimando essa semana e aproveitando isso vou fazer alguns upgrades na minha configuração e gostaria da ajuda de vocês para escolher uma fonte adequada.

Configuração atual: -------> Upgrades

Inter core i5 750 @ 2.67GHz

Corsair dominator 2x2gb DDR3 1600mhz

HD sataII 320GB

XFX radeaon HD4850 512mb GDDR3 ------>GTX 560 ou no máximo GTX 570

placa mãe P7P55D LE

Gravador cd/dvd LG

Monitor samsung t220 (22")

Fonte : ???

Mais adiante irei colocar um core i7 e trocar a placa mãe. Então gostaria de uma fonte com um pouco de folga. Meu estabilizador é de 500va terei que trocá-lo tbem? caso sim, se alguem tiver algum para indicar.

Essa fonte é boa e dara conta? Fonte Corsair ATX 750W CMPSU-750TXV2 ou uma Fonte Corsair ATX 650W CMPSU-650TXV2 ja da conta?

Aproveitando o tópico, galera as vezes sai uns ruidos das minhas caxias de som e acredito que seja da rede elétrica, alguem sabe como resolver isso?

Desde ja obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo progamer, obrigado pelas dicas!!! Vou dar uma passada no fórum de

Gabinetes!

A fonte que recomendou, tanto no Balão da Informática e no Kabum estão na faixa de R$ 230, um pouco mais barata mesmo!:D

Ambas as lojas informam que a referida fonte vem sem cabo! Foi a única fonte que vi com esta ressalva, mas entendo que seja o cabo de força, correto??

Obrigado novamente!

Cabo de força para a fonte você encontra em qualquer esquina. Não se preocupe com isso.

Ola pessoal,

Estou montando um pc e preciso de uma recomendação de fonte

Core i5 2500 (BX80623I52500)

GigaByte GA-H67M-D2-B3 LGA1155

2x Kingston 1333 4gb (KVR1333D3N9/4G)

Barracuda 500gb (ST500DM002)

Sapphire Radeon HD6870

um amigo me recomendou a Antec HCG520.. é uma fonte com 80 plus bronze, até recomendada pelo CdH, mas não sei se a potencia é suficiente

EDIT: Não vi, mas o progamer falou dessa mesma fonte, para uma configuração muito semelhante na página anterior... Então fica o meu post como exemplo de falta de leitura. :mellow:

Consumo máximo de 270W. Poderia até ser uma fonte de menor potência para tocar essa configuração, mas a HCG-520 é uma bela opção. Principalmente para seu CF, é a melhor escolha, pois não vai passar dos 400W de consumo.

Bom galera, para essas configurações, que fonte recomendam?

CPU Core I3 2100

8GB Memória RAM 1333Mhz(2X 4GB)

HD 500GB(SATA3)

Mobo GA-H61M-DS2

Placa de video GTX 460 1GB 256 Bits

2 Fans de 120mm(+2 que vem no Gabinete)

E ai, qual recomendariam?

Antec HCG-520, Seasonic 520, Sentey SDP-550. Seu PC consumirá 300W no máximo.

AMD FX 4100 3.6GHZ (95W)

ASUS M5A78L-M LX

2GB DDR3 1333 Kingston

HD500GB SATA SAMSUNG

HD4670 DDR2 512mb

CORSAIR 430W (V2)

Pretendo em breve pegar uma GTX550, e queria saber se minha fonte atual vai dar conta...

Pode manter a fonte. O consumo máximo do PC aumentará de 200W para 250W.

Tirar a fonte do meu primo seria meio complicado. Ele possui uma OCZ 750FTY. No entanto, tenho um amigo que vai me emprestar hoje mesmo uma Seventeam ZAF 750. Acho que dá pra tirar a dúvida visto que ela está em perfeito estado.

E tenho quase certeza que é minha fonte sim. Leio nos reviews do Gabriel que quando uma fonte possui regulamento de tensão ruim, isso pode causar mal funcionamento de todo o hardware fazendo-o se comportar de forma incomum e até danificá-lo. De muito meses atrás pra cá, as vezes quando ligo o pc ele não dá video, me forçando a apertar o reset para aí sim dar vídeo. Há um modulo de memoria meu que não funciona mais corretamente. As vezes ela permite o boot as vezes apita. Aí acabei tirando direto e deixando apenas 3.

Só pra ter certeza progamer, essa Antec HCG-520 fornecendo 480W, 40A segura tranquilamente meus overclocks(tanto do Phenom II, quanto da 7950, quanto do futuro i5)?

Obrigado mais uma vez!

Exatamente. Por isso mesmo o melhor é trocar. Mas antes, veja bem se é isso mesmo. A ZAF 750 naturalmente vai dar conta da sua configuração mesmo com a divisão entre barramentos ruim. A Antec HCG-520 também dará conta dessas condições. Não passa de 400W de consumo.

Bom dia galera do CDH, gostaria de tirar uma dúvida...

Meu computador é o seguinte...

Processador: Intel Core i7 860 2.8 Ghz com overclock para 3.4 Ghz

Cooler: CM Hyper TX3

Placa mãe: Asus 1156 P7P55D Pro

Memória: 4 GB DDR3 (2x2GB) G.Skill Ripjaws Cl7 1600 Mhz

Fonte: XFX XXX 650w

HD: 2tb Seagate SATA III

Placa de vídeo: XFX HD5850 @775/1125

Minha dúvida é a seguinte...

Recentemente adquirí uma placa de vídeo PNY GTX 580 XLR8 Liquid Cooled (com cooler water para VGA, sem cooler para CPU)...

E ouvi dizer que a mesma consome mais energia que a stock GTX 580...

Será que minha fonte guenta? :confused:

Pois trocar de fonte não tenho como :(

Sem estresse amigo. Seu PC não vai passar de 500W de consumo, logo a fonte toca tranquilo.

Galera, to dando uma atualizada em algumas peças do meu PC e queria saber se minha fonte aguenta minha nova conf. (espero que sim)

Séra:

Placa Mãe Asus P8z68-v Pro/gen3

I7 2700k 3.5Ghz

Corsair Vengeance (2x4Gb) 1600Mhz

GTX460 1Gb

2hd's e 1 SSD

Minha fonte é uma Antec NEO ECO 450W Certificado 80 PLUS PFC Ativo

Ela da conta do recado?

Grato!

Sem o menor problema. Mas já aviso que dá para montar configuração melhor. No tópico de micro para jogos você fica mais ciente disso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o menor problema. Mas já aviso que dá para montar configuração melhor. No tópico de micro para jogos você fica mais ciente disso.

Eu já fui até lá, a unica coisa que vou comprar vai ser o processador a placa mãe e a memoria, Esses produtos na verdade já estão extrapolando um pouco meu orçamento, mas vou ver se consigo pega-los, o tópico de micro pra jogos é meio bagunçado e o pessoal acabou não me respondendo muito também.

E obrigado pela informação :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!