Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CI's para Fonte Chaveada de baixa potência


aphawk

Posts recomendados

Pessoal,

 

Estava aqui sofrendo para eliminar alguns "zumbidos" nos circuitos de áudio, causados por um transformador de força que fica dentro da caixa do pré-amplificador, e que tem um 60 Hertz danado, deve ter um núcleo de baixíssima qualidade ......

 

Resolví então que a melhor solução é tirar esse maldito de uma vez por todas, e fazer uma pequena Fonte Chaveada.

 

A dificuldade é apenas uma : preciso de 3 tensões diferentes, sendo duas simétricas :

 

-   + 5V por 600 mA para alimentar os circuitos digitais e relé

-   + 19V por 300 mA para os operacionais ( vou usar regulador 15V )

-   -  19V por 300 mA para os operacionais ( vou usar regulador 15V )

 

Em resumo, são apenas 15 Watts, e a entrada de tensão pode ser apenas 110V, mas nada impede suportar também 220V.

 

Ví que existem vários fabricantes, e várias famílias de CIs para isso, e fiquei em dúvida sobre qual utilizar, pois gostaria de poder utilizar o software de projeto do próprio fabricante.

 

Mas nem todos os CI's que pesquisei são fáceis de se encontrar.

 

Gostaria de uma fonte que fosse simples e com componentes fáceis de encontrar no mercado.

 

Quais CI's vocês indicam ?

 

E se tiver algum projeto já pronto para partir dele, agradeçeria bastante !

 

Obrigado !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Estava aqui sofrendo para eliminar alguns "zumbidos" nos circuitos de áudio, causados por um transformador de força que fica dentro da caixa do pré-amplificador, e que tem um 60 Hertz danado, deve ter um núcleo de baixíssima qualidade ......

 

Resolví então que a melhor solução é tirar esse maldito de uma vez por todas, e fazer uma pequena Fonte Chaveada.

 

A dificuldade é apenas uma : preciso de 3 tensões diferentes, sendo duas simétricas :

 

-   + 5V por 600 mA para alimentar os circuitos digitais e relé

-   + 19V por 300 mA para os operacionais ( vou usar regulador 15V )

-   -  19V por 300 mA para os operacionais ( vou usar regulador 15V )

 

Em resumo, são apenas 15 Watts, e a entrada de tensão pode ser apenas 110V, mas nada impede suportar também 220V.

 

Ví que existem vários fabricantes, e várias famílias de CIs para isso, e fiquei em dúvida sobre qual utilizar, pois gostaria de poder utilizar o software de projeto do próprio fabricante.

 

Mas nem todos os CI's que pesquisei são fáceis de se encontrar.

 

Gostaria de uma fonte que fosse simples e com componentes fáceis de encontrar no mercado.

 

Quais CI's vocês indicam ?

 

E se tiver algum projeto já pronto para partir dele, agradeçeria bastante !

 

Obrigado !

 

Paulo

http://www.youtube.com/watch?v=Eqpn4WbeB0U

http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=viper

Este outro ainda é melhor:

Permite fontes chaveadas de até 290 watts:

http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=TOP

 

Você precisa do "PI Expert Design Software":

http://www.powerint.com/design-support/pi-expert-design-software

 

http://www.powerint.com/en/products/product-archive/topswitch-gx

 

Ha e eu já ia me esquecendo:

Esqueça as flyback auto-oscilantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de enveredar por uma solução mais complicada como a da fonte chaveada, talvez seja oportuno tentar colocar uma blindagem externa no trafo. Uma folha fina, normalmente de cobre, entorno do trafo e conectá-la ao terra da fonte no secundário.

Outro detalhe é que se o problema apareceu e não sempre existiu, talvez sejam os capacitores do filtro da tensão retificada.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço os viped da st, no site da st em smps, la mesmo você simula a fonte que você quer e ele te da o numero do componente... E o esquema todo... Tem uns viper que sao ruim de encontrar mais tem uns q não...

tem o site da NXP que também simula designs smps.. Mas aqueles cis eu nunca achei por aqui...

Se você achar uma auto oscilante por ai, por que não fazer? :D

Albert, tem medo das auto oscilantes? rsrsrsrs :D

Funcionam estão bem quanto os ci's...

Mas o cara que for montar precisa ter bastante conhecimentos ja que os pepinos quando dão, são complicados...

Mas bem feita funciona perfeitamente ainda mais pra apenas 15W...

os sites que conheço sao esses dois...

Te sugiro que não faça flyback, ainda mais pra audio, half bridge não irradia tanto ruido quanto uma flyback.. Ja que é pra audio é bom evitar..

E nesse caso sendo uma auto oscilante ou não da são as mesmas coisas :D

Talvez pra baixa potencia e uma frequencia ultrasonica nem se escuta ruidos. Mas tome cuidado com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu uso muito no trabalho os CI's da Power Integration, da família TinySwitch( 2 à 4, de acordo com a potência ). Tu vai encontrar por aí como TNY2xx.

http://www.powerint.com/en/products/tinyswitch-family/tinyswitch-4

 

E pra projetar a fonte chaveada eu uso o próprio software da Power Integration (que tem disponível para download no site deles). O nome é PI Expert. Tu pode tanto projetar a fonte a partir do CI que tu escolher, ou a partir do trafo que tu tiver disponível em mãos.

 

Espero ter ajudado, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, agradeço a todos !

 

Eu optei pelos TinYSwitch3, baixei o software, e fiz o projeto, mas os diodos e o opto recomendados não são fáceis de achar, talvez vocês estejam usando alguns equivalentes para eles. O CI usado é o TNY280, pois a fonte não tem refrigeração.

 

Em algum lugar ví que tem uma pequena empresa brasileira que fabrica o transformador, basta mandar o projeto do PI Expert. Mas agora não estou achando de novo, se alguém souber ajudaria muito.

 

O choque de filtragem, que vai logo na entrada de força após os retificadores, também não achei ele pronto no mercado. Se souberem de algum fornecedor eu já vou atrás também.

 

 

@MOR,

 

Já usei a blindagem de cobre, mas ainda fica um ruído bem baixinho... só resolveu quando usei uma blindagem de mi-metal ( uMetal ) , que é caro pacas e difícil de achar. 

 

 

@mroberto98,

 

Eu pus duas fontes chaveadas dentro da caixa, na faixa de 120-130 Khz, e não apresentou nenhum ruído... é bem mais fácil filtrar esse tipo de ruído do que o magnético, que induz nas trilhas de circuito impresso e deixa a gente doido.... é que tem um pré-amplificador no circuito ....

 

 

@marceloveit,

 

Legal, voce usa no trabalho , mas com os componentes sugeridos, ou com algumas "adaptações" brasileiras ?????

 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, qual a chance desses programas errar em alguma coisa hehehe?

qualquer opto acoplador funciona, desde que atenda as condições de tensão e corrente, diodo também, obedecendo a aplicaçao que deve ser ali, diodos rapidos ou não...

Tome cuidado porque nessas coisas o software te da genericamente, o circuito do ci por ser da empresa tem mais confiança...

Ja o resto generico, pode substituir sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@marceloveit,

 

Legal, voce usa no trabalho , mas com os componentes sugeridos, ou com algumas "adaptações" brasileiras ?????

 

 

Com adaptações é claro hehe.

Já fiz uma fonte com o tny280 também. Os diodos que o software indica são diodos rápidos e ultra rápidos. Geralmente ele indica alguns difíceis de se achar, mas da pra substituir por outros mais populares.

Já vou adiantando pra você:

O diodo que é ligado no dreno do TNY é o que mais esquenta, dependendo da potência que tu exige. Por isso na maioria dos casos é recomendável usar um diodo ultra rápido. Eu sempre uso o MUR460.

Os demais diodos(fora a ponte e o zener é claro)  são diodos rápidos. Eu uso o 1N4937, que é bastante popular e fácil de encontrar.

 

Quanto a empresa que fabrica os transformadores....

Conheço a A.R Severo, que é nossa fornecedora. Fabricamos todos os nossos transformadores com eles. Te aconselho a mandar um email pedindo um orçamento antes com as especificações do transformador que o programa da Power te mostra(tensão de entrada/saída,duty cycle, frequência,corrente etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada nesse programa. Achei meio complicado de mexer em um primeiro momento.

 

Esse tny280 encontrei no mercado por volta dos 10 reais.

 

@marceloveit,

 

E a PCB, onde vocês mandam fazer? Nada adianta ter todo o esquemático se a PCB não for bem dimensionada e confeccionada.

 

As dicas foram muito boas.

 

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada nesse programa. Achei meio complicado de mexer em um primeiro momento.

 

Esse tny280 encontrei no mercado por volta dos 10 reais.

 

@marceloveit,

 

E a PCB, onde vocês mandam fazer? Nada adianta ter todo o esquemático se a PCB não for bem dimensionada e confeccionada.

 

As dicas foram muito boas.

 

Falou

Muito bem lembrado.

Como o Matheus falou, deve-se ter bastante cuidado com o roteamento da placa. O datasheet do TNY280 te dá uma "luz" de como posicionar os componentes e fala  os cuidados que devem ser tomados ao rotear a placa. 

Nós mandamos fazer as PCBs em diversos lugares diferentes, dependendo do tipo de placa e preço. Mas tudo perto aqui da região, no Rio Grande do Sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa mal feita vai irradiar muito ruido...

Acho que esses ci trabalham perto dos 100khz né? Flyback é a que mais irradia pelo ar e induz nas trilhas do amp, é esse o tipo de ruido que as flybacks mais causam, em compensação o ripple na saida é quase nada, superando as half ou full bridge....

Se a frequencia é bem alta menos mal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

 

Obrigado pelas dicas aí !

 

Já entrei em contato com a empresa que faz os núcleos, e também com uma outra que é especializada nisso, a Ralp Industrial. Creio que logo terei novidades...

 

Vou seguir as dicas dos diodos também, fazer umas trocas, e no caso do opto, o máximo a fazer é dar uma ajustadinha no resistor em paralelo com ele para fazer a tensão ficar exata mesmo com outro opto. Valeu, @marceloveit, pelas dicas , já estou comparando os datasheets para as trocas. 

 

Vivendo e aprendendo.....

 

Já ví as dicas da PCB, e umas dicas sobe blindagem do transformador, para diminuir o ruido emitido. Vou testar com os dois trafos, com e sem blindagem. Assim que chegar os componentes eu desenho a PCB. Tem muita dica de cantos de trilhas, e também vou tentar uma trilha de blindagem em volta da placa de fonte. Vou pesquisar mais sobre o melhor jeito para se fazer uma fonte com baixa interferência.  

 

A frequência é em torno de 130 Khz, deve ficar um ruído bem baixo de ripple.

 

Pode sair daqui uma fontezinha padrão para aparelhos de áudio de baixa potência....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo qual é o datasheet que tem essas dicas sobre a pcb? Minha fonte flyback de 100W (por inquanto não ta dando tudo isso, to arrumando ela..) ela tava nessa frequencia também, 130khz... O trafo nem fazia barulho e olha q o núcleo tava meio folgado dentro do carretel... Mas com carga fazia uma barulhera por causa do ripple do capapacitor de filtro da rede, fazia o barulho de 120hz...

Ripple na saida não existe praticamente!

Mas ai essa frequencia tava tando pepino pro trafo, esquentando muito e dando resistencia no fio... Vou alterar a indutância do trafo e ver no que da...

você tem esses materiais com as dicas pro trafo e pra pcb?

Recalculei a indutância do meu trafo, antes que era 120uH agr ta 900uH... Hehhe ta oscilando em uns 15khz... Ta uma barulhera danada aqui :D :D

Antes eu tava um curto na linha do +25 com -25V... Dava um estralinho.. Uns 2A no max... Agr dei um curto estourou o fio e ela fez um barulhão parecia q ia explodir kkkkkk

O trafo tava com pessimo acoplamento, e com os 130khz antes tava com muito efeito pelicular... Dando resistencia muito alta no fio e ainda baixo acoplamento...

Agr melhorei o acoplamento e abaixei a frequência e parece ta ta boa agora hehe... So esse barulho mesmo...

To precisando dessas dicas para o trafo... Eu percebi que esses soft falam pra por uma camada de folha de cobre em alguma camada entre os enrrolamentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Paulo!!! :jump:

 

Pois é, vou ter que dar uma olhada melhor nisso pra enrolar de novo o meu, funcionar funcionou mas o trafo ta esquentando em potencias altas e desbalanceando as saidas( São simetrica 7 voltas cada), mas na potencia em so uma saida ela fica menor e a outra aumenta kkkk  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Senhores deixa lhes pergunta, ate onde vi o PI expert só traz fonte flyback ou estou enganado?

Eu tava testando e tenho q fazer uma fonte com o LNK625PG ( ta difícil de encontra-lo) e aparentemente o design da fonte é flyback.

 

Enfim minha pergunta... como usar esses Cis em fonte q não sejam flyback se os design's fornecidos pelos fabricantes sõ fly????

 

Desde ja desculpe se minha pergunta soa ignorante é que fiquei com duvida.

 

Ahh inicialmente minha fonte é para alimentar o circuito de controle de uma outra fonte maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan (eletronic),

Ivan, acredite se quiser..... Eu enviei email para os dois fornecedores, solicitando orçamento dos transformadores, e até agora.... Nada !!!!

Eu pedí preço para 5 peças de transformador, 10 indutores comuns e 5 choques de entrada. Assim que algum deles resolver fazer o obséquio de atender um pequeno pedido de um simples mortal eu informo aqui ! Mas sabe o que eu estou pensando em fazer ? Pegar duas fontes dessas de parede , 12V / 1A, desmontar ambas, retirar as plaquinhas, e colocar elas dentro do meu aparelho apenas melhorando a filtragem...

Deve sair bem mais barato e 100 vezes mais rápido que esperar "fornecedores" ....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema parecido quando entrei em contato com a magmatec a um tempo atras, porém depois de 1 mes de espera mandei um email revoltado pra eles e logo um vendedor entrou em contato e fez tudo certinho.

 

Mas você poderia posta uma imagem do seu circuito final??? e tambem se possivel dizer onde encontrou o tny porque eu ainda não o encontrei rsrsrsr.

 

Imendando mais uma pergunta... quais os fornecedores que você entrou em contato???

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que algumas empresas dão preferência ao contato por telefone.

Então você primeiramente pode ligar e falar com o vendedor, pedir o e-mail dele e só então enviar o e-mail.

Parece que assim funciona melhor 

Exato.

Também já tive esse tipo de problema com fornecedores. Cheguei a mandar 3 emails e nada, parece que eles não lêem os emails... só tem pra "bonito". Comecei a atrasar o prazo do meu projeto por causa deles e então resolvi ligar. No mesmo dia me mandaram o orçamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!